v. 8 n. 1 (2022): Janeiro/Abril - Por uma pedagogia macunaímica: infâncias, estudos decoloniais e resistências plurais na contemporaneidade

					Visualizar v. 8 n. 1 (2022): Janeiro/Abril - Por uma pedagogia macunaímica: infâncias, estudos decoloniais e resistências plurais na contemporaneidade

Publicado em 11 de fevereiro de 2022.

Inspirado na irreverência de Pagu,  resistindo antropofagicamente em tempos sombrios com águas turvas pela barbárie genocida à brasileira, o presente dossiê se propõe a  homenagear de forma direta os 25 anos do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e Diferenciação Sociocultural (GEPEDISC),  linha Culturas Infantis, sediado na Faculdade de Educação da UNICAMP/SP e coordenado pela professora doutora Ana Lúcia Goulart de Faria. E, de forma indireta, homenageia o centenário da Semana de Arte Moderna (1922-2022), compreendendo a importância e as ressonâncias que o Movimento Modernista - sobretudo a obra do poeta-escritor, educador e pensador Mário de Andrade - teve e tem nos percursos de trabalho e pesquisa do GEPEDISC- Culturas Infantis.

Publicado: 11-02-2022
  • Apresentação: Por uma pedagogia macunaímica: infâncias, estudos decoloniais e resistências plurais na contemporaneidade

    Adriana Alves da Silva, Maria Tereza Goudard Tavares
    5-13
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2022.65247

Dossiê Pedagogia Macunaímica

  • Pedagogia macunaímica: inspirações modernistas para pensar a escola e o Brasil contemporâneo

    Luiz Fernando Conde Sangenis
    14-33
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2022.65282
  • Mário de Andrade: turista aprendiz em terra arrasada, da Amazônia a São Paulo, até dizer chega

    Marcia Aparecida Gobbi, Joseane Búfalo
    34-53
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2022.65283
  • A herança marioandradiana: fonte de inspiração para pesquisas decolonizadoras

    Roberta Cristina de Paula
    54-73
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2022.65285
  • O indianismo e o lendário em Iracema de José de Alencar e Macunaíma de Mário de Andrade

    Carlos César de Oliveira
    74-95
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2022.65287
  • Virando de ponta a cabeça: inspirações decoloniais para uma pedagogia com as infâncias

    Nayara Alves Macedo, Pablo Luiz de Faria
    96-110
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2022.65288
  • “Jonas e o circo sem lona”: entre o circo e a escola, olhar uma infância

    Sara Reis Teixeira, Marcos Ribeiro de Melo, Michele de Freitas Faria de Vasconcelos
    111-133
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2022.65310
  • Educação infantil e afeto: tecendo os fios, desatando nós, construindo ideias, desemparedando a vida e as infâncias

    Joice Carvalho Coutinho, Priscila de Melo Basilio, Maria Marta de Andrade Cerqueira, Diná Teresa Ramos de Oliveira
    134-147
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2022.65313
  • Peripécias do saci, formação docente e aulas antropofágicas

    Ana Cristina de Moraes
    148-164
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2022.65318
  • “Um índio descerá de uma estrela colorida e brilhante”: memórias de uma pedagogia macunaímica

    Juliane Odinino, Takashi Severo
    165-183
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2022.65322
  • Infâncias e a luta das mulheres: resistência plurais, feminismos e pedagogias descolonizadoras

    Adriana Alves da Silva, Vanderlete Pereira da Silva
    184-207
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2022.65323
  • “Agora eu era herói”: uma rap(sódia) terapêutico-antropofágica audiovisual do caráter de heróis, anti-heróis, super-heróis, heroínas e crianças

    Antonio Miguel, Ana Lúcia Goulart de Faria, Magda Dourado Pucci, Adriana Alves da Silva, Marcelo Vicentim
    208-222
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2022.65324

Entrevistas

Artigos

  • Questões de gênero e sexualidade para todas/todos: discussão e inclusão

    Jéssica Gomes das Mercês Costa, Patrícia Machado Moreira
    244-262
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2022.65330
  • Gênero e sexualidade na bncc: possibilidades para implemenação da disciplina educação para sexaulidade na educação básica

    Luiz Carlos Marinho de Araújo
    263-286
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2022.65331
  • As mini-histórias enquanto possibilidade de experimentar um encontro com a arte

    Viviane Zimermann Heck
    287-302
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2022.65332

Relatos de experiências

  • A visita das fadas: tecendo aprendizagens na escola a partir das fotografias de Andréa Bracher

    Graziela dos Santos Silva Ceceltski
    303-312
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2022.65333

Resenhas

  • Cartas a uma negra: um encontro epistolar entre Françoise Ega e Carolina de Jesus

    Maria de Fátima Machado
    313-318
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2022.65334
  • Biografia de Mário de Andrade: um tupi tangendo um alaúde

    Vania Finholdt Angelo Leite
    319-326
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2022.65335