MEDIAÇÕES TECNO[I]LÓGICAS, SOCIALIZAÇÃO E CURRÍCULO

Autores

  • Luciana Velloso Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (ProPEd/UERJ)

DOI:

https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2017.30009

Palavras-chave:

Novas Tecnologias na Educação, Mídias Digitais e Processos de Ensino e Aprendizagem, Processos de Socialização.

Resumo

Buscando desenvolver um trabalho junto aos discentes da Faculdade de Educação do Curso de Pedagogia da UERJ, apresentamos algumas considerações sobre pesquisa em curso, tentando compreender os usos dos recursos tecnológicos e de uma vida cada vez mais em rede (CASTELLS, 1999, 2003, 2008, 2012; LEMOS e DI FELICE, 2014). Através de pesquisas de cunho etnográfico que se utiliza de observações, registros em caderno de campo e questionários, buscamos entender, a partir da ótica dos discentes, como avaliam seus níveis de deslocamento, pertencimento, inserção e imersão nesta lógica multimidiática, com destaque para as mídias digitais móveis. Com a pesquisa, procuramos avaliar elementos como as facilidades e dificuldades dos discentes para lidarem com os recursos tecnológicos, as cobranças docentes e a relação com o currículo do curso, as diferentes formas de comunicação entre as turmas e como tais elementos repercutem em sua socialização dentro do espaço universitário.

Biografia do Autor

Luciana Velloso, Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (ProPEd/UERJ)

Luciana Velloso graduou-se em Pedagogia e História pela UERJ. Concluiu o Mestrado em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação (Proped/UERJ) em 2010, onde no momento desenvolve suas pesquisas de Doutorado. Tem experiência na área de Educação e Pesquisa, com ênfase em Tópicos Específicos de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Estudos Sociológicos e Antropológicos em sua interface com a Educação, Ensino-Aprendizagem, Educação e Novas Tecnologias da Informação e da Comunicação e Estudos Culturais. Desde 2009 atuou como professora substituta na Universidade do Estado do Rio de Janeiro, no Departamento de Ciências Sociais da Faculdade de Educação.

Downloads

Publicado

2017-08-30

Como Citar

Velloso, L. (2017). MEDIAÇÕES TECNO[I]LÓGICAS, SOCIALIZAÇÃO E CURRÍCULO. E-Mosaicos, 6(12), 176–189. https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2017.30009

Edição

Seção

SEÇÃO ESPECIAL - EDUCAÇÃO E SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA: desafios e propostas