EDUCAÇÃO DO CAMPO: A TRAJETÓRIA DO MOVIMENTO DOS TRABALHADORES RURAIS SEM TERRA (MST), NA LUTA PELA TERRA E POR ESCOLA NA REGIÃO NORTE DE MATO GROSSO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/rdciv.2023.76452

Resumo

Este texto pretende contribuir com o debate pedagógico trazendo algumas reflexões sobre a organização, luta, conquistas da terra e da escola pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra - MST. Através da pesquisa bibliográfica buscamos elementos teóricos para percorrer um pouco o caminho traçado por esse movimento, sua história de resistência contra o modelo de desenvolvimento agrário do agronegócio a conquista do Assentamento 12 de Outubro na região Norte de Mato Grosso, da Escola Estadual Florestan Fernandes, da educação do campo e como se constitui um projeto desenvolvido pela escola e sua relação com a comunidade. Destacaremos também a importância do papel do/a educador/a no processo da reforma agrária e uma pedagogia crítica de interesse dos assentados e outros aspectos importantes para tecermos significações, trazendo à tona atores sociais organizados em coletivos que lutam pela terra e transformação social, na garantia de direitos fundamentais, como: educação, saúde, moradia, crédito rural, produção, industrialização e comercialização de seus produtos.

Biografia do Autor

Ana Maria do Reis, Secretaria de Estado de Educação - SEDUC/MT

Possui graduação em licenciatura em Pedagogia pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), 2015, Mestranda em Geografia pelo Programa Desenvolvimetno Territorial na América Latina e Caribe, pela UNESP. Atualmente professora na Escola Estadual Florestan Fernandes, Cláudia/MT.

Waldemir Aparecido Smanhoto, Secretaria Municipal de Educação de Cláudia

É professor efetivo lotado na Secretaria Municipal de Educação de Cláudia/MT. Educador no Assentamento 12 de Outubro, conquistado pelo Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST). Possui formação em Pedagogia (1999), Especialização em Educação Matemática (2002) E Mestrado em Educação (2018) pela Universidade Estadual de Mato Grosso - UNEMAT. Atualmente é doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF

Downloads

Publicado

2023-08-31

Como Citar

do Reis, A. M., & Smanhoto, W. A. (2023). EDUCAÇÃO DO CAMPO: A TRAJETÓRIA DO MOVIMENTO DOS TRABALHADORES RURAIS SEM TERRA (MST), NA LUTA PELA TERRA E POR ESCOLA NA REGIÃO NORTE DE MATO GROSSO. Revista Desenvolvimento & Civilização, 4(2), 307–328. https://doi.org/10.12957/rdciv.2023.76452