Pesquisa


 
Edição Título
 
n. 13 (2018): Histórias e Culturas Afro-Brasileiras e Indígenas - 10 anos da Lei 11.645/08 O ensino de história e cultura indígena e afro-brasileira: mudanças e desafios de uma década de obrigatoriedade Resumo  PDF
Renata Figueiredo Moraes, Sabrina Machado Campos
 
n. 22 (2021): Africanizar: resistências, resiliências e sensibilidades ÁFRICA OCIDENTAL EM MANUSCRITOS BRASÍLICOS DO SÉCULO XVIII. Resumo  PDF
Raphael Santos
 
n. 21 (2021): (21) Dossiê: O protagonismo da mulher negra na escrita da história das Áfricas e das "Améfricas Ladinas". "O FAROL QUE ILUMINA CAMINHOS DA REVOLUÇÃO MOÇABICANA": A IMAGEM DE JOSINA MUTHEMBA MACHEL COMO INSTRUMENTO POLÍTICO (1975-1986) Resumo  PDF
Júlia Tainá Monticeli Rocha
 
n. 23 (2021): O futuro do passado: desafios para o ensino da História nas escolas numa perspectiva global ENSINO DE HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: A EXPERIÊNCIA HISTÓRICA ROMANA, E O TEMPO PRESENTE, NA SALA DE AULA. Resumo  PDF
Naicon de Souza Brinco
 
n. 13 (2018): Histórias e Culturas Afro-Brasileiras e Indígenas - 10 anos da Lei 11.645/08 Homo academicus: as africanidades e afrodescendências nos cursos de História da UFPI e UESPI Resumo  PDF
Lucas Rafael Santos Costa, Pedro Pio Fontineles Filho
 
n. 23 (2021): O futuro do passado: desafios para o ensino da História nas escolas numa perspectiva global DIÁLOGOS ENTRE A HISTÓRIA ANTIGA E O ENSINO DE HISTÓRIA: A HISTÓRIA GLOBAL NO CURRÍCULO DA BNCC DO SEXTO ANO Resumo  PDF
Alexandre Galvão Carvalho, Lucas Werlang Girardi, Carolina Ferreira de Figueiredo
 
n. 23 (2021): O futuro do passado: desafios para o ensino da História nas escolas numa perspectiva global O APARELHO BUROCRÁTICO EDUCACIONAL: A ORGANIZAÇÃO DO ENSINO PARA O MUNDO DO TRABALHO Resumo  PDF
Werbeth Serejo Belo
 
n. 18 (2020): Historiografia e Ensino de História em tempos de crise democrática. O ENSINO DE HISTÓRIA EM COVERGÊNCIA: DISPUTAS E RESISTÊNCIAS EM TEMPOS DE CIBERESPAÇO E MOVIMENTOS CONSERVADORES Resumo  PDF
Raone Cassin Maia Ferreira
 
n. 13 (2018): Histórias e Culturas Afro-Brasileiras e Indígenas - 10 anos da Lei 11.645/08 A Lei 11.645/2008 e os indígenas nos livros didáticos de História do Ensino Médio Resumo  PDF
Jonathan Busolli, Luís Fernando da Silva Laroque
 
n. 20 (2020): O protagonismo das mulheres negras na escrita da História dos Brasis ESCREVO SOBRE MIM E POR NÓS: RAÇA, SOLIDÃO E AFETIVIDADE DA MULHER NEGRA RETINTA NO BRASIL Resumo  PDF
Lucymara da Silva Carvalho, Maria Aparecida Prazeres Sanches
 
n. 22 (2021): Africanizar: resistências, resiliências e sensibilidades Um conceito a construir: as forças produtivas no pensamento de Amílcar Cabral Resumo  PDF
Gustavo Koszeniewski Rolim, Vanito Ianium Vieira Cá
 
n. 23 (2021): O futuro do passado: desafios para o ensino da História nas escolas numa perspectiva global Currículos de licenciatura em História de duas universidades públicas brasileiras e a lei 10.639/2003: silêncios, disputas e resistência Resumo  PDF
Marcos Antonio Batista Silva, Danielle Pereira de Araújo
 
n. 13 (2018): Histórias e Culturas Afro-Brasileiras e Indígenas - 10 anos da Lei 11.645/08 Da estrada à universidade: uma conversa com Michael Baré, o primeiro aluno cotista indígena da UERJ  PDF
Vinícius de Castro Lima Vieira, Fernanda Miranda de Carvalho Torres
 
n. 23 (2021): O futuro do passado: desafios para o ensino da História nas escolas numa perspectiva global PRESCRIÇÕES CURRICULARES DE HISTÓRIA PARA OS ANOS INICIAIS: DIÁLOGOS ENTRE BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E CURRÍCULO DE PERNAMBUCO Resumo  PDF
Danielle da Silva Ferreira
 
