“Um índio descerá de uma estrela colorida e brilhante”: memórias de uma pedagogia macunaímica
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2022.65322Palavras-chave:
Arte-educação, pedagogia macunaímica, cultura popularResumo
Este relato de experiência traz algumas vivências pessoais e profissionais de seus autores/as, as quais foram reconhecidas como inspiradas pelo sonho de uma identidade nacional diversificada, inventiva, brincante e pós-colonial, na esteira do que idealizou e colocou em prática Mário de Andrade no contexto do movimento modernista brasileiro. Tem o objetivo de produzir um atravessamento dessas questões sobre suas práxis. A primeira autora, como educadora e pesquisadora atuando na formação de professores/as por meio das temáticas da diversidade, da cultura popular e da valorização da infância, e o segundo autor, dramaturgo com atuação voltada no desenvolvimento de projetos educacionais não-escolares, buscam trazer elementos que apontam caminhos e endossam o que denominam uma pedagogia macunaímica, através da inseparabilidade entre arte, ludicidade, cultura popular e operária. Como metodologia optou-se pelo memorial, como relato de experiência dos/as narradores/as perpassado pela história-cultural a qual estão inseridos/as. A reflexão atenta para traços de experiências marcadas pela luta, pela utopia e o potencial de transformação de iniciativas libertárias e macunaímicas nos espaços públicos, no campo da arte e da educação.Referências
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