Ir para o conteúdo principal Ir para o menu de navegação principal Ir para o rodapé
Revista TransVersos
  • Atual
  • Arquivos
  • Sobre
    • Sobre a Revista
    • Submissões
    • Equipe Editorial
    • Declaração de Privacidade
    • Contato
  • Anúncios
  • LEDDES
  • PPGH
  • Cadastro
  • Acesso
  1. Início /
  2. Buscar

Buscar

Filtros avançados
De
Até

Resultado da pesquisa

Found 55 items.
  • TODAS NARRATIVAS CONTADAS SOBRE NÓS, DEVEM SER RECONTADAS? HISTÓRIA PÚBLICA E ENSINO DE HISTÓRIA

    Edson Silva de Lima
    2024-12-12
    DOI: https://doi.org/10.12957/transversos.2024.88543
  • MEMÓRIAS DE PROFESSORAS DE HISTÓRIA: SOBRE SI MESMA E OS PROCESSOS DE FORMAÇÃO EM HISTÓRIA

    Jaqueline Aparecida Martins Zarbato
    2024-12-12
    DOI: https://doi.org/10.12957/transversos.2024.88540
  • REFLEXÕES SOBRE O SUL-SUDESTE-CENTRISMO EM RELAÇÃO AOS ESTUDOS DO ENSINO DE HISTÓRIA E HISTÓRIA DIGITAL: UMA CONVERSA COM MARCELLA ALBAINE, HSTÉFFANY MUNIZ E CLEICIMAR SOUZA.

    Natália Batista Peçanha, Maria Lúcia Bezerra da Silva Alexandre
    112 - 127
    2023-05-10
    DOI: https://doi.org/10.12957/transversos.2023.71911
  • ÁFRICA OCIDENTAL EM MANUSCRITOS BRASÍLICOS DO SÉCULO XVIII.

    Raphael Santos
    37 - 54
    2021-08-30
    DOI: https://doi.org/10.12957/transversos.2021.50726
  • O ENSINO DE HISTÓRIA EM COVERGÊNCIA: DISPUTAS E RESISTÊNCIAS EM TEMPOS DE CIBERESPAÇO E MOVIMENTOS CONSERVADORES

    Raone Cassin Maia Ferreira
    129-150
    2020-04-30
    DOI: https://doi.org/10.12957/transversos.2020.49436
  • POR UMA CIDADANIA DIGITAL: ENSINO DE HISTÓRIA E NOVAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO.

    Natália Batista Peçanha, Maria Lúcia Bezerra da Silva Alexandre
    6 - 11
    2023-05-10
    DOI: https://doi.org/10.12957/transversos.2023.75496
  • Ensino de História na educação básica: a experiência histórica romana, e o tempo presente, na sala de aula

    Naicon de Souza Brinco
    230-251
    2021-12-22
    DOI: https://doi.org/10.12957/transversos.2021.62326
  • "O FAROL QUE ILUMINA CAMINHOS DA REVOLUÇÃO MOÇABICANA": A IMAGEM DE JOSINA MUTHEMBA MACHEL COMO INSTRUMENTO POLÍTICO (1975-1986)

    Júlia Tainá Monticeli Rocha
    14-33
    2021-04-30
    DOI: https://doi.org/10.12957/transversos.2021.54072
  • Diálogos entre a História Antiga e o ensino de História: a História global no currículo da BNCC do sexto ano

    Alexandre Galvão Carvalho, Lucas Werlang Girardi, Carolina Ferreira de Figueiredo
    252-274
    2021-12-22
    DOI: https://doi.org/10.12957/transversos.2021.62762
  • O ensino de história e cultura indígena e afro-brasileira: mudanças e desafios de uma década de obrigatoriedade

    Renata Figueiredo Moraes, Sabrina Machado Campos
    11-34
    2018-08-27
    DOI: https://doi.org/10.12957/transversos.2018.35855
  • DEUSES DO EGITO (2016): UMA NARRATIVA FÍLMICA DA CIVILIZAÇÃO BRANCA

    José Maria Gomes de Souza Neto
    21-44
    2019-08-23
    DOI: https://doi.org/10.12957/transversos.2019.44749
  • PRECONCEITO EM FOCO NA SALA DE AULA: ENTRE O DEBATE O TRABALHO DE CAMPO

