INTERIORIZAÇÃO DA EPT DO IF GOIANO CAMPUS CERES VIVENCIADA POR ALUNOS E EGRESSOS DE GUARINOS-GO

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DOI:

https://doi.org/10.12957/rdciv.2023.77814

Resumo

Desde a sua constituição em 2008, os Institutos Federais (IFs) vêm expandindo o número de cursos e vagas na Educação Profissional, promovendo o desenvolvimento local e regional na perspectiva de interiorização da Rede Federal. Sua função social é viabilizar a inserção social e cultural dos jovens da classe trabalhadora, possibilitando uma formação humana integral e emancipatória e contribuindo para a diminuição das desigualdades sociais. Com base nessa perspectiva da interiorização e da inclusão dos jovens dos pequenos municípios distantes do IF, o objetivo geral da pesquisa é investigar a inserção dos alunos de Guarinos no Ensino Médio Integrado (EMI) e nos cursos técnicos subsequentes do IF Goiano – Campus Ceres. A pesquisa se caracteriza como qualitativa, seu foco é exploratório, com pesquisa de campo. Os dados foram coletados com entrevistas e grupo focal. Os resultados indicam que o principal obstáculo para um jovem de Guarinos cursar o EMI é ter que mudar de cidade, já que algumas famílias não conseguem custear as despesas. Falta também informação e conhecimento sobre a qualidade do ensino ofertado no IF Goiano - Campus Ceres.

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Publicado

2023-08-31

Como Citar

Pereira Alves, S. dos R., de Carvalho, M. A., & da Silva Santiago, L. A. (2023). INTERIORIZAÇÃO DA EPT DO IF GOIANO CAMPUS CERES VIVENCIADA POR ALUNOS E EGRESSOS DE GUARINOS-GO. Revista Desenvolvimento & Civilização, 4(2), 23–43. https://doi.org/10.12957/rdciv.2023.77814