INTERCULTURALIDADE E DECOLONIALIDADE NO ENSINO DE MATEMÁTICA: INTEGRANDO SABERES AFRO-BRASILEIROS E INDÍGENAS
DOI:
https://doi.org/10.12957/redoc.2025.92826Resumo
Este artigo que discute a importância das perspectivas intercultural e decolonial no ensino de matemática, que integre saberes afro-brasileiros e indígenas, com base nas leis 10.639/2003 e 11.645/2008. O presente estudo teórico-epistemológico é um desdobramento de uma tese de doutorado que analisa os principais desafios e propõem caminhos para uma educação matemática “outra”, explorando as possibilidades de valorização das diferenças culturais dos/as estudantes e a necessidade de formação docente. Esta pesquisa decolonial e intercultural crítica na educação se movimenta pelas ideias de Veríssimo, Vicente, Fernandes, Walsh, Candau, Moreira, Munduruku e Krenak. Com base nessa fundamentação, são apresentados e discutidos exemplos de aplicação de jogos e elementos culturais como a Mancala, a Sankofa e Grafismos indígenas que podem ser utilizados para ensinar conceitos matemáticos de maneira significativa e contextualizada culturalmente. A conclusão desta teorização destaca para a importância de formar professores/as nas perspectivas intercultural e decolonial e para a criação de um currículo de matemática que promova o reconhecimento e valorização das diferenças.
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