SERVIÇOS DE APOIO PEDAGÓGICO NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR: CONTRIBUIÇÕES DO/A PEDAGOGO/A NA POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/rdciv.2023.76189

Resumo

O presente artigo tem como motivação principal problematizar os espaços e as possibilidades de atuação do/a pedagogo/a na universidade e em instituições de ensino superior (IES).  De modo mais específico, busca  refletir sobre a importância desse profissional na atual política de assistência estudantil, mormente nos serviços e ações de apoio pedagógico que compõem uma das linhas de atuação do Plano Nacional de Assistência Estudantil (PNAES). Apoiando-se em uma pesquisa de tipo bibliográfica e documental, discutimos as mudanças no perfil dos estudantes das IES públicas,  sua relação com as políticas de reserva de vagas em curso desde a última década e a indispensável consecução de políticas estudantis de assistência e permanência que garantam não só o acesso, mas a permanência e o sucesso escolar dos estudantes mais vulneráveis no ensino superior. Apresentamos estudos sobre os processos de transição e integração de estudantes no ambiente universitário que apontam para a necessidade premente de criação de dispositivos que contribuam para o atendimento de dificuldades de aprendizagem, desenvolvimento de habilidades de estudo e integração social e acadêmicos dos estudantes no ensino superior. Finalmente, defendemos a relevância dos serviços de apoio pedagógico no referido contexto e a primazia da atuação do/a pedagogo/a em ações dessa natureza, em razão da importância de se qualificar esse serviço conferindo-lhe um olhar especializado, reflexivo e crítico. 

Biografia do Autor

Jonas Emanuel Pinto Magalhães, Secretaria Estadual de Ensino do Rio de Janeiro (SEEDUC/RJ) Universidade Federal Fluminense (UFF)

ossui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e Mestrado em Políticas Públicas e Formação Humana. Atualmente é doutorando em Políticas e Formação Humana (PPFH/UERJ), onde desenvolve pesquisa sobre os fundamentos políticos, epistemológicos e pedagógicos das competências socioemocionais.Tem experiência na área de Educação, como professor de educação infantil, dos primeiros anos do Ensino Fundamental, Educação de Jovens e Adultos, Ensino Médio (disciplinas pedagógicas) e Pós-Graduação (cursos semi-presenciais), como pedagogo e como pesquisador nas áreas de Epistemologia, Formação de Professores, Trabalho e Educação e Políticas Públicas de Educação. Atua como pedagogo na Escola de Serviço Social da Universidade Federal Fluminense e como docente no curso de formação de professores em nível médio da Rede Estadual de Educação do Rio de Janeiro ministrando a disciplina "Conhecimentos Didáticos e Pedagógicos da Educação Infantil".. Atualmente coordena o projeto de extensão "Pedagogos e a pedagogia: ciência, saberes pedagógicos e espaços de atuação profissional? desenvolvido na UERJ, através do Programa de Desenvolvimento "Theotônio dos Santos" e o grupo de estudos "Trabalho, Práxis e Formação Docente". É membro do grupo de pesquisa THESE - projetos Integrados em Trabalho, História, Educação e Saúde (UFF-UERJ-EPSJV-Fiocruz) e um dos coordenadores do grupo de pesquisa Trabalho, Práxis e Formação Docente.

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Publicado

2023-08-31

Como Citar

Magalhães, J. E. P. (2023). SERVIÇOS DE APOIO PEDAGÓGICO NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR: CONTRIBUIÇÕES DO/A PEDAGOGO/A NA POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL. Revista Desenvolvimento & Civilização, 4(2), 195–233. https://doi.org/10.12957/rdciv.2023.76189