As mini-histórias enquanto possibilidade de experimentar um encontro com a arte

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2022.65332

Palavras-chave:

Mini-histórias, Escrita, Experiência, Arte

Resumo

O presente artigo tem como objetivo, a partir das mini-histórias, oportunizar um encontro com a Arte. Utilizarei como referencial o Prof. Dr. Paulo Fochi (2017), bem como minha experiência enquanto professora participante do OBECI (Observatório da Cultura Infantil) entre os anos de 2015 a 2018 e as ideias de Jorge Larrosa (2015) sobre a Experiência. As mini-histórias são narrativas que fazem uso da palavra e da imagem e tornam especial algo que poderia passar despercebido no cotidiano da escola da infância. Portanto, caracterizar essa documentação, bem como o seu processo de produção, permite compreender e legitimar a ação de escrever como uma maneira do professor expressar-se, de fazer do seu pensar uma forma de dizer sobre o que lhe toca, o que lhe move e como percebe sua prática junto das crianças.

Biografia do Autor

Viviane Zimermann Heck, Universidade Federal de Pelotas

Licenciada em Pedagogia e Letras. Especialização em Educação Infantil. Mestre em Teologia com ênfase em Educação Comunitária

Referências

ALTIMIR, David. Como escuchar a la infancia. Barcelona: Octaedro, 2010.

FOCHI, Paulo Sergio. Abordagem da documentação pedagógica na investigação praxiológica de contextos de educação infantil. Relatório para Exame Geral de qualificação em nível de Doutorado. São Paulo, 2017.

LARROSA, Jorge. Tremores: escritos sobre experiência; tradução Cristina Antunes, João Wanderley Geraldi. 1.ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2015.

LAZZAROTTO, Gislei D. R.; CARVALHO, Julia D. Afetar. In: FONSECA, Tania Mara Gali; NASCIMENTO, Maria Lívia; MARASCHIN, Cleci. (ORG) Pesquisar na diferença: um abecedário. Porto Alegre: Sulina, 2012, p.23 a 25.

MUNIZ, Adriana Werneck Russo; BASTOS, Karine Oliveira; AMADO, Luiz Antônio Saléh. A escrita como artesanato: a experiência do escrever(-se). Revista Artes de Educar. vol 6, n 3, 2020. Disponível em https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/riae/article/view/54576. Acesso em 23 out. 2021.

Downloads

Publicado

11-02-2022

Como Citar

HECK, Viviane Zimermann. As mini-histórias enquanto possibilidade de experimentar um encontro com a arte. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 287–302, 2022. DOI: 10.12957/riae.2022.65332. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/65332. Acesso em: 10 dez. 2024.