Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Atual
Arquivos
Anúncios
Sobre
Sobre a Revista
Submissões
Equipe Editorial
Declaração de Privacidade
Contato
Buscar
Portal de Publicações
EdUERJ
UERJ
Cadastro
Acesso
Início
/
Arquivos
/
v. 6 n. 12 (2017): e-Mosaicos
v. 6 n. 12 (2017): e-Mosaicos
ISSN: 2316-9303
Publicado:
2017-09-19
Edição completa
v. 6, n. 12 (2017): e-Mosaicos
CRÉDITOS
ESCOLA: PERSPECTIVAS, LIMITES E TRAJETÓRIAS NO CONTEXTO DO RECENTE SÉCULO XXI
Revista e-Mosaicos
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2017.30446
EDITORIAL
ESCOLA: PERSPECTIVAS, LIMITES E TRAJETÓRIAS NO CONTEXTO DO RECENTE SÉCULO XXI
Andrea da Paixão Fernandes, Christiane de Faria Pereira Arcuri, Maria Beatriz Dias da Silva Maia Porto
1-2
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2017.29232
ARTIGOS ENCOMENDADOS - ESCOLA: ocupação e resistência
ESCOLAS DO RIO DE JANEIRO OCUPADAS: FACES DE UMA PEDAGOGIA MILITANTE
Rafael Bastos, Viviane Marinho
3-21
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2017.30265
DAS ORIGENS DA OCUPAÇÃO DA ESCOLA: O CASO DO MST
Fernando José Martins
22-32
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2017.30293
OS DESAFIOS DA ESCOLA PÚBLICA NA RELAÇÃO COM AS POLÍTICAS SOCIAIS
Eveline Algebaile
33-47
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2017.30296
PROPOSTAS PEDAGÓGICAS COMPROMETIDAS COM A CLASSE TRABALHADORA: ENSINO MÉDIO INTEGRADO E COMPLEXOS DE ESTUDOS
Noemi Ferreira Felisberto Pereira, Maristela Solda
48-63
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2017.30263
A SERPENTE PEDAGÓGICA: O PROJETO ESCOLA SEM PARTIDO E O ENSINO DE SOCIOLOGIA NO BRASIL
Walace Ferreira, Alberto Alvadia Filho
64-80
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2017.30272
ARTIGOS
O POTENCIAL DAS TRILHAS ECOLOGICAS COMO INSTRUMENTO DE SENSIBILIZAÇÃO AMBIENTAL: O CASO DO PARQUE NACIONAL DA TIJUCA
Marcelo Rocha, José Renato Oliveira Pin, Yasmin Cunha Bulhões Góes, Laura Alves Rodrigues
81-96
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2017.27916
QUILOMBO, LUGAR DE FRONTEIRAS INTERCULTURAIS: DIÁLOGOS NO ENSINO DE HISTÓRIA
Maria de Fátima Barbosa da Silva, Patrícia Ferreira de Souza Lima
97-112
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2017.28478
A IMAGEM NO DESENVOLVIMENTO DO PROJETO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA JUNIOR EM ROBÓTICA EDUCATIVA
Maria Beatriz Dias da Silva Maia Porto, Esequiel Rodrigues Oliveira
113-137
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2017.28610
EMPREENDEDORISMO COMO COMPONENTE PARA DESENVOLVIMENTO DE RESPONSABILIDADE ECONÔMICA NO ENSINO FUNDAMENTAL
Eliane Maria Morriesen, Juliane Retko Urban, Débora Barni de Campos, Eloiza Aparecida Silva Avila de Matos, Antônio Carlos Frasson
138-154
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2017.28940
UMA PERSPECTIVA MULTICULTURAL A PARTIR DA TEMÁTICA CACHAÇA COM O USO DE RECURSOS AUDIOVISUAIS NO ENSINO DE QUÍMICA
Gisele Santos
155-161
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2017.29569
LAZER PRODUTIVO: UMA PROPOSTA DE APRENDIZAGEM DISTRAÍDA PARA A DISCIPLINA DESENHO GEOMÉTRICO
Gabriel Moreira Beraldi, Eduardo José Lannes, Francisco Roberto Pinto Mattos, Christine Sertã Costa
162-175
PDF ()
DOI:
https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2017.28748
SEÇÃO ESPECIAL - EDUCAÇÃO E SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA: desafios e propostas
MEDIAÇÕES TECNO[I]LÓGICAS, SOCIALIZAÇÃO E CURRÍCULO
Luciana Velloso
176-189
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2017.30009
ORIENTAÇÃO ESPACIAL DE ALUNOS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
José Antonio Vianna, Matheus Ramos da Cruz, Fernanda de Carvalho Nenartavis
190-200
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2017.30295
ANÁLISE DIALÓGICA DISCURSIVA: DESAFIOS E PERSPECTIVAS EM ESTUDOS SOBRE EDUCAÇÃO E CULTURA
Claudia Cristina dos Santos Andrade, Douglas Francisco de Mello Neves, Juliana Maria Ferreira Prados, Patrícia de Jesus Bastos, Tatiane Maia de Freitas
201-213
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2017.30257
EDUCAR ATRAVÉS DA(S) MEMÓRIA(S)
Helena Maria Marques Araújo
214-225
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2017.30260
MELHORES CONDIÇÕES DE TRABALHO COMO PREMISSA PARA A PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE
Amanda Moreira da Silva
226-237
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2017.30254
RESENHAS
ESCOLA SEM PARTIDO? UMA BREVE REFLEXÃO SOBRE AS DISTORÇÕES ENTRE O QUE O PROJETO DE LEI PROPÕE E O QUE SE DIVULGA À SOCIEDADE
Kelly Souza Costa
238-242
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2017.30267
A QUESTÃO DA FORMAÇÃO E QUALIFICAÇÃO DOCENTE NO PROEJA: uma análise sobre o Colégio Pedro II
Livaldo Teixeira da Silva, Jordan Rodrigues dos Santos
243-246
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2017.26641
Enviar Submissão
Enviar Submissão
Idioma
English
Español (España)
Português (Brasil)
Palavras-chave
Indexada em
Informações
Para Leitores
Para Autores
Para Bibliotecários