ANÁLISE DIALÓGICA DISCURSIVA: DESAFIOS E PERSPECTIVAS EM ESTUDOS SOBRE EDUCAÇÃO E CULTURA

Autores

  • Claudia Cristina dos Santos Andrade Universidade do Estado do Rio de Janeiro / Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira CAp-UERJ
  • Douglas Francisco de Mello Neves Universidade do Estado do Rio de Janeiro / Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira CAp-UERJ - Mestrando PPGEB
  • Juliana Maria Ferreira Prados Universidade do Estado do Rio de Janeiro / Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira CAp-UERJ - Mestranda PPGEB
  • Patrícia de Jesus Bastos Universidade do Estado do Rio de Janeiro / Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira CAp-UERJ - Mestranda PPGEB
  • Tatiane Maia de Freitas Universidade do Estado do Rio de Janeiro / Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira CAp-UERJ - Mestranda PPGEB

DOI:

https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2017.30257

Palavras-chave:

perspectiva dialógica discursiva, metodologia de pesquisa, ensino, cultura.

Resumo

As pesquisas em Ciências Humanas têm buscado perspectivas metodológicas que deem conta dos complexos processos subjetivos. A vertente discursiva tem se apresentado produtiva neste campo, ao iluminar a constituição dos discursos. Este trabalho apresenta reflexões sobre o potencial analítico da perspectiva discursiva, tal como define a ADD (Análise dialógica do discurso), a partir de sua utilização em quatro pesquisas cujo eixo comum é a investigação no campo do ensino que envolve as produções de sentido em face de elementos culturais. A análise das propostas de pesquisa exigiu um exercício exotópico sobre nosso fazer científico, revelando que a metodologia dialógica contribui para se pensar tanto os processos macrossociais de produção discursiva, quanto os processos micro-históricos, de desenvolvimento da linguagem. Os resultados apontam para a produtividade da proposta metodológica e suscitam questionamentos, próprios do inacabamento do conhecimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Claudia Cristina dos Santos Andrade, Universidade do Estado do Rio de Janeiro / Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira CAp-UERJ

Professora Adjunta do Departamento de Ensino Fundamental.

Downloads

Publicado

2017-09-01

Como Citar

ANDRADE, Claudia Cristina dos Santos; DE MELLO NEVES, Douglas Francisco; FERREIRA PRADOS, Juliana Maria; DE JESUS BASTOS, Patrícia; MAIA DE FREITAS, Tatiane. ANÁLISE DIALÓGICA DISCURSIVA: DESAFIOS E PERSPECTIVAS EM ESTUDOS SOBRE EDUCAÇÃO E CULTURA. e-Mosaicos, Rio de Janeiro, v. 6, n. 12, p. 201–213, 2017. DOI: 10.12957/e-mosaicos.2017.30257. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/e-mosaicos/article/view/30257. Acesso em: 2 maio. 2025.

Edição

Seção

SEÇÃO ESPECIAL - EDUCAÇÃO E SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA: desafios e propostas

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)