EDUCAR ATRAVÉS DA(S) MEMÓRIA(S)
DOI:
https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2017.30260Keywords:
lugares de memória, espaços educativos não formais, memórias contra hegemônicas, memória, espaços educativos formaisAbstract
Esse texto pretende conceituar e problematizar memória vista como um instrumento de empoderamento identitário através de processos educativos outros, quer sejam na escola, ou em espaços educativos não formais, ou até mesmo espaços educativos informais. Analiso especificamente como os “lugares de memória” educam, ou seja, são espaços educativos não formais. Para isso, pretendo diferenciar os conceitos de educação formal, não formal e informal relacionando-os aos possíveis fortalecimentos de identidades locais de diferentes grupos sociais através da construção da(s) memória(s) e da ressignificação das histórias locais, principalmente através dos chamados “lugares de memória”. Os museus são guardiões e divulgadores de culturas e ideologias de grupos sociais específicos. Sendo assim, me concentro na compreensão e correlações da missão educativa dos museus e dos “lugares de memória” em geral. Porém, interessa-me sobremaneira os museus contra hegemônicos.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
A revista e-Mosaicos Revista Multidisciplinar de Ensino, Extensão e Cultura do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp-UERJ) está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Os direitos autorais de todos os trabalhos publicados na revista pertencem ao(s) seu(s) autor(es) e coautor(es), com o direito de primeira publicação cedido à e-Mosaicos.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória, para aplicações de finalidade educacional e não-comercial, de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons adotado pela revista.
As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista.
Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original.
O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho online, sempre com as devidas citações da primeira edição.