PROCESSOS FORMATIVOS E PRÁTICAS DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO ONLINE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/redoc.2022.66822

Resumo

Editorial e Apresentação Edição Fluxo Continuo

Biografia do Autor

Felipe Carvalho, UERJ

Doutor e mestre pelo Programa de Pós-graduação em Educação ProPed/UERJ.

Edmea Santos, UFRRJ

Professora Titular-Livre da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro/Programa de Pós-Graduação em Educação. Sites institucionais: http://cursos.ufrrj.br/posgraduacao/ppgeduc/, Ambiente Virtual: www.docenciaonline.pro.br. Coordenadora do GT 16 da Anped (2017-2019; 2019-2021).

Mariano Pimentel, UNIRIO

Professor da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro / Programa de Pós-Graduação em Informática. Pesquisador de Sistemas de Informação, Informática na Educação, Comunicação e Cibercultura.

Rosemary dos Santos, Uerj

Doutora e Mestre em Educação pela UERJ. Professora Adjunta (FEBF-UERJ). Professora do Programa Proped na Linha de Pesquisa Cotidianos/Redes Educativas/Processos Culturais. Professora do Programa (PPGECC) na Linha de Pesquisa: Educação/Comunicação/Cultura. Vice-coordenadora do GPDOC. Líder do EduCiber. Parecerista Ad Hoc do GT 16, Educação/Comunicação, da ANPED. Parecerista Ad Hoc do ENDIPE. Associada da AbdC. Bolsista JCNE (FAPERJ). Procientista. Atuou 26 anos como professora da Educação Básica no Município de DC/RJ. Atua na área de Educação, com destaque nas seguintes áreas: Educação/Pesquisa/Cibercultura. Formação de Professores. Currículo. Periferias Urbanas. Educação Básica.

Referências

ALMEIDA, Ricardo Regis. “JÁ CURTIU ALGUM VÍDEO HOJE?”: UM ESTUDO SOBRE A FERRAMENTA ENGVID NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE INGLÊS Revista Docência e Cibercultura, v. 6, n. 1, jan.-dez., 2022, p. 01-21. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2022.62939

ARAUJO, Adriane Matos de. METAETNOGRAFIA EM EDUCAÇÃO: O QUE É, COMO FAZER E COMO APLICAR EM PESQUISAS ETNOGRÁFICAS. Revista Docência e Cibercultura, v. 6, n. 1, jan.-dez., 2022, p. 01-24. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2022.64052

BARBOSA, Zenildo José. IMPACTOS DA PANDEMIA NO TRABALHO DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR NO RECIFE/PE. Revista Docência e Cibercultura, v. 6, n. 1, jan.-dez., 2022, p. 01-16. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2022.61939

BELONI, Wânia Cristiane. EVVIVA! DIÁLOGOS INTERCULTURAIS NO ESTÁGIO DE ITALIANO EM AMBIENTE REMOTO. Revista Docência e Cibercultura, v. 6, n. 1, jan.-dez., 2022, p. 01-18. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2022.66158

BISPO, Imara Queiroz. CULTURA DIGITAL NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DO ENSINO REMOTO. Revista Docência e Cibercultura, v. 6, n. 1, jan.-dez., 2022, p. 01-20. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2022.65980

BRITO, Francielly Vieira Vieira de; SILVA, Wanderley da. EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA A PARTIR DA CONTRIBUIÇÃO DAS TICs, CIBERCULTURA E GAMIFICAÇÃO. Revista Docência e Cibercultura, v. 6, n. 1, jan.-dez., 2022, p. 01-15. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2022.60528

COSTA, Rafael Nogueira. NAS TRILHAS DA MATA ATLÂNTICA: CAMINHOS ABERTOS PARA JOVENS CIENTISTAS. Revista Docência e Cibercultura, v. 6, n. 1, jan.-dez., 2022, p. 01-09. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2022.65457

DIAS, Maria José Da Silva. NA CONTRAMÃO: REFLEXÕES SOBRE O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL E IMPLICAÇÕES NA PRÁTICA DOCENTE. Revista Docência e Cibercultura, v. 6, n. 1, jan.-dez., 2022, p. 01-14. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2022.61430

