A visita das fadas: tecendo aprendizagens na escola a partir das fotografias de Andréa Bracher
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2022.65333Palavras-chave:
Fotografia, Ensino de arte, Andréa Brächer, ImaginaçãoResumo
O presente trabalho tem como proposta apresentar e discutir a realização de um projeto desenvolvido com crianças entre nove e dez anos, alunos do 4º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual de Educação Básica Laura Klaudat, localizada em Tunas/RS. Objetivou-se apresentar a história da fotografia e instigar a curiosidade e a imaginação dos estudantes a partir do trabalho da fotógrafa Andréa Brächer de sua série intitulada “A vinda das fadas”. Com esse trabalho, que articula realidade e ficção, foi possível discutir tais aspectos com os alunos através de uma série de atividades, sendo plausível perceber que os alunos se apropriaram do conhecimento sobre fotografia pelo seu envolvimento no projeto, bem como pela incorporação de debates sobre a fotografia em outras aulas e atividades, as quais integraram estudantes de outras séries e a comunidade escolar em geral.Referências
ABREU, ELANE. Imagens banais e revelatórias: dilemas e desejos das fotografias como resto C&S – São Bernardo do Campo, v. 35, n. 1, p. 251-275, jul./dez. 2013 DOI: Disponível em: http://dx.doi.org/10.15603/2175-7755/cs.v35n1p251-275. Acesso em: 05 ago. 2021.
AVANCINI, Atílio. A imagem fotográfica do cotidiano: significado e informação no jornalismo. Brazilian Journalism Research, v. 7, n.1, 2011. Disponível em: file:///D:/Downloads/285-Texto%20do%20Artigo-1078-1105-10-20110726.pdf Acesso em:10 ago. 2021.
BRÄCHER, Andréa. Andréa Brächer. Disponível em: https://www.andreabracher.com.br/. Acesso em 25 ago. 2021.
BRÄCHER, Andréa. Andréa Brächer. IHU Online. Edição 231, 13 de agosto de 2007. Disponível em: http://www.ihuonline.unisinos.br/artigo/1221-ihu-reporter-36. Acesso em: 1 out. 2021.
BRÄCHER, Andréa; et al. Herdeiros de Herschel: práticas alternativas em fotografia contemporânea. Disponível em: http://anpap.org.br/anais/2018/content/PDF/27encontro______BR%C3%84CHER_Andr%C3%A9a__GON%C3%87ALVES_Sandra_Maria_Lucia_Pereira__MACEDO_Daniela_Remi%C3%A3o__MOREIRA_Jussara__GON%C3%87ALVES_Myra_Adam_de_Oliveira.pdf Acesso em: 25/09/2021
CHIARELLI, Tadeu. História da Arte/história da fotografia no Brasil - século XIX: algumas considerações. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ars/a/KwBpXZhjbZYQwcTqC6z4xWG/?format=html. Acesso em 03/06/2021.
DANTAS, Eugênia Maria. Educação-fotografia: impressões e sentidos. Disponível em: https://www.anped.org.br/biblioteca/item/educacao-fotografia-impressoes-e-sentidos. Acesso em 03/06/2021
LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Técnicas de pesquisa: planejamento e execução de pesquisas, amostragens e técnicas de pesquisa, elaboração, análise e interpretação de dados. 6. ed. São Paulo: ATLAS, 2006.
RIBEIRO, Niura Aparecida Legramante. Ficções de um jardim: fotografia e literatura - Exposição de Andréa Brächer. Disponível em: http://anpap.org.br/anais/2019/PDF/ARTIGO/28encontro______RIBEIRO_Niura_Aparecida_Legramante_302-311.pdf Acesso em: 26/09/2021
VIEIRA. José Guilherme Silva. Metodologia de pesquisa científica na prática. Curitiba: FAEL, 2011.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores mantêm os direitos autorais dos seus trabalhos, têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
A aceitação do texto implica na autorização e exclusividade da Revista Interinstitucional Artes de Educar acerca do direito de primeira publicação, os trabalhos publicados estão simultaneamente licenciados com uma licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial 4.0 Internacional