Skip to main content
Skip to main navigation menu
Skip to site footer
Open Menu
Home
Archives
Editorial Team
Submissions
TEMPLATES
About the Journal
Contact
Search
Register
Login
Home
/
Archives
/
Vol. 8 No. 1 (2022): January/April - Por uma pedagogia macunaímica: infâncias, estudos decoloniais e resistências plurais na contemporaneidade
Vol. 8 No. 1 (2022): January/April - Por uma pedagogia macunaímica: infâncias, estudos decoloniais e resistências plurais na contemporaneidade
Published on February 11, 2022.
Published:
2022-02-11
Expediente
1-2
PDF (Português (Brasil))
Apresentação: Por uma pedagogia macunaímica: infâncias, estudos decoloniais e resistências plurais na contemporaneidade
Adriana Alves da Silva, Maria Tereza Goudard Tavares
5-13
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2022.65247
Dossiê Pedagogia Macunaímica
Pedagogia macunaímica: inspirações modernistas para pensar a escola e o Brasil contemporâneo
Luiz Fernando Conde Sangenis
14-33
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2022.65282
Mário de Andrade: turista aprendiz em terra arrasada, da Amazônia a São Paulo, até dizer chega
Marcia Aparecida Gobbi, Joseane Búfalo
34-53
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2022.65283
A herança marioandradiana: fonte de inspiração para pesquisas decolonizadoras
Roberta Cristina de Paula
54-73
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2022.65285
O indianismo e o lendário em Iracema de José de Alencar e Macunaíma de Mário de Andrade
Carlos César de Oliveira
74-95
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2022.65287
Virando de ponta a cabeça: inspirações decoloniais para uma pedagogia com as infâncias
Nayara Alves Macedo, Pablo Luiz de Faria
96-110
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2022.65288
“Jonas e o circo sem lona”: entre o circo e a escola, olhar uma infância
Sara Reis Teixeira, Marcos Ribeiro de Melo, Michele de Freitas Faria de Vasconcelos
111-133
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2022.65310
Educação infantil e afeto: tecendo os fios, desatando nós, construindo ideias, desemparedando a vida e as infâncias
Joice Carvalho Coutinho, Priscila de Melo Basilio, Maria Marta de Andrade Cerqueira, Diná Teresa Ramos de Oliveira
134-147
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2022.65313
Peripécias do saci, formação docente e aulas antropofágicas
Ana Cristina de Moraes
148-164
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2022.65318
“Um índio descerá de uma estrela colorida e brilhante”: memórias de uma pedagogia macunaímica
Juliane Odinino, Takashi Severo
165-183
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2022.65322
Infâncias e a luta das mulheres: resistência plurais, feminismos e pedagogias descolonizadoras
Adriana Alves da Silva, Vanderlete Pereira da Silva
184-207
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2022.65323
“Agora eu era herói”: uma rap(sódia) terapêutico-antropofágica audiovisual do caráter de heróis, anti-heróis, super-heróis, heroínas e crianças
Antonio Miguel, Ana Lúcia Goulart de Faria, Magda Dourado Pucci, Adriana Alves da Silva, Marcelo Vicentim
208-222
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2022.65324
Entrevistas
Dos parques infantis à educação infantil à brasileira: o que a semana de 22 tem a ver com isso? Culturas infantis, pedagogias descolonizadoras e políticas públicas
Ana Lúcia Goulart de Faria, Adriana Alves da Silva
223-243
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2022.65769
Artigos
Questões de gênero e sexualidade para todas/todos: discussão e inclusão
Jéssica Gomes das Mercês Costa, Patrícia Machado Moreira
244-262
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2022.65330
Gênero e sexualidade na bncc: possibilidades para implemenação da disciplina educação para sexaulidade na educação básica
Luiz Carlos Marinho de Araújo
263-286
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2022.65331
As mini-histórias enquanto possibilidade de experimentar um encontro com a arte
Viviane Zimermann Heck
287-302
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2022.65332
Relatos de experiências
A visita das fadas: tecendo aprendizagens na escola a partir das fotografias de Andréa Bracher
Graziela dos Santos Silva Ceceltski
303-312
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2022.65333
Resenhas
Cartas a uma negra: um encontro epistolar entre Françoise Ega e Carolina de Jesus
Maria de Fátima Machado
313-318
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2022.65334
Biografia de Mário de Andrade: um tupi tangendo um alaúde
Vania Finholdt Angelo Leite
319-326
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2022.65335
Make a Submission
Make a Submission
Language
English
Português (Brasil)
Español (España)
Keywords
Financiamento
Information
For Readers
For Authors
For Librarians