As mini-histórias enquanto possibilidade de experimentar um encontro com a arte
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2022.65332Palavras-chave:
Mini-histórias, Escrita, Experiência, ArteResumo
O presente artigo tem como objetivo, a partir das mini-histórias, oportunizar um encontro com a Arte. Utilizarei como referencial o Prof. Dr. Paulo Fochi (2017), bem como minha experiência enquanto professora participante do OBECI (Observatório da Cultura Infantil) entre os anos de 2015 a 2018 e as ideias de Jorge Larrosa (2015) sobre a Experiência. As mini-histórias são narrativas que fazem uso da palavra e da imagem e tornam especial algo que poderia passar despercebido no cotidiano da escola da infância. Portanto, caracterizar essa documentação, bem como o seu processo de produção, permite compreender e legitimar a ação de escrever como uma maneira do professor expressar-se, de fazer do seu pensar uma forma de dizer sobre o que lhe toca, o que lhe move e como percebe sua prática junto das crianças.Referências
ALTIMIR, David. Como escuchar a la infancia. Barcelona: Octaedro, 2010.
FOCHI, Paulo Sergio. Abordagem da documentação pedagógica na investigação praxiológica de contextos de educação infantil. Relatório para Exame Geral de qualificação em nível de Doutorado. São Paulo, 2017.
LARROSA, Jorge. Tremores: escritos sobre experiência; tradução Cristina Antunes, João Wanderley Geraldi. 1.ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2015.
LAZZAROTTO, Gislei D. R.; CARVALHO, Julia D. Afetar. In: FONSECA, Tania Mara Gali; NASCIMENTO, Maria Lívia; MARASCHIN, Cleci. (ORG) Pesquisar na diferença: um abecedário. Porto Alegre: Sulina, 2012, p.23 a 25.
MUNIZ, Adriana Werneck Russo; BASTOS, Karine Oliveira; AMADO, Luiz Antônio Saléh. A escrita como artesanato: a experiência do escrever(-se). Revista Artes de Educar. vol 6, n 3, 2020. Disponível em https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/riae/article/view/54576. Acesso em 23 out. 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores mantêm os direitos autorais dos seus trabalhos, têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
A aceitação do texto implica na autorização e exclusividade da Revista Interinstitucional Artes de Educar acerca do direito de primeira publicação, os trabalhos publicados estão simultaneamente licenciados com uma licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial 4.0 Internacional