PEDAGOGOS DA FUNDAÇÃO CASA/SP: DESAFIOS E PERSPECTIVAS NO ATENDIMENTO SOCIOEDUCATIVO

Autores

  • Anderson Soares de Souza Secretaria de Estado da Educação (SEDU) Governo do Estado do Espírito Santo Pedagogo na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio "Ana Lopes Balestrero" https://orcid.org/0000-0001-9414-9751

DOI:

https://doi.org/10.12957/rdciv.2023.76618

Resumo

O presente texto tem por objetivo central apresentar as funções de pedagogos que atuam na Fundação Casa/SP. A finalidade é refletir as possibilidades e os desafios presentes nessa profissão e apontar caminhos que direcionem o olhar de quem almeja trabalhar no sistema socioeducativo por meio de práticas educativas direcionadas aos adolescentes autores de ato infracional. O estudo também apresenta uma reflexão teórica sobre a identidade profissional dos pedagogos bem como analisa brevemente a história da Fundação Casa/SP e a forma como está organizada na atualidade. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que utilizou como abordagem metodológica a análise de conteúdo. O resultado das discussões aponta caminhos metodológicos para o trabalho a ser executado por pedagogos na execução de medidas socioeducativas. Além disso, reflete criticamente os desafios que esses profissionais enfrentam na realização do trabalho junto aos adolescentes.

Biografia do Autor

Anderson Soares de Souza, Secretaria de Estado da Educação (SEDU) Governo do Estado do Espírito Santo Pedagogo na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio "Ana Lopes Balestrero"

Mestre em Educação pela Universidade Cidade de São Paulo (Unicid); licenciado em Pedagogia, Letras e Teatro. Pós-graduado (especialização) em: Magistério do Ensino Superior; Psicopedagogia; Educação, Política e Sociedade; ArteTerapia; NeuroPsicopedagogia Clínica; Educação Especial e Inclusiva e Ensino de Artes. Pedagogo socioeducativo na Fundação Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente (Fundação CASA/SP) no período de 2006 a 2021; Professor do Curso de Pedagogia da Faculdade de São Paulo (FASP) de 2008 a 2020; e Professor do curso de Pedagogia do Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU) de 2018 a 2020). Atualmente trabalha no cargo de pedagogo numa escola pública estadual no Estado do Espírito Santo.

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Publicado

2023-08-31

Como Citar

Souza, A. S. de. (2023). PEDAGOGOS DA FUNDAÇÃO CASA/SP: DESAFIOS E PERSPECTIVAS NO ATENDIMENTO SOCIOEDUCATIVO. Revista Desenvolvimento & Civilização, 4(2), 125–151. https://doi.org/10.12957/rdciv.2023.76618