A GREVE E OS SEUS NOVOS RUMOS
DOI:
https://doi.org/10.12957/rdciv.2023.78608Abstract
Este artigo tem o objetivo de mostrar uma perspectiva sobre o que é a greve, como esta forma de resistência se expandiu no mundo e no nosso país, além de como a legislação trabalhista brasileira lida com a capacidade de mobilização dos trabalhadores e de que modo o movimento assume um papel de protagonista na luta social. O texto fala ainda que a estratégia de confronto da classe trabalhadora, por intermédio das greves, independe de leis, pois a legislação trabalhista sempre tentou prejudicar o lado mais fraco: o dos trabalhadores. Mesmo com todas as dificuldades, a classe conseguiu, nos períodos de luta, estabelecer uma importante linha de resistência, que afeta diretamente a esfera de circulação do capital, atingindo a base de produção de riqueza, centrada no livre fluxo de mercadorias, pessoas e informações. No entanto, outras sociabilidades estão surgindo, visando transformar a sociedade. Estas novas formas de lutas têm o propósito de redesenhar o futuro no Brasil.References
BARELLI, Walter. Prefácio. In: OLIVERA, Carlinhos Rodrigues de; NORONHA, Eduardo Garuti (Orgs.). Greves no Brasil (de 1968 aos dias atuais). Depoimento de lideranças. São Paulo: Cortez, 2015. (Coleção por que cruzamos os braços; v.1)
FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. São Paulo: Graal, 2017;
LOUREIRO, Isabel. Rosa Luxemburgo. Textos escolhidos. São Paulo: Unesp, 2011, v. 1.
MARX, Karl. O Capital: Crítica da Economia Política. Livro I. Capítulo 9. A legislação Fabril (cláusulas sanitárias e educacionais). Sua generalização na Inglaterra. Ebook. Boitempo Editorial.
MATTOS, Marcelo Badaró. Novas bases do protagonismo sindical na América Latina: o caso brasileiro. In: LEHER, Roberto; SETÚBAL, Mariana (Orgs.). Pensamento crítico e movimentos sociais: diálogos para uma nova práxis. São Paulo: Cortez, 2005.
NOGUEIRA, Marco Aurélio. As ruas e a democracia: ensaios sobre o Brasil Contemporâneo. Brasília: Fundação Astrojildo Pereira (FAB); Rio de Janeiro: Contraponto, 2013.
PILAGALLO, Oscar. O girassol que nos tinge: uma história das Diretas Já, o maior movimento popular do Brasil. 1. ed. São Paulo: Fósforo, 2023.
SCHUTRUMPF, Jorn. Rosa Luxemburgo ou o preço da liberdade. 2. ed. São Paulo: Fundação Rosa Luxemburgo. 2015.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Revista Desenvolvimento e Educação está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista Desenvolvimento e Educação pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à revista. Toda vez que um artigo for citado, replicado em repositórios institucionais e/ou páginas pessoais ou profissionais, deve-se apresentar um link para o artigo disponível no site da Revista Desenvolvimento e Educação.