ORIENTAÇÃO ESPACIAL DE ALUNOS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • José Antonio Vianna Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Matheus Ramos da Cruz
  • Fernanda de Carvalho Nenartavis

DOI:

https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2017.30295

Palavras-chave:

lateralidade, orientação espacial, desempenho motor.

Resumo

O objetivo deste estudo foi verificar a orientação espacial direita-esquerda(OE) de alunos matriculados nos anos iniciais do Ensino Fundamental (EF).Foram avaliados 55 alunos do 3º ao 5º ano EF em escolas no Rio de Janeirona faixa etária entre 7 a 12 anos: 34 alunos matriculados em uma escola municipal situada no interior de uma favela (EM); e 21 alunos matriculados em uma escola particular localizada num bairro de classe média (EP).Para coleta de dados foi aplicado o teste Piaget- Head. Pode-se verificar que em todos os grupos investigados, a idade motora (OE) foi inferior à idade cronológica (IC). No grupo EM a OEfoi de 7,7 anos enquanto a IC foi 8,4 anos. A OE no grupo EP foi 8,8 anos enquanto a IC = 9,4 anos. A discrepância entre a idade cronológica e a idade motora na orientação espacial direita-esquerda é comum a todos os grupos investigados.

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Publicado

2017-09-18

Como Citar

VIANNA, José Antonio; CRUZ, Matheus Ramos da; NENARTAVIS, Fernanda de Carvalho. ORIENTAÇÃO ESPACIAL DE ALUNOS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. e-Mosaicos, Rio de Janeiro, v. 6, n. 12, p. 190–200, 2017. DOI: 10.12957/e-mosaicos.2017.30295. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/e-mosaicos/article/view/30295. Acesso em: 2 maio. 2025.

Edição

Seção

SEÇÃO ESPECIAL - EDUCAÇÃO E SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA: desafios e propostas

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