|
Edição |
Título |
|
n. 13 (2018): Histórias e Culturas Afro-Brasileiras e Indígenas - 10 anos da Lei 11.645/08 |
O ensino de história e cultura indígena e afro-brasileira: mudanças e desafios de uma década de obrigatoriedade |
Resumo
PDF
|
Renata Figueiredo Moraes, Sabrina Machado Campos |
|
n. 22 (2021): Africanizar: resistências, resiliências e sensibilidades |
ÁFRICA OCIDENTAL EM MANUSCRITOS BRASÍLICOS DO SÉCULO XVIII. |
Resumo
PDF
|
Raphael Santos |
|
n. 21 (2021): (21) Dossiê: O protagonismo da mulher negra na escrita da história das Áfricas e das "Améfricas Ladinas". |
"O FAROL QUE ILUMINA CAMINHOS DA REVOLUÇÃO MOÇABICANA": A IMAGEM DE JOSINA MUTHEMBA MACHEL COMO INSTRUMENTO POLÍTICO (1975-1986) |
Resumo
PDF
|
Júlia Tainá Monticeli Rocha |
|
n. 23 (2021): O futuro do passado: desafios para o ensino da História nas escolas numa perspectiva global |
Ensino de História na educação básica: a experiência histórica romana, e o tempo presente, na sala de aula |
Resumo
PDF
|
Naicon de Souza Brinco |
|
n. 23 (2021): O futuro do passado: desafios para o ensino da História nas escolas numa perspectiva global |
Diálogos entre a História Antiga e o ensino de História: a História global no currículo da BNCC do sexto ano |
Resumo
PDF
|
Alexandre Galvão Carvalho, Lucas Werlang Girardi, Carolina Ferreira de Figueiredo |
|
n. 23 (2021): O futuro do passado: desafios para o ensino da História nas escolas numa perspectiva global |
O aparelho burocrático educacional: a organização do ensino para o mundo do trabalho |
Resumo
PDF
|
Werbeth Serejo Belo |
|
n. 13 (2018): Histórias e Culturas Afro-Brasileiras e Indígenas - 10 anos da Lei 11.645/08 |
Homo academicus: as africanidades e afrodescendências nos cursos de História da UFPI e UESPI |
Resumo
PDF
|
Lucas Rafael Santos Costa, Pedro Pio Fontineles Filho |
|
n. 18 (2020): Historiografia e Ensino de História em tempos de crise democrática. |
O ENSINO DE HISTÓRIA EM COVERGÊNCIA: DISPUTAS E RESISTÊNCIAS EM TEMPOS DE CIBERESPAÇO E MOVIMENTOS CONSERVADORES |
Resumo
PDF
|
Raone Cassin Maia Ferreira |
|
n. 13 (2018): Histórias e Culturas Afro-Brasileiras e Indígenas - 10 anos da Lei 11.645/08 |
A Lei 11.645/2008 e os indígenas nos livros didáticos de História do Ensino Médio |
Resumo
PDF
|
Jonathan Busolli, Luís Fernando da Silva Laroque |
|
n. 20 (2020): O protagonismo das mulheres negras na escrita da História dos Brasis |
ESCREVO SOBRE MIM E POR NÓS: RAÇA, SOLIDÃO E AFETIVIDADE DA MULHER NEGRA RETINTA NO BRASIL |
Resumo
PDF
|
Lucymara da Silva Carvalho, Maria Aparecida Prazeres Sanches |
|
n. 22 (2021): Africanizar: resistências, resiliências e sensibilidades |
Um conceito a construir: as forças produtivas no pensamento de Amílcar Cabral |
Resumo
PDF
|
Gustavo Koszeniewski Rolim, Vanito Ianium Vieira Cá |
|
n. 23 (2021): O futuro do passado: desafios para o ensino da História nas escolas numa perspectiva global |
Prescrições curriculares de História para os anos iniciais: diálogos entre base nacional comum curricular e currículo de Pernambuco |
Resumo
PDF
|
Danielle da Silva Ferreira |
|
n. 23 (2021): O futuro do passado: desafios para o ensino da História nas escolas numa perspectiva global |
Ensino de história e letramento digital: uma proposta de leitura crítica das fontes provenientes dos meios digitais |
Resumo
PDF
|
Nayara Silva de Carie, Ana Paula Giavara, Glauco Costa de Souza, Heli Sabino de Oliveira |
|
n. 23 (2021): O futuro do passado: desafios para o ensino da História nas escolas numa perspectiva global |
Por uma educação antirracista: reflexões sobre o currículo de História para a promoção das relações étnico-raciais |
Resumo
PDF
|
Brenda Cardoso de Oliveira, Clarice Nascimento de Melo |
|
n. 13 (2018): Histórias e Culturas Afro-Brasileiras e Indígenas - 10 anos da Lei 11.645/08 |
Da estrada à universidade: uma conversa com Michael Baré, o primeiro aluno cotista indígena da UERJ |
