ORIENTAÇÃO ESPACIAL DE ALUNOS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
DOI:
https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2017.30295Palavras-chave:
lateralidade, orientação espacial, desempenho motor.Resumo
O objetivo deste estudo foi verificar a orientação espacial direita-esquerda(OE) de alunos matriculados nos anos iniciais do Ensino Fundamental (EF).Foram avaliados 55 alunos do 3º ao 5º ano EF em escolas no Rio de Janeirona faixa etária entre 7 a 12 anos: 34 alunos matriculados em uma escola municipal situada no interior de uma favela (EM); e 21 alunos matriculados em uma escola particular localizada num bairro de classe média (EP).Para coleta de dados foi aplicado o teste Piaget- Head. Pode-se verificar que em todos os grupos investigados, a idade motora (OE) foi inferior à idade cronológica (IC). No grupo EM a OEfoi de 7,7 anos enquanto a IC foi 8,4 anos. A OE no grupo EP foi 8,8 anos enquanto a IC = 9,4 anos. A discrepância entre a idade cronológica e a idade motora na orientação espacial direita-esquerda é comum a todos os grupos investigados.
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