Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Revista Desenvolvimento & Civilização
Atual
Arquivos
Anúncios
Sobre
Sobre a Revista
Submissões
Equipe Editorial
Declaração de Privacidade
Contato
Template para Submissão
Buscar
Cadastro
Acesso
Início
/
Arquivos
/
v. 4 n. 2 (2023): Revista Desenvolvimento & Civilização (Julho - Dezembro)
v. 4 n. 2 (2023): Revista Desenvolvimento & Civilização (Julho - Dezembro)
Publicado:
2023-08-31
Editorial
Editorial
Jonas Emanuel Pinto Magalhães, Moacyr Ramos
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/rdciv.2023.78717
Artigos Livres
A POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL NO ENSINO BÁSICO: TECENDO MEMÓRIAS E PENSANDO O FUTURO
Thamires Pereira dos Santos, Simone Eliza do Carmo Lessa, Horrana Campos Ferreira Louzada
1-22
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/rdciv.2023.75461
INTERIORIZAÇÃO DA EPT DO IF GOIANO CAMPUS CERES VIVENCIADA POR ALUNOS E EGRESSOS DE GUARINOS-GO
Suelma dos Reis Pereira Alves, Marco Antônio de Carvalho, Léia Adriana da Silva Santiago
23-43
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/rdciv.2023.77814
REFORMA ADMINISTRATIVA E CONTRATAÇÃO POR PREGÃO: ESPOLIAÇÕES VIOLENTAS DO TRABALHO DE ASSISTENTES SOCIAIS
Tatiane Valéria Cardoso dos Santos, Inez Stampa
44-68
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/rdciv.2023.78576
A REGIÃO CENTRAL É PRA QUEM? POLÍTICAS DE PATRIMÔNIO E PROJETOS DE REQUALIFICAÇÃO NO RIO DE JANEIRO.
Jorge Medeiros Pinto
69-93
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/rdciv.2023.78670
A GREVE E OS SEUS NOVOS RUMOS
Fernanda Chaves Vasconcelos, Sonia Maria Ferreira
94-109
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/rdciv.2023.78608
As ‘Brizoletas’: sentido e contexto histórico e o contraste com o tempo presente
Gaudêncio Frigotto
110-124
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/rdciv.2023.78703
Dossiê Temático
PEDAGOGOS DA FUNDAÇÃO CASA/SP: DESAFIOS E PERSPECTIVAS NO ATENDIMENTO SOCIOEDUCATIVO
Anderson Soares de Souza
125-151
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/rdciv.2023.76618
UMA PEDAGOGA NA SAÚDE MENTAL COLETIVA: PROVOCAÇÕES REFLEXIVAS
Sheyla Werner
152-167
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/rdciv.2023.76674
PEDAGOGIA E CINEMA: ENQUADRAMENTOS POSSÍVEIS
Andreza Oliveira Berti
168-180
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/rdciv.2023.76150
PEDAGOGIA E EDUCAÇÃO EM MUSEUS: A IMPORTÂNCIA DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PARA ALÉM DOS MUROS DA ESCOLA
Camilla Estevam Dantas Gomes
181-194
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/rdciv.2023.76598
SERVIÇOS DE APOIO PEDAGÓGICO NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR: CONTRIBUIÇÕES DO/A PEDAGOGO/A NA POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL
Jonas Emanuel Pinto Magalhães
195-233
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/rdciv.2023.76189
PEDAGOGIA E GESTÃO EDUCACIONAL: DIÁLOGOS E NARRATIVAS SOBRE A PRÁXIS GESTORA
Viviane Merlim Moraes
234-257
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/rdciv.2023.76194
UM ENSAIO SOBRE ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL E EQUIPES MULTIPROFISSIONAIS NA EDUCAÇÃO
Moacyr Salles Ramos
258-275
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/rdciv.2023.77638
PEDAGOGIA E TECNOLOGIAS: POSSIBILIDADES E DESAFIOS VIVENCIADOS NA CIBERCULTURA
Alexsandra Barbosa da Silva
276-289
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/rdciv.2023.76625
PEDAGOGIA EMPRESARIAL: A ATUAÇÃO DO PEDAGOGO NO SETOR DE RESPONSABILIDADE SOCIAL DO SUPERMERCADOS MUNDIAL
Claudia Rangel da Silva Cunha
290-306
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/rdciv.2023.77016
EDUCAÇÃO DO CAMPO: A TRAJETÓRIA DO MOVIMENTO DOS TRABALHADORES RURAIS SEM TERRA (MST), NA LUTA PELA TERRA E POR ESCOLA NA REGIÃO NORTE DE MATO GROSSO
Ana Maria do Reis, Waldemir Aparecido Smanhoto
307-328
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/rdciv.2023.76452
EDUCAÇÃO E PANDEMIA: LIÇÕES DO COTIDIANO A PARTIR DA EXPERIÊNCIA DO FUNDAMENTAL II DA ESCOLA NOSSA
Ana Gouvea Bocchini
329-345
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/rdciv.2023.76624
Enviar Submissão
Enviar Submissão
Informações
Para Leitores
Para Autores
Para Bibliotecários