OS DESAFIOS DA ESCOLA PÚBLICA NA RELAÇÃO COM AS POLÍTICAS SOCIAIS
DOI:
https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2017.30296Palavras-chave:
Escolarização - Políticas sociais - Educação brasileira - Trabalho escolar - Expansão escolar.Resumo
O artigo analisa as relações contemporâneas da escola pública com políticas de assistência social, no Brasil, identificando suas características, contradições e pontos de tensão. Tendo como ponto de partida a discussão das relações entre educação escolar e saúde no contexto histórico de emergência e consolidação do campo da saúde escolar, no final do século XIX e início do século XX, o artigo busca apresentar, a partir desse exemplo, aspectos relevantes das relações entre políticas para a análise da educação escolar, no Brasil. Dentre outros aspectos, destaca o intenso uso estratégico da infraestrutura e da ação escolar para a realização da assistência, em face da intensificação do ingresso de diferentes frações da classe trabalhadora na escola; as alterações da gestão e da ação escolar, diante da disseminação de programas focais realizados via escola e dos consequentes impasses relacionados à multi e intersetorialidade, aí implicados; e os desafios relacionados à formação e à atuação profissional nesse contexto de ampliação da esfera escolar.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista e-Mosaicos Revista Multidisciplinar de Ensino, Extensão e Cultura do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp-UERJ) está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Os direitos autorais de todos os trabalhos publicados na revista pertencem ao(s) seu(s) autor(es) e coautor(es), com o direito de primeira publicação cedido à e-Mosaicos.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória, para aplicações de finalidade educacional e não-comercial, de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons adotado pela revista.
As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista.
Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original.
O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho online, sempre com as devidas citações da primeira edição.