LAZER PRODUTIVO: UMA PROPOSTA DE APRENDIZAGEM DISTRAÍDA PARA A DISCIPLINA DESENHO GEOMÉTRICO
DOI:
https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2017.28748Resumo
Os novos paradigmas da prática pedagógica acenam para o uso das tecnologias numa perspectiva de acompanhar a demanda dos nativos digitais. O presente trabalho busca demonstrar a aplicação de um jogo digital junto a turmas de Ensino Médio do Colégio Pedro II – campus Niterói – com a disciplina Desenho Geométrico. Este software, intitulado Lazer Produtivo: Um game para treinar a visualização de retas por meio de suas projeções, foi experimentado no laboratório de informática do campus e foi verificada a sua eficácia como importante ferramenta de auxílio para compreensão do Estudo de Retas no universo da Geometria Descritiva. Questionários foram produzidos oportunizando a participação dos alunos e do professor regente no sentido de retornarem com suas impressões acerca do jogo. Apesar dos ajustes, sinalizados na formatação deste trabalho, o game foi considerado proveitoso para as prescrições da disciplina bem como ferramenta lúdica para a colaboração com as novas práticas pedagógicas emergentes.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista e-Mosaicos Revista Multidisciplinar de Ensino, Extensão e Cultura do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp-UERJ) está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Os direitos autorais de todos os trabalhos publicados na revista pertencem ao(s) seu(s) autor(es) e coautor(es), com o direito de primeira publicação cedido à e-Mosaicos.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória, para aplicações de finalidade educacional e não-comercial, de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons adotado pela revista.
As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista.
Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original.
O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho online, sempre com as devidas citações da primeira edição.