A POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL NO ENSINO BÁSICO: TECENDO MEMÓRIAS E PENSANDO O FUTURO

Autores

  • Thamires Pereira dos Santos Universidade do Estado do Rio de Janeiro https://orcid.org/0000-0003-0169-4780
  • Simone Eliza do Carmo Lessa Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Horrana Campos Ferreira Louzada Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.12957/rdciv.2023.75461

Resumo

Nosso texto traz reflexões sobre a política de Assistência Estudantil e sua relevância para o Ensino Básico. Nesta abordagem, queremos pensar a experiência desta política em processo de construção, em uma escola pública carioca, ressaltando sua importância, potencialidades, bem como sua incompletude, diante da necessidade de oferecer formação e proteção integral aos estudantes. Destacamos que o formato assumido por esta política ainda precisa de ajustes e de ampliação, devendo ser construído democraticamente, por toda a comunidade escolar, em diálogo com as redes de serviços existentes no entorno, sempre na perspectiva de integralidade, visto que se dirige a uma população de crianças e adolescentes em fase tão especial de seu desenvolvimento e processo de aprendizagem. Além disso, nesta reflexão queremos prestar homenagem à companheira de trabalho que faleceu na pandemia de COVID19 e que dividia a elaboração desta reflexão conosco. Este é, portanto, um estudo acadêmico e um registro afetivo de um trabalho construído conjuntamente.

Biografia do Autor

Thamires Pereira dos Santos, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Estudante do Programa de Pós-graduação em Serviço Social da UERJ

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Publicado

2023-08-31

Como Citar

dos Santos, T. P., do Carmo Lessa, S. E., & Ferreira Louzada, H. C. (2023). A POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL NO ENSINO BÁSICO: TECENDO MEMÓRIAS E PENSANDO O FUTURO. Revista Desenvolvimento & Civilização, 4(2), 1–22. https://doi.org/10.12957/rdciv.2023.75461