ANÁLISE DIALÓGICA DISCURSIVA: DESAFIOS E PERSPECTIVAS EM ESTUDOS SOBRE EDUCAÇÃO E CULTURA
DOI:
https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2017.30257Palavras-chave:
perspectiva dialógica discursiva, metodologia de pesquisa, ensino, cultura.Resumo
As pesquisas em Ciências Humanas têm buscado perspectivas metodológicas que deem conta dos complexos processos subjetivos. A vertente discursiva tem se apresentado produtiva neste campo, ao iluminar a constituição dos discursos. Este trabalho apresenta reflexões sobre o potencial analítico da perspectiva discursiva, tal como define a ADD (Análise dialógica do discurso), a partir de sua utilização em quatro pesquisas cujo eixo comum é a investigação no campo do ensino que envolve as produções de sentido em face de elementos culturais. A análise das propostas de pesquisa exigiu um exercício exotópico sobre nosso fazer científico, revelando que a metodologia dialógica contribui para se pensar tanto os processos macrossociais de produção discursiva, quanto os processos micro-históricos, de desenvolvimento da linguagem. Os resultados apontam para a produtividade da proposta metodológica e suscitam questionamentos, próprios do inacabamento do conhecimento.
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