PEDAGOGIA E GESTÃO EDUCACIONAL: DIÁLOGOS E NARRATIVAS SOBRE A PRÁXIS GESTORA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/rdciv.2023.76194

Resumo

O texto objetiva discutir concepções teórico-práticas da gestão educacional, partindo das narrativas de experiências do vivido (LIMA; GERALDI e GERALDI, 2015). Dialoga com a formação inicial e continuada no trabalho do gestor, que se faz na práxis. Destaca os principais autores que tecem este trabalho: Freire, Paro, Gramsci, Cury, entre outros. Conjugando as análises a partir do cruzamento das experiências com as obras citadas, as sínteses iniciais apontam para o entendimento do cotidiano, dos saberes populares e da escola pública para que se possa caminhar rumo à democratização da gestão educacional.Educação; 

Biografia do Autor

Viviane Merlim Moraes, Universidade Federal Fluminense - UFF

Possui graduação em Pedagogia, especialização em Educação Superior, mestrado em Educação e doutorado em Educação, pela Universidade Federal Fluminense. É Professora Adjunta na Faculdade de Educação da UFF, no Departamento de Sociedade, Educação e Conhecimento, na área de Organização do Trabalho na Escola.

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Publicado

2023-08-31

Como Citar

Moraes, V. M. (2023). PEDAGOGIA E GESTÃO EDUCACIONAL: DIÁLOGOS E NARRATIVAS SOBRE A PRÁXIS GESTORA. Revista Desenvolvimento & Civilização, 4(2), 234–257. https://doi.org/10.12957/rdciv.2023.76194