n. 23 (2021): O futuro do passado: desafios para o ensino da História nas escolas numa perspectiva global POR UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA: REFLEXÕES SOBRE O CURRÍCULO DE HISTÓRIA PARA A PROMOÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS Resumo  PDF
Brenda Cardoso de Oliveira, Clarice Nascimento de Melo
 
n. 20 (2020): O protagonismo das mulheres negras na escrita da História dos Brasis COMPANHIA BRASILIANA E A CONSTITUIÇÃO DO TEATRO FOLCLÓRICO NO BRASIL Resumo  PDF
Roberto Augusto A. Pereira
 
n. 23 (2021): O futuro do passado: desafios para o ensino da História nas escolas numa perspectiva global O ensino de História Antiga na perspectiva multicultural Resumo  PDF
Cleberson Henrique de Moura, Fabíola Alice dos Anjos Durães, Maria Cristina Nicolau Kormikiari, Núria Hanglei Cacete
 
n. 23 (2021): O futuro do passado: desafios para o ensino da História nas escolas numa perspectiva global ENSINO DE HISTÓRIA E LETRAMENTO DIGITAL: UMA PROPOSTA DE LEITURA CRÍTICA DAS FONTES PROVENIENTES DOS MEIOS DIGITAIS Resumo  PDF
Nayara Silva de Carie, Ana Paula Giavara, Glauco Costa de Souza, Heli Sabino de Oliveira
 
n. 22 (2021): Africanizar: resistências, resiliências e sensibilidades RESISTÊNCIAS, RESILIÊNCIAS E AFETOS: DIÁLOGOS ENTRE HISTÓRIA E LITERATURA AFRICANAS Resumo  PDF
Silvio Marcus de Souza Correa
 
n. 23 (2021): O futuro do passado: desafios para o ensino da História nas escolas numa perspectiva global APRENDIZAGEM ESCOLAR DE HISTÓRIA EM TEMPOS DE PANDEMIA NO CAP/UERJ: UM OLHAR DIDÁTICO-HISTÓRICO SOBRE O TEMPO PRESENTE Resumo  PDF
Giselle Pereira Nicolau, Vivian Cristina Zampa, Sonia Maria Wanderley
 
n. 23 (2021): O futuro do passado: desafios para o ensino da História nas escolas numa perspectiva global OS PROBLEMAS NOS ESTUDOS DAS RELIGIÕES AFRO-AMERÍNDIAS E O ENSINO DE HISTÓRIA Resumo  PDF
Lucas Gomes de Medeiros
 
n. 23 (2021): O futuro do passado: desafios para o ensino da História nas escolas numa perspectiva global ZUMBIDOS DO VENTO NO MAR: VOZES E SILÊNCIOS DO SACUDÓN (O CARACAÇO) Resumo  PDF
Livia Esmeralda Vargas González
 
n. 22 (2021): Africanizar: resistências, resiliências e sensibilidades Paulina Chiziane e a obra Niketche para uma critica de genero a respeito da poligamia em Moçambique no pós colonial. Resumo  PDF
Aline Da Silva Campos
 
n. 22 (2021): Africanizar: resistências, resiliências e sensibilidades Diamantes de sangue e excrementos do diabo: análise dos efeitos do discurso da maldição de recursos naturais na África Resumo  PDF
Tomás Heródoto Fuel
 
n. 18 (2020): Historiografia e Ensino de História em tempos de crise democrática. Os impasses e os avanços do neopentecostalismo na juventude de São Gonçalo Resumo  PDF
Alline Assis Xavier Maia
 
n. 22 (2021): Africanizar: resistências, resiliências e sensibilidades DUPLAS LINGUAGENS ANGOLANAS: resiliência e resistência de um preso político na narrativa A vida verdadeira de Domingos Xavier (1961), de Luandino Vieira, e no filme Sambizanga (1973), de Sarah Maldoror Resumo  PDF
Denise Rocha -
 
n. 18 (2020): Historiografia e Ensino de História em tempos de crise democrática. ENSINO DE HISTÓRIA NO SISTEMA SOCIOEDUCATIVO: DESAFIOS E POSSIBILIDADES PARA PROBLEMATIZAÇÃO DA CONSCIÊNCIA HISTÓRICA Resumo  PDF
Andréa Sannazzaro Ribeiro
 
n. 21 (2021): (21) Dossiê: O protagonismo da mulher negra na escrita da história das Áfricas e das "Améfricas Ladinas". SUJEITAS DA PRÓPRIA HISTÓRIA: INFLUÊNCIA, ORGANIZAÇÕES E MOVIMENTOS DE MULHERES AFRICANAS (1940-1990) Resumo  PDF
Thuila Farias Ferreira
 
