ESCOLA: PERSPECTIVAS, LIMITES E TRAJETÓRIAS NO CONTEXTO DO RECENTE SÉCULO XXI

Autores/as

  • Andrea da Paixão Fernandes UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
  • Christiane de Faria Pereira Arcuri
  • Maria Beatriz Dias da Silva Maia Porto

DOI:

https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2017.29232

Resumen

Iniciamos esta edição com a seção de artigos encomendados sobre o tema: “ESCOLA: ocupação e resistência”, assunto que avaliamos como muito relevante e pertinente, tendo em vista a crise, as mudanças e as transformações pelas quais o sistema educacional brasileiro vem sofrendo nos últimos tempos, e a postura dos estudantes e dos demais atores envolvidos diante desse quadro. Na seção Artigos, apresentamos produções de diferentes matizes que têm como eixo central a escola básica. A seção especial compartilha artigos construídos a partir de trabalhos apresentados no X Simpósio Educação e Sociedade Contemporânea: desafios e propostas, do CAp-UERJ. Encerramos a edição com duas resenhas. Uma primeira delas, do livro organizado por Gaudêncio Frigotto, “Escola “sem” partido: esfinge que ameaça a educação e a sociedade brasileira” (UERJ/LPP) e que dialoga com a seção de artigos encomendados.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Andrea da Paixão Fernandes, UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

Doutora em Educação (UNICAMP); Mestre em Educação (UFF); Especialista na Área de Educação de Jovens e Adultos (UFF); Pedagoga (UERJ). Professora do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp-UERJ), do Departamento de Ensino Fundamental e do Programa de Pós-Graduação de Ensino em Educação Básica do CAp-UERJ. Pesquisadora da Área de Educação para Pesosas Jovens e Adultas e Formação de Professores.

Publicado

2017-09-18

Cómo citar

FERNANDES, Andrea da Paixão; ARCURI, Christiane de Faria Pereira; DIAS DA SILVA MAIA PORTO, Maria Beatriz. ESCOLA: PERSPECTIVAS, LIMITES E TRAJETÓRIAS NO CONTEXTO DO RECENTE SÉCULO XXI. e-Mosaicos, Rio de Janeiro, v. 6, n. 12, p. 1–2, 2017. DOI: 10.12957/e-mosaicos.2017.29232. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/e-mosaicos/article/view/29232. Acesso em: 30 jul. 2025.

Número

Sección

EDITORIAL

Artículos más leídos del mismo autor/a

1 2 3 > >>