UMA PERSPECTIVA MULTICULTURAL A PARTIR DA TEMÁTICA CACHAÇA COM O USO DE RECURSOS AUDIOVISUAIS NO ENSINO DE QUÍMICA
DOI:
https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2017.29569Palavras-chave:
multiculturalismo, ensino de química, recursos audiovisuaisResumo
Este artigo destaca a falta de articulação dos conhecimentos científicos à diversidade cultural, principalmente no ensino de ciências naturais. Em vista disso, é proposta uma abordagem de conteúdos científicos da Química através do uso de recursos audiovisuais na temática cachaça, no qual é ressaltado o diálogo de conceitos com a história e a cultura afro-brasileira. A proposta vem de encontro com o cumprimento à lei 10.639/2003 que estabelece obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira" ministradas no âmbito de todo o currículo escolar. Embora a proposta se limite a apenas uma possibilidade de abordagem do multiculturalismo em sala de aula, esta oferece uma motivação para que o professor invista em outras aplicações de abordagens temáticas multiculturais no ensino de ciências naturais. Dessa forma, contribuindo para a formação de estudantes que reconheçam, convivam e respeitem a diversidade cultural no Brasil.
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