PEDAGOGIA E EDUCAÇÃO EM MUSEUS: A IMPORTÂNCIA DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PARA ALÉM DOS MUROS DA ESCOLA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/rdciv.2023.76598

Resumo

O presente artigo tem como objetivo discutir a importância das práticas educativas desenvolvidas para além dos muros da escola, especialmente, aquelas realizadas em museus. Desse modo, pretende-se apresentar ao longo do texto algumas considerações acerca das questões que envolvem as instituições museais e os aspectos históricos de seu caráter educativo, realizar apontamentos a respeito da importância da presença de pedagogos em museus e, por fim, elaborar reflexões a partir da minha vivência enquanto educadora nessas instituições e o impacto que tais experiências causaram no meu fazer docente fora desses espaços e dentro dos muros da escola.

Referências

ASENCIO, M; POL, E. Aprender en el museu. Íber-Didática de las Ciências Sociales, Geografia e História, n. 36, ano IX, abril. Barcelona: Ed. Graao, 2013.

CASTRO, F. S. R. (2013). “O que o museu tem a ver com educação?” Educação, cultura e formação integral: possibilidades e desafios de políticas públicas de educação museal na atualidade (Dissertação de Mestrado). Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro.

CHAGAS, M. Há uma gota de sangue em cada museu: a ótica museológica de Mário de Andrade. Cadernos de Sociomuseologia, n. 13. Lisboa: Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, 1999.

CHAGAS, M. Diabruras do Saci: museu, memória, educação e patrimônio. Musas – Revista Brasileira de Museus e Museologia, n. 1, p. 135-146, 2004.

FREIRE, Paulo. Ação Cultural para a Liberdade e outros escritos. São Paulo: Paz e Terra, 10a ed., 2003.

KRAMER, S. Produção cultural e educação: algumas reflexões críticas sobre educar com museus. In: KRAMER, S.; LEITE, M. I. (Orgs.). Infância e produção cultural. Campinas. São Paulo: Papirus, 1998.

LEITE, M. I. Museu de arte: espaços de educação e cultura. In: LEITE, M. I.; OSTETTO, L. E. (Orgs.). Museu, educação e cultura: encontros de crianças e professores com a arte. Campinas. São Paulo: Papirus, 2012.

LEITE, M. I.; REDDIG, A. B.. O lugar da infância nos museus. Musas – Revista Brasileira de Museus e Museologia, n. 3, p. 32-41, 2007.

LIBÂNEO, J. C. Pedagogia e pedagogos, para quê?. 7ª Ed. São Paulo: Cortez, 2004.

MOURA, M. T. J. A. de. Escola e museu de arte: uma parceria possível para a formação artística e cultural das crianças. Revista Teias (Rio de Janeiro), Rio de Janeiro, n. 11-12, s.p., ano: 6, jan/dez, 2005.

REIS, M. A. de S.; PINHEIRO, M. do R. Para uma pedagogia do museu: algumas reflexões. Museologia e Patrimônio, v. 2, n. 1, p. 36-46, jan/jun., 2009.

SARAIVA, K. S. O. (2012). Saberes e práticas na educação não formal: os saberes mobilizados pelos mediadores do Espaço Memorial Carlos Chagas Filho (Dissertação de Mestrado). Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro.

SILY, P. R. M. (2012). Casa de ciência, casa de educação: ações educativas do Museu Nacional (1818-1935) (Tese de Doutorado). Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro.

UNESCO. Reunião de especialistas na proteção e promoção de museus e coleções. Rio de Janeiro, 2012. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000216865_por

VALENTE, M. E. A Conquista do Caráter Público do Museu. In: GOUVÊA, G.; MARANDINO, M.; LEAL, M. (Orgs.). Educação e Museu: A construção social do caráter educativo dos museus de ciência. Rio de Janeiro: Acess, 2003.

VASCONCELLOS, M. das M. N. Educação em museus: qual é a especificidade deste tempo? Qual é a importância de se respeitar de forma rigorosa suas especificidades?. Ensino em Re-Vista (Uberlândia), Uberlândia, v. 20, n. 1, p. 29-42, jan./jun., 2013.

Downloads

Publicado

2023-08-31

Como Citar

Gomes, C. E. D. (2023). PEDAGOGIA E EDUCAÇÃO EM MUSEUS: A IMPORTÂNCIA DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PARA ALÉM DOS MUROS DA ESCOLA. Revista Desenvolvimento & Civilização, 4(2), 181–194. https://doi.org/10.12957/rdciv.2023.76598