    Priscila Aquino Silva
    167-183
    2019-08-23
    DOI: https://doi.org/10.12957/transversos.2019.44741
  • DIDÁTICA DA HISTÓRIA E CURRÍCULOS PARA O ENSINO DE HISTÓRIA: RELACIONANDO PASSADO, PRESENTE E FUTURO NA DISCUSSÃO SOBRE O EUROCENTRISMO

    Jean Carlos Moreno
    125-147
    2019-08-23
    DOI: https://doi.org/10.12957/transversos.2019.44739
  • A CRÍTICA EUROCÊNTRICA NO ENSINO DE HISTÓRIA DA AMÉRICA: ABORDAGENS SOBRE A RETÓRICA LASCASIANA

    Rafael Gonçalves Borges
    98-124
    2019-08-23
    DOI: https://doi.org/10.12957/transversos.2019.44738
  • MARCAS DA ACÇÃO COLONIAL EM ANGOLA: A LUZ DAS MEMÓRIAS E NARRATIVAS DE ESCRITORES ANGOLANOS.

    Yuri Manuel Francisco Agostinho
    400-416
    2019-04-24
    DOI: https://doi.org/10.12957/transversos.2019.42074
  • DESAFIOS DO ENSINO DE HISTÓRIA PARA ALUNOS SURDOS EM UMA ESCOLA INCLUSIVA DA BAIXADA FLUMINENSE

    Paulo José Assumpção dos Santos, Silvio de Almeida Carvalho Filho, Celeste Azulay Kelman
    518-539
    2019-04-24
    DOI: https://doi.org/10.12957/transversos.2019.42054
  • NÓS, OS DO MAKULUSU, ROMANCE DE GUERRA COMBATE, VIOLÊNCIA E LIBERTAÇÃO NA NARRATIVA DE LUANDINO VIEIRA

    Edvaldo Aparecido Bergamo, Rogério Max Canedo Silva
    155-178
    2019-04-24
    DOI: https://doi.org/10.12957/transversos.2019.42040
  • Da estrada à universidade: uma conversa com Michael Baré, o primeiro aluno cotista indígena da UERJ

    Vinícius de Castro Lima Vieira, Fernanda Miranda de Carvalho Torres
    171-188
    2018-08-30
    DOI: https://doi.org/10.12957/transversos.2018.36224
  • A Lei 11.645/2008 e os indígenas nos livros didáticos de História do Ensino Médio

    Jonathan Busolli, Luís Fernando da Silva Laroque
    35-52
    2018-08-27
    DOI: https://doi.org/10.12957/transversos.2018.35937
  • O MUSEU (E OS OUTROS MUSEUS) NA CONSTRUÇÃO E RESSIGNIFICAÇÃO DE PETRÓPOLIS COMO DESTINO TURÍSTICO HISTÓRICO

    Isabella Vicente Perrotta
    77-95
    2023-08-30
    DOI: https://doi.org/10.12957/transversos.2023.75381
  • O turismo em construção: o processo de transformação do Rio de Janeiro em destino turístico

    Lara Jogaib Nunes
    11-28
    2023-08-30
    DOI: https://doi.org/10.12957/transversos.2023.76734
  • GUIA DE TURISMO RODOVIÁRIO DO RIO GRANDE SUL – 1952: UMA JANELA PARA COMPREENSÃO DO TURISMO NO ESTADO

    Maurício Ragagnin Pimentel, Dalila Hallal, Dalila Müller
    201-222
    2023-08-30
    DOI: https://doi.org/10.12957/transversos.2023.76497
  • A EXPERIÊNCIA DA PÁGINA DOMINICAL DE TURISMO NO DIÁRIO “O JORNAL” ENTRE 1926 E 1928 EM PROL DO DESENVOLVIMENTO TURÍSTICO NO BRASIL

    Marcelo Antonio Sotratti
    158-176
    2023-08-30
    DOI: https://doi.org/10.12957/transversos.2023.76491
  • Homo academicus: as africanidades e afrodescendências nos cursos de História da UFPI e UESPI

    Lucas Rafael Santos Costa, Pedro Pio Fontineles Filho
    102-122
    2018-08-27
    DOI: https://doi.org/10.12957/transversos.2018.35658
  • O ENSINO DE HISTÓRIA EM ENCRUZILHADA: UM ENCONTRO ENTRE A SALA DE AULA INVERTIDA E AS TECNOLOGIAS DIGITAIS

