PEDAGOGIA E TECNOLOGIAS: POSSIBILIDADES E DESAFIOS VIVENCIADOS NA CIBERCULTURA
DOI:
https://doi.org/10.12957/rdciv.2023.76625Resumo
O artigo aqui apresentado tem como objetivo narrar o percurso formativo do profissional da pedagogia atuando na área de tecnologias no âmbito universitário, tendo como lócus de atuação a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), no Laboratório de Tecnologias de Informação e Comunicação (LaTIC) da Pró-reitoria de Graduação (PR-1), com a finalidade de apresentar por meio da experiência vivida na universidade alguns projetos que articulam as tecnologias digitais em rede com as ações pedagógicas na graduação presencial da universidade. Trata-se de uma abordagem cotidianista (ALVES, 2008, CERTEAU, 2014) ao buscar narrativas e experiências para dialogar sobre a temática que envolve pedagogia e tecnologia. Como resultado ressaltamos a importância de uma aprendizagem contínua e curiosa sobre os fenômenos da cibercultura no âmbito da educação para que seja possível a partir do conhecimento técnico das interfaces ‘pensarfazer’ propostas pedagógicas que envolvam as tecnologias nas diversas práticas educativas ‘dentrofora’ da sala de aula.
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