PEDAGOGIA E TECNOLOGIAS: POSSIBILIDADES E DESAFIOS VIVENCIADOS NA CIBERCULTURA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/rdciv.2023.76625

Resumo

O artigo aqui apresentado tem como objetivo narrar o percurso formativo do profissional da pedagogia atuando na área de tecnologias no âmbito universitário, tendo como lócus de atuação a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), no Laboratório de Tecnologias de Informação e Comunicação (LaTIC) da Pró-reitoria de Graduação (PR-1), com a finalidade de apresentar por meio da experiência vivida na universidade alguns projetos que articulam as tecnologias digitais em rede com as ações pedagógicas na graduação presencial da universidade. Trata-se de uma abordagem cotidianista (ALVES, 2008, CERTEAU, 2014) ao buscar narrativas e experiências para dialogar sobre a temática que envolve pedagogia e tecnologia. Como resultado ressaltamos a importância de uma aprendizagem contínua e curiosa sobre os fenômenos da cibercultura no âmbito da educação para que seja possível a partir do conhecimento técnico das interfaces ‘pensarfazer’ propostas pedagógicas que envolvam as tecnologias nas diversas práticas educativas ‘dentrofora’ da sala de aula.


Biografia do Autor

Alexsandra Barbosa da Silva, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Mestre e doutoranda em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - PROPED/UERJ. Possui licenciatura e bacharelado em Pedagogia pela UERJ e especialização em Supervisão Escolar pelo Centro Universitário Augusto Motta - UNISUAM. Atualmente é Pedagoga na Pró-reitoria de Graduação (UERJ/PR1), sendo responsável pela coordenação do Laboratório de Tecnologias de Informação e Comunicação (LaTIC). Membro do Grupo de Pesquisa Educação e Cibercultura - EDUCIBER (UERJ).

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Publicado

2023-08-31

Como Citar

da Silva, A. B. (2023). PEDAGOGIA E TECNOLOGIAS: POSSIBILIDADES E DESAFIOS VIVENCIADOS NA CIBERCULTURA. Revista Desenvolvimento & Civilização, 4(2), 276–289. https://doi.org/10.12957/rdciv.2023.76625