As ‘Brizoletas’: sentido e contexto histórico e o contraste com o tempo presente
DOI:
https://doi.org/10.12957/rdciv.2023.78703Resumo
Este artigo busca resgatar o sentido social, político, cultural e educacional do projeto de ação. Nenhuma criança ficou fora da escola no período que Leonel de Moura Brizola governou o Estado do Rio Grande do Sul, no mandato que iniciou em 1959. O projeto envolvia a construção de centenas de pequenas escolas públicas laicas, especialmente na zona rural, popularmente foram denominadas de “brizoletas”. Onde houvesse vinte crianças a serem escolarizadas, construiu-se uma escola, com uma professora dominantemente com curso normal substituindo professores leigos e vinculados ao poder político ou religioso local. O texto efetiva uma relação entre os contextos históricos e sentido político das ‘brizolistas’ e dos Centros Integrados de Educação Pública (CIEPS), comumente denominados de “brizolões”. O artigo tem um aspecto de depoimento, pois fui da primeira geração que estudou nas “brizoletas” e acompanhei a implantação dos CIEPS/brizolões ao longo dos dois mandatos do governador Leonel Brizola no Rio de Janeiro.
Palavras-chave: Política educacional; resgate histórico; “brizoletas"; “brizolões"; escola pública.
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