n. 18 (2020): Historiografia e Ensino de História em tempos de crise democrática. ENSINO DE HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA E SEUS CONCEITOS INTEGRADORES Resumo  PDF
Domingos Barros Nobre, Anna Beatriz Albuquerque Vecchia, Carolina Miranda de Oliveira
 
n. 16 (2019): Teoria, escrita e ensino da História: além ou aquém do eurocentrismo? DIDÁTICA DA HISTÓRIA E CURRÍCULOS PARA O ENSINO DE HISTÓRIA: RELACIONANDO PASSADO, PRESENTE E FUTURO NA DISCUSSÃO SOBRE O EUROCENTRISMO Resumo  PDF
Jean Carlos Moreno
 
n. 18 (2020): Historiografia e Ensino de História em tempos de crise democrática. ENSINO DE HISTÓRIA, HISTORIOGRAFIA E CURRÍCULO DE HISTÓRIA Resumo  PDF
Breno Mendes
 
n. 17 (2019): RELIGIÃO E MUDANÇA SOCIAL PERSPECTIVAS DA LEI 11.645-08 – ORIGENS, AVANÇOS E PROBLEMAS Resumo  PDF
Maria de Fatima Barbosa Pires
 
n. 15 (2019): Reflexões sobre e de Angola - Inscrevendo saberes e pensamentos MARCAS DA ACÇÃO COLONIAL EM ANGOLA: A LUZ DAS MEMÓRIAS E NARRATIVAS DE ESCRITORES ANGOLANOS. Resumo  PDF
Yuri Manuel Francisco Agostinho
 
n. 16 (2019): Teoria, escrita e ensino da História: além ou aquém do eurocentrismo? DEUSES DO EGITO (2016): UMA NARRATIVA FÍLMICA DA CIVILIZAÇÃO BRANCA Resumo  PDF
José Maria Gomes de Souza Neto
 
n. 17 (2019): RELIGIÃO E MUDANÇA SOCIAL A EDUCAÇÃO ENTRE A RELIGIÃO E A POLÍTICA: CONSERVADORISMO CRISTÃO E O HOMESCHOOLING Resumo  PDF
Alexandre Guilherme da Cruz Alves Junior, Flávio Vilas-Bôas Trovão
 
n. 18 (2020): Historiografia e Ensino de História em tempos de crise democrática. TEORIA, HISTORIOGRAFIA E ENSINO DE HISTÓRIA EM TEMPOS DE CRISE DEMOCRÁTICA  PDF
Daniel Pinha, Marcelo Rangel, Rodrigo Perez oliveira
 
n. 16 (2019): Teoria, escrita e ensino da História: além ou aquém do eurocentrismo? PRECONCEITO EM FOCO NA SALA DE AULA: ENTRE O DEBATE O TRABALHO DE CAMPO Resumo  PDF
Priscila Aquino Silva
 
n. 15 (2019): Reflexões sobre e de Angola - Inscrevendo saberes e pensamentos DESAFIOS DO ENSINO DE HISTÓRIA PARA ALUNOS SURDOS EM UMA ESCOLA INCLUSIVA DA BAIXADA FLUMINENSE Resumo  PDF
Paulo José Assumpção dos Santos, Silvio de Almeida Carvalho Filho, Celeste Azulay Kelman
 
n. 15 (2019): Reflexões sobre e de Angola - Inscrevendo saberes e pensamentos NÓS, OS DO MAKULUSU, ROMANCE DE GUERRA COMBATE, VIOLÊNCIA E LIBERTAÇÃO NA NARRATIVA DE LUANDINO VIEIRA Resumo  PDF
Edvaldo Aparecido Bergamo, Rogério Max Canedo Silva
 
n. 16 (2019): Teoria, escrita e ensino da História: além ou aquém do eurocentrismo? A CRÍTICA EUROCÊNTRICA NO ENSINO DE HISTÓRIA DA AMÉRICA: ABORDAGENS SOBRE A RETÓRICA LASCASIANA Resumo  PDF
Rafael Gonçalves Borges
 
1 a 40 de 40 itens

Dicas para pesquisa:

  • O sistema de busca não diferencia maiúsculas ou minúsculas
  • Termos irrelevantes são ignorados pelo sistema de busca
  • São recuperados por padrão apenas artigos contendo todos os termos de busca (ex.: AND é implícito)
  • Combine múltiplos termos com OR para encontrar artigos contendo um ou outro termo; ex.: educação OR pesquisa
  • Use parênteses para criar buscas mais complexas; ex.: arquivo ((revista OR conferência) NOT teses)
  • Use aspas duplas para recuperar o termo exato; ex.: "Acesso Livre à informação"
  • Exclua termos utilizando - ou NOT; ex.: online -políticas ou online NOT políticas
  • Use * como caracter coringa; ex.: soci* moralidade recuperará documentos contendo "sociedade" ou "sociológico"