Peripécias do saci, formação docente e aulas antropofágicas
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2022.65318Palavras-chave:
Saci Pererê, Formação Docente, Pedagogia Antropofágica, CulturaResumo
O texto evoca e reflete sobre o mito popular brasileiro do Saci Pererê como relevante elemento cultural e pedagógico no âmbito da formação docente. Ao problematizar a presença ou negação desta entidade cultural no âmbito da educação formal e das formações docentes, temos como objetivo primordial, analisar as potencialidades da figura mitológica do Saci como impulsionador de uma formação de docentes situada no contexto cultural brasileiro, numa perspectiva decolonial, crítica e criativa. Autores como Bourdieu (2001), Lobato (2005), Andrade (1924; 1928), Moraes (2015; 2016) Moraes & Therrien (2018), Paiva (2018), dentre outros, compõem a fundamentação teórica deste trabalho. Por meio de um questionário online aplicado junto a seis estudantes egressos do Mestrado de dois Programas de Pós-Graduação em Educação – PPGE – situados no Nordeste do Brasil, foi possível realizar o presente estudo. Com base nos relatos e em experiências antropofágico-formativas realizadas, percebemos o quanto a presença metafórica do Saci repercute nas formações desses sujeitos, instigando-os a alimentarem-se de saberes culturais essenciais às suas intervenções pedagógicas.Referências
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