    Leandro Casali de Oliveira Medeiros, Vanessa Spinosa
    92 - 111
    2023-05-10
    DOI: https://doi.org/10.12957/transversos.2023.73024
  • ENSINO DE HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA E A EXPANSÃO DO CAPITAL IMPERIALISMO NO CIBERESPAÇO

    Naicon de Souza Brinco
    70 - 91
    2023-05-10
    DOI: https://doi.org/10.12957/transversos.2023.73011
  • O QUE SIGNIFICA SER UM PROFESSOR YOUTUBER DE HISTÓRIA? APONTAMENTOS SOBRE ATIVIDADE DOCENTE, PRÁTICAS E VISUALIDADES PARA O ENSINO DE HISTÓRIA NO YOUTUBE

    Pedro Botelho Rocha
    12 - 29
    2023-05-10
    DOI: https://doi.org/10.12957/transversos.2023.72659
  • TRAJETÓRIAS MIGRANTES: JEITOS DE SER E ESTAR NO MUNDO DE DEMBA SOKHNA

    Cristine Fortes Lia, Katani Monteiro, Franciele de Almeida de Oliveira
    70-90
    2023-01-04
    DOI: https://doi.org/10.12957/transversos.2022.70485
  • O TEMPO DA CULTURA E AS PERMANÊNCIAS INDIVIDUAIS E COMUNITÁRIAS EM CONTEXTOS DA AMAZÔNIA SUL OCIDENTAL.

    Luciana Eliza dos Santos, Beatriz Magalhães de Castro, Alexandre Anselmo dos Santos
    33 - 53
    2022-08-31
    DOI: https://doi.org/10.12957/transversos.2022.68798
  • Juízo dos órfãos, emancipação e tutelas de ingênuos em Belém (1871-1890)

    Victor Hugo Modesto
    77-95
    2022-06-05
    DOI: https://doi.org/10.12957/transversos.2022.64584
  • Fazenda Engenho Novo: História oral e memória negra na cidade de São Gonçalo

    Daiana Sousa Santiago, Samuel Silva Rodrigues de Oliveira
    120-142
    2022-06-05
    DOI: https://doi.org/10.12957/transversos.2022.64555
  • Aprendizagem escolar de História em tempos de pandemia no Cap-UERJ: um olhar didáticohistórico sobre o tempo presente

    Giselle Pereira Nicolau, Vivian Cristina Zampa, Sonia Maria Wanderley
    209-229
    2021-12-22
    DOI: https://doi.org/10.12957/transversos.2021.62746
  • Ensino de história e letramento digital: uma proposta de leitura crítica das fontes provenientes dos meios digitais

    Nayara Silva de Carie, Ana Paula Giavara, Glauco Costa de Souza, Heli Sabino de Oliveira
    190-208
    2021-12-22
    DOI: https://doi.org/10.12957/transversos.2021.62675
  • Por uma educação antirracista: reflexões sobre o currículo de História para a promoção das relações étnico-raciais

    Brenda Cardoso de Oliveira, Clarice Nascimento de Melo
    81-100
    2021-12-22
    DOI: https://doi.org/10.12957/transversos.2021.62640
  • Prescrições curriculares de História para os anos iniciais: diálogos entre base nacional comum curricular e currículo de Pernambuco

    Danielle da Silva Ferreira
    101-121
    2021-12-22
    DOI: https://doi.org/10.12957/transversos.2021.61620
  • O ensino de História Antiga na perspectiva multicultural

    Cleberson Henrique de Moura, Fabíola Alice dos Anjos Durães, Maria Cristina Nicolau Kormikiari, Núria Hanglei Cacete
    275-294
    2021-12-22
    DOI: https://doi.org/10.12957/transversos.2021.61160
  • DUPLAS LINGUAGENS ANGOLANAS: resiliência e resistência de um preso político na narrativa A vida verdadeira de Domingos Xavier (1961), de Luandino Vieira, e no filme Sambizanga (1973), de Sarah Maldoror

    Denise Rocha -
    162 - 182
    2021-08-30
    DOI: https://doi.org/10.12957/transversos.2021.58646
  • RESISTÊNCIAS, RESILIÊNCIAS E AFETOS: DIÁLOGOS ENTRE HISTÓRIA E LITERATURA AFRICANAS

    Silvio Marcus de Souza Correa
    221 - 246
    2021-08-30
    DOI: https://doi.org/10.12957/transversos.2021.58360
  • Diamantes de sangue e excrementos do diabo: análise dos efeitos do discurso da maldição de recursos naturais na África

    Tomás Heródoto Fuel
    247 - 267
    2021-08-30
    DOI: https://doi.org/10.12957/transversos.2021.58330
  • Paulina Chiziane e a obra Niketche para uma critica de genero a respeito da poligamia em Moçambique no pós colonial.

