ESCOLA: PERSPECTIVAS, LIMITES E TRAJETÓRIAS NO CONTEXTO DO RECENTE SÉCULO XXI

Autores

  • Andrea da Paixão Fernandes UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
  • Christiane de Faria Pereira Arcuri
  • Maria Beatriz Dias da Silva Maia Porto

DOI:

https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2017.29232

Resumo

Iniciamos esta edição com a seção de artigos encomendados sobre o tema: “ESCOLA: ocupação e resistência”, assunto que avaliamos como muito relevante e pertinente, tendo em vista a crise, as mudanças e as transformações pelas quais o sistema educacional brasileiro vem sofrendo nos últimos tempos, e a postura dos estudantes e dos demais atores envolvidos diante desse quadro. Na seção Artigos, apresentamos produções de diferentes matizes que têm como eixo central a escola básica. A seção especial compartilha artigos construídos a partir de trabalhos apresentados no X Simpósio Educação e Sociedade Contemporânea: desafios e propostas, do CAp-UERJ. Encerramos a edição com duas resenhas. Uma primeira delas, do livro organizado por Gaudêncio Frigotto, “Escola “sem” partido: esfinge que ameaça a educação e a sociedade brasileira” (UERJ/LPP) e que dialoga com a seção de artigos encomendados.

Biografia do Autor

Andrea da Paixão Fernandes, UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

Doutora em Educação (UNICAMP); Mestre em Educação (UFF); Especialista na Área de Educação de Jovens e Adultos (UFF); Pedagoga (UERJ). Professora do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp-UERJ), do Departamento de Ensino Fundamental e do Programa de Pós-Graduação de Ensino em Educação Básica do CAp-UERJ. Pesquisadora da Área de Educação para Pesosas Jovens e Adultas e Formação de Professores.

Downloads

Publicado

2017-09-18

Como Citar

Fernandes, A. da P., Arcuri, C. de F. P., & Dias da Silva Maia Porto, M. B. (2017). ESCOLA: PERSPECTIVAS, LIMITES E TRAJETÓRIAS NO CONTEXTO DO RECENTE SÉCULO XXI. E-Mosaicos, 6(12), 1–2. https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2017.29232

Edição

Seção

EDITORIAL