PEDAGOGIA E CINEMA: ENQUADRAMENTOS POSSÍVEIS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/rdciv.2023.76150

Resumo

O presente artigo apresenta um breve panorama das possibilidades de atuação do/a pedagogo/a e do/a professor/a no campo cinema-educação, tendo como fio condutor da narrativa as pistas reveladas ao longo do meu percurso formativo. Fundamentando-se no gesto pedagógico de prestar atenção ao mundo, bem como no aporte sensível-teórico-metodológico necessário para caminhar entre palavras, sons, imagens e apontamentos, a potência provocada pela entrada do cinema na escola sinaliza a importância deste encontro.

Palavras-chave: Pedagogia; Cinema-Educação; Escola; Espaçostempos.

Biografia do Autor

Andreza Oliveira Berti, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutora em Educação. Pedagoga, normalista e professora com experiência na educação pública - da educação infantil ao ensino superior. Integra a equipe gestora do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, atuando como diretora adjunta de ensino (gestão 2020-2023). Pesquisadora nos campos do cinema-educação e das corporeidades. Vice-líder do Grupo de Pesquisa Educação Física Escolar, Experiências Lúdicas e Artísticas; Corporeidades (ELAC-UFF) e integrante do Grupo Cinema: Aprender e Desaprender do Laboratório de Educação, Cinema e Audiovisual (CINEAD/LECAV/UFRJ).

Referências

BERGALA, Alain. A hipótese-cinema: Pequeno tratado de transmissão do cinema dentro e fora da escola. Rio de Janeiro: Booklink; CINEAD-LISE -FE/UFRJ, 2008.

BERTI, Andreza. O que pode uma escola? Gestos pedagógicos e cinematográficos em foco. Rio de Janeiro: coleção cinemas e educações, editora Multifoco, 2022.

MIGLIORIN, Cezar. Deixem essas crianças em paz: o mafuá e o cinema na escola. In: BARBOSA, Maria Carmen e SANTOS, Maria Angélica (Org.). Escritos de alfabetização audiovisual. Porto Alegre: Libretos, 2014. pp. 99-107.

Downloads

Publicado

2023-08-31

Como Citar

Berti, A. O. (2023). PEDAGOGIA E CINEMA: ENQUADRAMENTOS POSSÍVEIS. Revista Desenvolvimento & Civilização, 4(2), 168–180. https://doi.org/10.12957/rdciv.2023.76150