As mini-histórias enquanto possibilidade de experimentar um encontro com a arte
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2022.65332Keywords:
Mini-histórias, Escrita, Experiência, ArteAbstract
O presente artigo tem como objetivo, a partir das mini-histórias, oportunizar um encontro com a Arte. Utilizarei como referencial o Prof. Dr. Paulo Fochi (2017), bem como minha experiência enquanto professora participante do OBECI (Observatório da Cultura Infantil) entre os anos de 2015 a 2018 e as ideias de Jorge Larrosa (2015) sobre a Experiência. As mini-histórias são narrativas que fazem uso da palavra e da imagem e tornam especial algo que poderia passar despercebido no cotidiano da escola da infância. Portanto, caracterizar essa documentação, bem como o seu processo de produção, permite compreender e legitimar a ação de escrever como uma maneira do professor expressar-se, de fazer do seu pensar uma forma de dizer sobre o que lhe toca, o que lhe move e como percebe sua prática junto das crianças.References
ALTIMIR, David. Como escuchar a la infancia. Barcelona: Octaedro, 2010.
FOCHI, Paulo Sergio. Abordagem da documentação pedagógica na investigação praxiológica de contextos de educação infantil. Relatório para Exame Geral de qualificação em nível de Doutorado. São Paulo, 2017.
LARROSA, Jorge. Tremores: escritos sobre experiência; tradução Cristina Antunes, João Wanderley Geraldi. 1.ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2015.
LAZZAROTTO, Gislei D. R.; CARVALHO, Julia D. Afetar. In: FONSECA, Tania Mara Gali; NASCIMENTO, Maria Lívia; MARASCHIN, Cleci. (ORG) Pesquisar na diferença: um abecedário. Porto Alegre: Sulina, 2012, p.23 a 25.
MUNIZ, Adriana Werneck Russo; BASTOS, Karine Oliveira; AMADO, Luiz Antônio Saléh. A escrita como artesanato: a experiência do escrever(-se). Revista Artes de Educar. vol 6, n 3, 2020. Disponível em https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/riae/article/view/54576. Acesso em 23 out. 2021.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors retain copyright to their work, are permitted to publish and distribute their work online (e.g., in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this may generate productive changes, as well as increasing the impact and citation of published work.
The acceptance of the text implies the authorization and exclusivity of the Revista Interinstitucional Artes de Educar regarding the right of first publication, the published works are simultaneously licensed with a Creative Commons Attribution-Non Commercial 4.0 International License