EMPREENDEDORISMO COMO COMPONENTE PARA DESENVOLVIMENTO DE RESPONSABILIDADE ECONÔMICA NO ENSINO FUNDAMENTAL
DOI:
https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2017.28940Abstract
O empreendedorismo nas escolas de Ensino Fundamental é um movimento educacional ainda recente no país e relevante dado as constantes mudanças no cenário sócio, político e econômico da nação. Por meio de pesquisa aplicada com questionários o estudo aconteceu em uma escola da região Sul que tem no currículo pleno a matéria de empreendedorismo desde o 1º ano do Ensino Fundamental. Os pesquisadores ensinaram economia doméstica por meio dos itens da cesta básica nacional, tomando como objetivo principal esta pesquisa a formação empreendedora. Os resultados mostraram que as crianças alvo do 4º e 5º anos têm boa percepção em relação a quantidade consumida nos lares referente aos itens do objeto estudado. Porém ainda necessitam de uma visão mais aproximada da realidade quando se trata do valor consumido mensalmente/residência, legitimando a importância de se estudar empreendedorismo desde tenra idade. Conclui-se que há mais de uma maneira de se ensinar economia doméstica, fazendo perpassar o assunto por disciplinas como matemática, ciências, geografia e história ao contextualizar os temas globais para as realidades locais do alunado.Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
A revista e-Mosaicos Revista Multidisciplinar de Ensino, Extensão e Cultura do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp-UERJ) está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Os direitos autorais de todos os trabalhos publicados na revista pertencem ao(s) seu(s) autor(es) e coautor(es), com o direito de primeira publicação cedido à e-Mosaicos.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória, para aplicações de finalidade educacional e não-comercial, de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons adotado pela revista.
As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista.
Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original.
O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho online, sempre com as devidas citações da primeira edição.