Editorial
DOI:
https://doi.org/10.12957/rdciv.2023.78717Resumo
O segundo número do volume quatro da Revista Desenvolvimento & Civilização traz com destaque, além dos textos de fluxo contínuo, o dossiê “Pedagogia em Cena: saberes e experiências de pedagogos/as em diferentes espaços de atuação.”
A publicação do conjunto de textos que compõem este dossiê tem como objetivo principal apresentar um panorama dos campos possíveis de trabalho a serem explorados por esse profissional, o/a pedagogo/a, considerando a capilaridade e permeabilidade das práticas educativas em diferentes espaços formativos escolares e não-escolares na contemporaneidade. Com essa perspectiva, os autores dos textos assinam artigos que buscam dialogar com estudantes ou aspirantes ao curso de pedagogia, pedagogos/as e demais profissionais da educação e áreas afins inseridos em contextos de educação formal e não-formal, contribuindo com suas reflexões e experiência para fornecer uma visão introdutória, mas crítica dos dilemas, desafios e possibilidades que perpassam a prática profissional dos/as pedagogo/as nos referidos contextos de educação.
A centelha que acende o interesse dos organizadores desse dossiê pelo multifacetado espaço de atuação do/a pedagogo/a na atualidade é desencadeada por questões que se relacionam ao debate sobre o estatuto epistemológico, formativo e profissional da pedagogia, considerando esta em sua tríplice constituição como ciência, curso e profissão. Desse modo, ao constatar o relativo desconhecimento, por parte de estudantes ingressantes deste curso, das atribuições e possibilidades de atuação do profissional da pedagogia para além da docência na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental, nasce, em 2013, na Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF) e pelas mãos de pedagogos/as que atuavam nesse espaço o projeto “Pedagogos em Cena”, um encontro bimestral entre pedagogos/as atuantes em diversos espaços educativos e os alunos do curso de pedagogia daquela faculdade. Além de contribuir para a construção e fortalecimento identidade profissional dos/as futuros/as pedagogos/as, tais conversas objetivavam fortalecer os vínculos entre estes/as e o curso de Pedagogia.
Com a intenção de expandirmos e intensificarmos o debate sobre o estatuto científico e profissional da pedagogia entre estudantes e profissionais desse campo, levamos, em 2018, a experiência do “Pedagogos em Cena” para o Programa Desenvolvimento e Educação Theotônio dos Santos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (ProDEd-TS/UERJ) através do projeto de extensão Pedagogos/as e a Pedagogia: ciência, saberes pedagógicos e espaços de atuação profissional. Em 2020, em razão da pandemia da Covid-19 e da consequente suspensão das atividades presenciais no espaço físico da UERJ, fomos desafiados a realizar adaptações no formato de nossas ações para manter o projeto ativo. Assim, as rodas de conversas voltadas para estudantes do curso de pedagogia com profissionais pedagogos/as atuantes em diferentes espaços educacionais deram lugar às conversas com esses profissionais realizadas através de transmissões ao vivo no canal do Youtube Pedagogos em Cena, especialmente criado para este fim.
O “Pedagogos em Cena” focou na identificação da diversidade de espaços nos quais os pedagogos/as têm atuado profissionalmente. Ao longo do ano de 2020 foram transmitidas 12 lives com a participação de 22 pedagogos/as convidados/as, representando os seguintes campos de atuação: educação museal, gestão de pessoas, orientação educacional, instituições socioeducativas, movimentos sociais, educação e cinema, educação e mídias, educação e saúde e gestão educacional. Também foram entrevistados pesquisadores com formação em pedagogia e com pesquisas relacionadas ao tema.
Os textos deste dossiê trazem as contribuições desses/as pedagogos/as para o debate sobre as distintas formas nas quais a educação se faz presente no contexto sócio-histórico que vivemos e o papel crítico-reflexivo do/a profissional pedagogo/a nas instituições, organizações e movimentos sociais que demandam a intervenção teórica e prática desse profissional. Desse modo, para além das diferentes experiências e referenciais teóricos evidenciados nos artigos que compõem esse dossiê, há um fio comum que une todos os textos: o processo de construção de trajetórias e identidades profissionais e a busca por afirmação e legitimação da pedagogia como saber que fundamenta a prática educativa seja ela exercida no âmbito da educação escolar, seja ela realizada em contextos não-escolares.
Complementando essa edição, e consoante quanto à perspectiva crítica e multidisciplinar assumida pela revista, segue-se um conjunto seis textos produzidos por pesquisadores de diferentes áreas como o direito, a comunicação social, o serviço social, a sociologia e a própria pedagogia. Dentre os temas em destaque estão perspectivas históricas e atuais sobre luta dos trabalhadores e precarização do trabalho, políticas públicas de patrimônio e reordenamento urbano e políticas de expansão da educação e assistência estudantil.
O conjunto de texto desse volume oferece ao leitor a oportunidade de navegar por diferentes modos e formas de se vivenciar não apenas as políticas de educação, marcantes nos contextos explorados pelo dossiê, mas adentrar os meandros e contradições das políticas sociais que expressam as disputas dos diferentes blocos no poder que ocupam o Estado que, como destacou o filósofo Antônio Gramsci, conjuga relações de força nas quais se fazem presente a sociedade política e a sociedade civil.
Jonas Magalhães
Moacyr Ramos
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Revista Desenvolvimento e Educação está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista Desenvolvimento e Educação pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à revista. Toda vez que um artigo for citado, replicado em repositórios institucionais e/ou páginas pessoais ou profissionais, deve-se apresentar um link para o artigo disponível no site da Revista Desenvolvimento e Educação.