PEDAGOGIA EMPRESARIAL: A ATUAÇÃO DO PEDAGOGO NO SETOR DE RESPONSABILIDADE SOCIAL DO SUPERMERCADOS MUNDIAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/rdciv.2023.77016

Resumo

A empresa e a pedagogia possuem objetivos comuns, no sentido de promover mudanças, transformações no desempenho das pessoas. O Pedagogo passa a ganhar espaço dentro das empresas na área de Desenvolvimento de Recursos Humanos. O pedagogo não é mais o profissional que só atua no ambiente escolar. Ao contrário, ele dispõe de uma imensa área de atuação, e em todas as áreas que requeiram um trabalho educativo. Considerando a Empresa como essencialmente um espaço educativo, estruturado como uma associação de pessoas em torno de uma atividade com objetivos específicos e, portanto, como um espaço também aprendente, cabe à pedagogia a busca de estratégias e metodologias que garantam uma melhor aprendizagem/apropriação de informações e conhecimentos, tendo sempre como pano de fundo a realização de ideais e objetivos precisamente definidos.

Palavras chave: Pedagogia; Empresa; Responsabilidade social; RH; Inclusão

Biografia do Autor

Claudia Rangel da Silva Cunha, UVA

Claudia Rangel da Silva Cunha, Carioca, com 51 anos de idade. Educadora, por AMOR. Pedagoga, pós graduada em Pedagogia empresarial e docência superior, com MBA em Gestão de RH, Mestre em Gestão de RH e comportamento Organizacional pelo Instituto Miguel Torga de Coimbra (Portugal) e estudante de Psicologia.

Referências

ALMEIDA, Marcus Garcia de. Pedagogia empresarial: saberes, práticas e referências. Rio de Janeiro: Brasport, 2006

CHIAVENATO, Idalberto. Carreira e competência: gerenciando o seu maior capital. São Paulo: Saraiva, 2002.

_______________. Gerenciando com as pessoas. Rio de Janeiro: Esevier, 2005.

_______________. Treinamento e desenvolvimento de recursos humanos: como incrementar talentos na empresa. 7.ed. São Paulo: Manole, 2009.

LIBANEO, José Carlos. Pedagogia e Pedagogos, para que? 5. ed. São Paulo: Cortez, 2002.

LOPES, Izolda (org), TRINDADE, Ana Beatriz, CANDINHA, Márcia Alvim. Pedagogia Empresarial: formas e contextos de atuação. 3º Edição. Rio de Janeiro: Wak Editora, 2009.

PAZ, Charlyne Pinheiro da; CARVALHO. Taise Neves. O RH e a Pedagogia Empresarial. 2015. Disponível em< https://www.rhportal.com.br/artigos-rh/o-rhe-a-pedagogia-empresarial/>Acesso em: 25 nov. 2020.

PIRES, Mirele dos Santos; MOURA, Graziella Ribeiro Soares. Pedagogia empresarial: uma perspectiva educacional. Revista de Humanidades, Tecnologia e Cultura; vol.03, n.01, dezembro, p: 389-407, 2013.

RIBEIRO, Amélia Escotto do Amaral. Temas atuais em pedagogia empresarial: aprender para ser competitivo. 3º edição – Rio de Janeiro: Wak Editora, 2010.

______________. Pedagogia Empresarial: atuação do pedagogo na empresa. 6º Edição. Rio de Janeiro: Wak Editora, 2010.

Downloads

Publicado

2023-08-31

Como Citar

da Silva Cunha, C. R. (2023). PEDAGOGIA EMPRESARIAL: A ATUAÇÃO DO PEDAGOGO NO SETOR DE RESPONSABILIDADE SOCIAL DO SUPERMERCADOS MUNDIAL. Revista Desenvolvimento & Civilização, 4(2), 290–306. https://doi.org/10.12957/rdciv.2023.77016