PROPOSTAS PEDAGÓGICAS COMPROMETIDAS COM A CLASSE TRABALHADORA: ENSINO MÉDIO INTEGRADO E COMPLEXOS DE ESTUDOS
DOI:
https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2017.30263Palabras clave:
Educação integrada, Formação humana, Trabalho, MST.Resumen
O presente artigo sintetiza duas propostas de educação que visa à formação do sujeito na perspectiva omnilateral, ambas pioneiras no Brasil. A primeira é a proposta implantada na Rede Estadual de Educação paranaense que, mesmo antes de normativa federal que lhe desse suporte, implantou a integração entre ensino profissional e educação média. A segunda foi desenvolvida nas escolas do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), também no Paraná. Intitulada Complexos de Estudo, é baseada na Pedagogia Russa. A partir de pesquisa bibliográfica e documental, verificamos que a categoria trabalho enquanto atividade criadora é fundamental para uma proposta educacional que tem no horizonte a formação para emancipação do gênero humano.Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A revista e-Mosaicos Revista Multidisciplinar de Ensino, Extensão e Cultura do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp-UERJ) está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Os direitos autorais de todos os trabalhos publicados na revista pertencem ao(s) seu(s) autor(es) e coautor(es), com o direito de primeira publicação cedido à e-Mosaicos.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória, para aplicações de finalidade educacional e não-comercial, de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons adotado pela revista.
As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista.
Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original.
O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho online, sempre com as devidas citações da primeira edição.