PRINCÍPIOS DO DESENHO DIDÁTICO DA EDUCAÇÃO ONLINE

Autores

  • Mariano Pimentel Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

DOI:

https://doi.org/10.12957/redoc.2018.36409

Palavras-chave:

Desenho Didático, Educação a distância, Educação online, Cibercultura

Resumo

No presente artigo, narro as ações e pesquisas que realizei para modificar o desenho didático de uma disciplina ofertada na modalidade a distância, inicialmente baseado no modelo de educação massiva e instrucionista induzido pela atual política de EAD. Ao longo de uma década, fui transformando o desenho didático da disciplina buscando promover uma educação online, baseada nas práticas da cibercultura. Apresento seis princípios que guiaram as ações efetivadas na disciplina, e discuto o que alunos e tutores disseram sobre as experiências vivenciadas na disciplina. Como resultado das ações, ficamos fora da lei (por abolirmos as provas presenciais) e modificamos as funções atribuídas aos professores-tutores presenciais (que não receberam a mais para exercer as novas funções). As transgressões, realizadas com o empenho de todos, denunciam a necessidade de mudanças no sistema de educação a distância de nosso país para viabilizar desenhos didáticos alternativos. Além de suscitar mudanças políticas, espero que o caso aqui relatado também possa inspirar outros docentes a repensar o desenho didático e suas práticas na modalidade a distância.

Biografia do Autor

Mariano Pimentel, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Pimentel é Doutor em Informática pela PUC-Rio (2006), Mestre em Informática pelo NCE-UFRJ (2002), e Bacharel em Informática pela UFRJ (1999). Professor Associado do Departamento de Informática Aplicada da UNIRIO, leciona disciplinas na Pós-Graduação em Informática ( Docência em Sistemas de Informação, Design Science Research, Sistemas Colaborativos, Metodologia de Pesquisa Científica), no Bacharelado em Sistemas de Informação (WebDesign, Informática na Educação) e na Licenciatura em Pedagogia a Distância (Informática na Educação). Tem extensa produção acadêmica, destacando-se o livro "Sistemas Colaborativos" (2011), que recebeu o Prêmio Jabuti; e seu mais recente livro "Do email ao Facebook". É coordenador do grupo de pesquisa ComunicaTEC, focado no desenvolvimento do projeto "Tagarelas: rede social de bate-papo". É colaborador no grupo de pesquisa GPDOC - Grupo de Pesquisa Docência e Cibercultura, do ProPEd/UERJ. Realiza pesquisas na área de Sistemas de Informação com ênfase em Sistemas de Conversação (bate-papo, fórum, microblog etc.) aplicados a Educação Online. (Texto informado pelo autor)

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Publicado

2019-01-27

Como Citar

PIMENTEL, Mariano. PRINCÍPIOS DO DESENHO DIDÁTICO DA EDUCAÇÃO ONLINE. Revista Docência e Cibercultura, [S. l.], v. 2, n. 3, p. 33–53, 2019. DOI: 10.12957/redoc.2018.36409. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/36409. Acesso em: 12 dez. 2024.

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