v. 4 n. 2 (2023): Revista Desenvolvimento & Civilização (Julho - Dezembro)

Publicado: 2023-08-31

Editorial

  • Editorial

    Jonas Emanuel Pinto Magalhães, Moacyr Ramos
    DOI: https://doi.org/10.12957/rdciv.2023.78717

Artigos Livres

  • A POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL NO ENSINO BÁSICO: TECENDO MEMÓRIAS E PENSANDO O FUTURO

    Thamires Pereira dos Santos, Simone Eliza do Carmo Lessa, Horrana Campos Ferreira Louzada
    1-22
    DOI: https://doi.org/10.12957/rdciv.2023.75461
  • INTERIORIZAÇÃO DA EPT DO IF GOIANO CAMPUS CERES VIVENCIADA POR ALUNOS E EGRESSOS DE GUARINOS-GO

    Suelma dos Reis Pereira Alves, Marco Antônio de Carvalho, Léia Adriana da Silva Santiago
    23-43
    DOI: https://doi.org/10.12957/rdciv.2023.77814
  • REFORMA ADMINISTRATIVA E CONTRATAÇÃO POR PREGÃO: ESPOLIAÇÕES VIOLENTAS DO TRABALHO DE ASSISTENTES SOCIAIS

    Tatiane Valéria Cardoso dos Santos, Inez Stampa
    44-68
    DOI: https://doi.org/10.12957/rdciv.2023.78576
  • A REGIÃO CENTRAL É PRA QUEM? POLÍTICAS DE PATRIMÔNIO E PROJETOS DE REQUALIFICAÇÃO NO RIO DE JANEIRO.

    Jorge Medeiros Pinto
    69-93
    DOI: https://doi.org/10.12957/rdciv.2023.78670
  • A GREVE E OS SEUS NOVOS RUMOS

    Fernanda Chaves Vasconcelos, Sonia Maria Ferreira
    94-109
    DOI: https://doi.org/10.12957/rdciv.2023.78608
  • As ‘Brizoletas’: sentido e contexto histórico e o contraste com o tempo presente

    Gaudêncio Frigotto
    110-124
    DOI: https://doi.org/10.12957/rdciv.2023.78703

Dossiê Temático

  • PEDAGOGOS DA FUNDAÇÃO CASA/SP: DESAFIOS E PERSPECTIVAS NO ATENDIMENTO SOCIOEDUCATIVO

    Anderson Soares de Souza
    125-151
    DOI: https://doi.org/10.12957/rdciv.2023.76618
  • UMA PEDAGOGA NA SAÚDE MENTAL COLETIVA: PROVOCAÇÕES REFLEXIVAS

    Sheyla Werner
    152-167
    DOI: https://doi.org/10.12957/rdciv.2023.76674
  • PEDAGOGIA E CINEMA: ENQUADRAMENTOS POSSÍVEIS

    Andreza Oliveira Berti
    168-180
    DOI: https://doi.org/10.12957/rdciv.2023.76150
  • PEDAGOGIA E EDUCAÇÃO EM MUSEUS: A IMPORTÂNCIA DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PARA ALÉM DOS MUROS DA ESCOLA

    Camilla Estevam Dantas Gomes
    181-194
    DOI: https://doi.org/10.12957/rdciv.2023.76598
  • SERVIÇOS DE APOIO PEDAGÓGICO NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR: CONTRIBUIÇÕES DO/A PEDAGOGO/A NA POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL

    Jonas Emanuel Pinto Magalhães
    195-233
    DOI: https://doi.org/10.12957/rdciv.2023.76189
  • PEDAGOGIA E GESTÃO EDUCACIONAL: DIÁLOGOS E NARRATIVAS SOBRE A PRÁXIS GESTORA

    Viviane Merlim Moraes
    234-257
    DOI: https://doi.org/10.12957/rdciv.2023.76194
  • UM ENSAIO SOBRE ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL E EQUIPES MULTIPROFISSIONAIS NA EDUCAÇÃO

    Moacyr Salles Ramos
    258-275
    DOI: https://doi.org/10.12957/rdciv.2023.77638
  • PEDAGOGIA E TECNOLOGIAS: POSSIBILIDADES E DESAFIOS VIVENCIADOS NA CIBERCULTURA

    Alexsandra Barbosa da Silva
    276-289
    DOI: https://doi.org/10.12957/rdciv.2023.76625
  • PEDAGOGIA EMPRESARIAL: A ATUAÇÃO DO PEDAGOGO NO SETOR DE RESPONSABILIDADE SOCIAL DO SUPERMERCADOS MUNDIAL

    Claudia Rangel da Silva Cunha
    290-306
    DOI: https://doi.org/10.12957/rdciv.2023.77016
  • EDUCAÇÃO DO CAMPO: A TRAJETÓRIA DO MOVIMENTO DOS TRABALHADORES RURAIS SEM TERRA (MST), NA LUTA PELA TERRA E POR ESCOLA NA REGIÃO NORTE DE MATO GROSSO

    Ana Maria do Reis, Waldemir Aparecido Smanhoto
    307-328
    DOI: https://doi.org/10.12957/rdciv.2023.76452
  • EDUCAÇÃO E PANDEMIA: LIÇÕES DO COTIDIANO A PARTIR DA EXPERIÊNCIA DO FUNDAMENTAL II DA ESCOLA NOSSA

    Ana Gouvea Bocchini
    329-345
    DOI: https://doi.org/10.12957/rdciv.2023.76624