Dos parques infantis à educação infantil à brasileira: o que a semana de 22 tem a ver com isso? Culturas infantis, pedagogias descolonizadoras e políticas públicas
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2022.65769Keywords:
Parques Infantis paulistanos, Mário de Andrade, Pedagogia Macunaímica, Educação Infantil, Pedagogia e Política PúblicaAbstract
A presente entrevista Dos Parques Infantis à Educação Infantil à brasileira: o que a Semana de 22 tem a ver com isso? (culturas infantis, pedagogias descolonizadoras e políticas públicas), realizada em meados de dezembro de 2021, com a Professora Dra. Ana Lúcia Goulart de Faria, compõe o dossiê Por uma Pedagogia Macunaímica: Infâncias, Estudos Decoloniais e Resistências Plurais na Contemporaneidade, contribuindo nas conexões de eventos e episódios ligados ao movimento modernista que ainda ressoam nas nossas invenções e transgressões no campo da educação, da cultura e da política. Destacando o Manifesto Antropofágico de 1929 e a publicação do Macunaíma de 1928, ao Parque infantil de 1935, realizações posteriores à Semana de 22, mas que fortemente contribuíram para a Educação Infantil à brasileiraReferences
ANDRADE, Mário de. 6ª aula. O primitivo- a criança. In: Depoimentos-2, Centro de Estudos Brasileiros, 1966.
ANDRADE, Mário. Divina Preguiça. Publicado no jornal A Gazeta, São Paulo, 03/09/1918, Ano XIII – num. 3790.
ANDRADE, Mário de. Contos Novos. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2015.
ANDRADE, Mário de. Cartas de trabalho- correspondência com Rodrigo de Mello. Brasília: Ministério da Educação e Cultura, Secretaria do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, Fundação Pró-Memória, 1981. n.33.
ANDRADE, Mário. O movimento modernista. In: Aspectos da literatura brasileira. 5.ed. São Paulo: Martins, 1974.
BONDIOLI, Anna; MANTOVANI, Susanna (org). Manual de Educação Infantil. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.
BOSI, Alfredo. Dialética da colonização. 2. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 1992.
BUARQUE DE HOLLANDA, Heloisa. Macunaíma da literatura ao cinema. RJ: José Olympio, 1978.
CASTRO, Moacir Werneck de. Mario de Andrade: exílio no Rio. São Paulo: Rocco, 2015.
FARIA, Ana Lúcia Goulart de. e SILVA, Adriana A. Loris Malaguzzi-Por uma nova cultura da infância. Revista Educação,Cultura e Sociologia da Infância. SP:Editora Segmento.número especial: A criança em foco. p. 98-111, 2013.
FARIA, Ana Lúcia Goulart de. El niño es artista? Mario de Andrade (1893-1945).
Infância Latinoamericana,seção História da Educação. Barcelona: n.14 Derechos Culturales pag 40-51 agosto de 2015.
FARIA, Ana Lúcia Goulart de. Carta a Mario de Andrade-80 anos dos Parques Infantis. Revista Magistério, Edição Especial, Prefeitura Municipal de São Paulo: n.2, p.6-9, 2015.
FARIA, Ana Lúcia Goulart de. Educação Pré-Escolar e Cultura. Para Uma Pedagogia da Educação Infantil. São Paulo: Cortez, 2001.
FERNANDES, Florestan. Trocinhas do Bom Retiro. In: FERNANDES, Florestan. Folclore e mudança social na cidade de São Paulo. São Paulo: Martins Fontes, 2004.
GOBBI, Marcia Aparecida. Desenhos de outrora, desenhos de agora: Mário de Andrade colecionador de desenhos e desenhistas. São Paulo: Ed. Annablume, 2011.
KOSSOVICH, Elisa. Mário de Andrade, Plural. Campinas: Editora da Unicamp, 1993.
LINDGREN, Astrid. Pippi meia longa. SP: Companhia das Letrinhas, 2016.
LOPEZ, Telê Ancona (org) Mário de Andrade- Táxi e crônicas no Diário Nacional. São Paulo: Duas Cidades, 1976.
MANFERRARI, Marina. Festival di Teatro per la prima infanzia. Bologna: 2021.
MIRANDA, Nicanor. O significado de um parque infantil em Santo Amaro. Departamento de Cultura.Divisão de Ensino e Recreio. Prefeitura Municipal de São Paulo, 1938.
RAMOS, Maria Marta Silvestre. História da Educação infantil Pública Municipal 1940-1990. Tese de doutorado. Universidade de São Francisco. São Paulo.
SOUZA, Gilda de Mello e. Mário de Andrade- Exílio da preguiça elevada. Revista Banas, 10-23 nov, p. 33-38, 1975.
Revista Newsweek, 1991.
VANDENBROECK, Michel. Prólogo. In: VANDENBROECK, Michel; ABRAMOWICZ, Anete. Educação infantil e diferença. Campinas: Papirus, 2013.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors retain copyright to their work, are permitted to publish and distribute their work online (e.g., in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this may generate productive changes, as well as increasing the impact and citation of published work.
The acceptance of the text implies the authorization and exclusivity of the Revista Interinstitucional Artes de Educar regarding the right of first publication, the published works are simultaneously licensed with a Creative Commons Attribution-Non Commercial 4.0 International License