Peripécias do saci, formação docente e aulas antropofágicas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2022.65318

Palavras-chave:

Saci Pererê, Formação Docente, Pedagogia Antropofágica, Cultura

Resumo

O texto evoca e reflete sobre o mito popular brasileiro do Saci Pererê como relevante elemento cultural e pedagógico no âmbito da formação docente. Ao problematizar a presença ou negação desta entidade cultural no âmbito da educação formal e das formações docentes, temos como objetivo primordial, analisar as potencialidades da figura mitológica do Saci como impulsionador de uma formação de docentes situada no contexto cultural brasileiro, numa perspectiva decolonial, crítica e criativa. Autores como Bourdieu (2001), Lobato (2005), Andrade (1924; 1928), Moraes (2015; 2016) Moraes & Therrien (2018), Paiva (2018), dentre outros, compõem a fundamentação teórica deste trabalho. Por meio de um questionário online aplicado junto a seis estudantes egressos do Mestrado de dois Programas de Pós-Graduação em Educação – PPGE – situados no Nordeste do Brasil, foi possível realizar o presente estudo. Com base nos relatos e em experiências antropofágico-formativas realizadas, percebemos o quanto a presença metafórica do Saci repercute nas formações desses sujeitos, instigando-os a alimentarem-se de saberes culturais essenciais às suas intervenções pedagógicas.

Biografia do Autor

Ana Cristina de Moraes, Universidade Estadual do Ceará

Pós-doutora em Educação (Universidade Federal do Ceará – UFC). Doutora em Educação (Universidade Estadual de Campinas-SP – UNICAMP). Mestra em Educação (UFC). Especialista em Metodologia do Ensino de Artes (Universidade Estadual do Ceará – UECE). Graduada em Arte-educação (UniGrande) e em Serviço Social (UECE). Professora Adjunta da UECE. Vinculada aos Programas de Pós-Graduação em Educação da UECE – PPGE – e ao Mestrado Acadêmico Intercampi em Educação – MAIE. Líder do Grupo de Pesquisa: Investigações em Arte, Ensino e História – IARTEH.

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Publicado

11-02-2022

Como Citar

DE MORAES, Ana Cristina. Peripécias do saci, formação docente e aulas antropofágicas. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 148–164, 2022. DOI: 10.12957/riae.2022.65318. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/65318. Acesso em: 12 dez. 2024.