FREITAS, Rafael Almeida de. MAR, AMAR, AMOR. Revista Docência e Cibercultura, v. 6, n. 1, jan.-dez., 2022, p. 01-02. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2022.69355

GOMES, Jakeline Simões; LUCENA, Nedja Lima de. DESAFIOS DA DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR REMOTO: UMA EXPERIÊNCIA EM MORFOLOGIA E SINTAXE. Revista Docência e Cibercultura, v. 6, n. 1, jan.-dez., 2022, p. 01-17. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2022.65842

LIMA, Ana Clavia Oliveira de; NEGRÃO, Felipe da Costa. O USO DE JOGOS ELETRÔNICOS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA. Revista Docência e Cibercultura, v. 6, n. 1, jan.-dez., 2022, p. 01-16. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2022.57587

LIMA, Débora Cristina de; PAULA, Leticia Carolina Borges de Lima; ALMEIDA, Luiz Gonçalves de; PERÃO, Renata Andrade; CUNHA, Virginia Mara Próspero da. AS PERSPECTIVAS E IMPRESSÕES DA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA. Revista Docência e Cibercultura, v. 6, n. 1, jan.-dez., 2022, p. 01-20. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2022.66851

LOUREIRO, Jerônimo de Oliveira; LOPES, Leticia Azambuja Lopes. DESIGUALDADE ENTRE ENSINO PÚBLICO E PRIVADO: ANÁLISE DO USO DE TIC NA PANDEMIA DE COVID-19. Revista Docência e Cibercultura, v. 6, n. 1, jan.-dez., 2022, p. 01-15. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2022.65963

MATOS, Luisa Silva de; ALVES, Elaine Jesus.UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO ENSINO DE QUÍMICA EM TURMA DO 9º ANO NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL DE 2020. Revista Docência e Cibercultura, v. 6, n. 1, jan.-dez., 2022, p. 01-22. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2022.66623

MENEZES, Marcos Vinícius Dias de; ROSSINI, Tatiana Stofélla Sodré; SANTOS, Edmea Oliveira dos. CONFERÊNCIAS IV-EDOC — ENCONTRO INTERNACIONAL DOCÊNCIA E CIBERCULTURA/UFRRJ. Revista Docência e Cibercultura, v. 6, n. 1, jan.-dez., 2022, p. 01-11. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2022.70323

OLIVEIRA, Jairo Carioca de. NOSSA ARMA É A EDUCAÇÃO. Revista Docência e Cibercultura, v. 6, n. 1, jan.-dez., 2022, p. 01-02. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2022.63522

SILVA, Ivanilso Santos da. E SE NÃO TIVÉSSEMOS PROIBIDO O USO DE CELULARES? TENSÃO ENTRE SOCIEDADE E ESCOLA NA PRÉ-PANDEMIA. Revista Docência e Cibercultura, v. 6, n. 1, jan.-dez., 2022, p. 01-20. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2022.66822

SILVA, Polena Valesca de Machado e. ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO EM TEMPOS DE PANDEMIA: RELATOS DE EXPERIÊNCIA DURANTE O ENSINO REMOTO. Revista Docência e Cibercultura, v. 6, n. 1, jan.-dez., 2022, p. 01-14. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2022.64568

WEGNER, Rubia Cristina. EVASÃO NO ENSINO SUPERIOR: DIGRESSÕES MOTIVADAS A PARTIR DA PANDEMIA DO NOVO CORONAVÍRUS. Revista Docência e Cibercultura, v. 6, n. 1, jan.-dez., 2022, p. 01-22. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2022.67043

Downloads

Publicado

2022-11-07

Como Citar

CARVALHO, Felipe; SANTOS, Edmea; PIMENTEL, Mariano; SANTOS, Rosemary dos. PROCESSOS FORMATIVOS E PRÁTICAS DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO ONLINE. Revista Docência e Cibercultura, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 01–07, 2022. DOI: 10.12957/redoc.2022.66822. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/66822. Acesso em: 18 jun. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2 3 > >>