    Aline Da Silva Campos
    417 - 436
    2021-08-30
    DOI: https://doi.org/10.12957/transversos.2021.58111
  • Os problemas nos estudos das religiões afro-ameríndias e o ensino de História

    Lucas Gomes de Medeiros
    316-336
    2021-12-22
    DOI: https://doi.org/10.12957/transversos.2021.58108
  • Um conceito a construir: as forças produtivas no pensamento de Amílcar Cabral

    Gustavo Koszeniewski Rolim, Vanito Ianium Vieira Cá
    100 - 121
    2021-08-30
    DOI: https://doi.org/10.12957/transversos.2021.57068
  • SUJEITAS DA PRÓPRIA HISTÓRIA: INFLUÊNCIA, ORGANIZAÇÕES E MOVIMENTOS DE MULHERES AFRICANAS (1940-1990)

    Thuila Farias Ferreira
    177-196
    2021-04-30
    DOI: https://doi.org/10.12957/transversos.2021.55005
  • Currículos de licenciatura em História de duas universidades públicas brasileiras e a lei 10.639/2003: silêncios, disputas e resistência

    Marcos Antonio Batista Silva, Danielle Pereira de Araújo
    59-80
    2021-12-22
    DOI: https://doi.org/10.12957/transversos.2021.54932
  • ESCREVO SOBRE MIM E POR NÓS: RAÇA, SOLIDÃO E AFETIVIDADE DA MULHER NEGRA RETINTA NO BRASIL

    Lucymara da Silva Carvalho, Maria Aparecida Prazeres Sanches
    153-174
    2020-12-17
    DOI: https://doi.org/10.12957/transversos.2020.54865
  • O aparelho burocrático educacional: a organização do ensino para o mundo do trabalho

    Werbeth Serejo Belo
    122-144
    2021-12-22
    DOI: https://doi.org/10.12957/transversos.2021.54296
  • Zumbidos do vento no mar: vozes e silêncios do Sacudón (o Caracaço)

    Livia Esmeralda Vargas González
    337-360
    2021-12-22
    DOI: https://doi.org/10.12957/transversos.2021.51682
  • TEORIA, HISTORIOGRAFIA E ENSINO DE HISTÓRIA EM TEMPOS DE CRISE DEMOCRÁTICA

    Daniel Pinha, Marcelo Rangel, Rodrigo Perez oliveira
    6-16
    2020-04-30
    DOI: https://doi.org/10.12957/transversos.2020.50328
  • ENSINO DE HISTÓRIA, HISTORIOGRAFIA E CURRÍCULO DE HISTÓRIA

    Breno Mendes
    107-128
    2020-04-30
    DOI: https://doi.org/10.12957/transversos.2020.49959
  • ENSINO DE HISTÓRIA NO SISTEMA SOCIOEDUCATIVO: DESAFIOS E POSSIBILIDADES PARA PROBLEMATIZAÇÃO DA CONSCIÊNCIA HISTÓRICA

    Andréa Sannazzaro Ribeiro
    200-215
    2020-04-30
    DOI: https://doi.org/10.12957/transversos.2020.49781
1 a 50 de 55 itens 1 2 > >> 

Enviar Submissão

Enviar Submissão

Palavras-chave

Informações

 

RedesSociais

Informações

  • Para Leitores
  • Para Autores
  • Para Bibliotecários

REVISTA TRANSVERSOS - ISSN:2179-7528

Laboratório de Estudos das Diferenças e Desigualdades Sociais - UERJ

Campus Francisco Negrão de Lima - Pavilhão João Lyra Filho Rua São Francisco Xavier, 524 - 9° andar - Bloco D, sala 6.

http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/transversos

Mais informações sobre o sistema de publicação, a plataforma e o fluxo de publicação do OJS/PKP.