PDF
|
Vinícius de Castro Lima Vieira, Fernanda Miranda de Carvalho Torres |
|
n. 23 (2021): O futuro do passado: desafios para o ensino da História nas escolas numa perspectiva global |
Currículos de licenciatura em História de duas universidades públicas brasileiras e a lei 10.639/2003: silêncios, disputas e resistência |
Resumo
PDF
|
Marcos Antonio Batista Silva, Danielle Pereira de Araújo |
|
n. 23 (2021): O futuro do passado: desafios para o ensino da História nas escolas numa perspectiva global |
O ensino de História Antiga na perspectiva multicultural |
Resumo
PDF
|
Cleberson Henrique de Moura, Fabíola Alice dos Anjos Durães, Maria Cristina Nicolau Kormikiari, Núria Hanglei Cacete |
|
n. 23 (2021): O futuro do passado: desafios para o ensino da História nas escolas numa perspectiva global |
Os problemas nos estudos das religiões afro-ameríndias e o ensino de História |
Resumo
PDF
|
Lucas Gomes de Medeiros |
|
n. 24 (2022): Escravidão e liberdade no Brasil Independente |
Juízo dos órfãos, emancipação e tutelas de ingênuos em Belém (1871-1890) |
Resumo
PDF
|
Victor Hugo Modesto |
|
n. 20 (2020): O protagonismo das mulheres negras na escrita da História dos Brasis |
COMPANHIA BRASILIANA E A CONSTITUIÇÃO DO TEATRO FOLCLÓRICO NO BRASIL |
Resumo
PDF
|
Roberto Augusto A. Pereira |
|
n. 23 (2021): O futuro do passado: desafios para o ensino da História nas escolas numa perspectiva global |
Aprendizagem escolar de História em tempos de pandemia no Cap-UERJ: um olhar didáticohistórico sobre o tempo presente |
Resumo
PDF
|
Giselle Pereira Nicolau, Vivian Cristina Zampa, Sonia Maria Wanderley |
|
n. 22 (2021): Africanizar: resistências, resiliências e sensibilidades |
RESISTÊNCIAS, RESILIÊNCIAS E AFETOS: DIÁLOGOS ENTRE HISTÓRIA E LITERATURA AFRICANAS |
Resumo
PDF
|
Silvio Marcus de Souza Correa |
|
n. 23 (2021): O futuro do passado: desafios para o ensino da História nas escolas numa perspectiva global |
Zumbidos do vento no mar: vozes e silêncios do Sacudón (o Caracaço) |
Resumo
PDF
|
Livia Esmeralda Vargas González |
|
n. 25 (2022): Novos paradigmas de desenvolvimento para a América Latina: (re)emergência étnica e resistência indígena no tempo presente. |
O TEMPO DA CULTURA E AS PERMANÊNCIAS INDIVIDUAIS E COMUNITÁRIAS EM CONTEXTOS DA AMAZÔNIA SUL OCIDENTAL. |
Resumo
PDF
|
Luciana Eliza dos Santos, Beatriz Magalhães de Castro, Alexandre Anselmo dos Santos |
|
n. 24 (2022): Escravidão e liberdade no Brasil Independente |
Fazenda Engenho Novo: História oral e memória negra na cidade de São Gonçalo |
Resumo
PDF
|
Daiana Sousa Santiago, Samuel Silva Rodrigues de Oliveira |
|
n. 21 (2021): (21) Dossiê: O protagonismo da mulher negra na escrita da história das Áfricas e das "Améfricas Ladinas". |
SUJEITAS DA PRÓPRIA HISTÓRIA: INFLUÊNCIA, ORGANIZAÇÕES E MOVIMENTOS DE MULHERES AFRICANAS (1940-1990) |
Resumo
PDF
|
Thuila Farias Ferreira |
|
n. 26 (2022): Imigração no Tempo Presente: experiência de vida e direitos humanos no Brasil |
TRAJETÓRIAS MIGRANTES: JEITOS DE SER E ESTAR NO MUNDO DE DEMBA SOKHNA |
Resumo
PDF
|
Cristine Fortes Lia, Katani Monteiro, Franciele de Almeida de Oliveira |
|
n. 18 (2020): Historiografia e Ensino de História em tempos de crise democrática. |
Os impasses e os avanços do neopentecostalismo na juventude de São Gonçalo |
Resumo
PDF
|
Alline Assis Xavier Maia |
|
n. 22 (2021): Africanizar: resistências, resiliências e sensibilidades |
Paulina Chiziane e a obra Niketche para uma critica de genero a respeito da poligamia em Moçambique no pós colonial. |
Resumo
PDF
|
Aline Da Silva Campos |
|
n. 22 (2021): Africanizar: resistências, resiliências e sensibilidades |
Diamantes de sangue e excrementos do diabo: análise dos efeitos do discurso da maldição de recursos naturais na África |
Resumo
PDF
|
Tomás Heródoto Fuel |
|
n. 18 (2020): Historiografia e Ensino de História em tempos de crise democrática. |
ENSINO DE HISTÓRIA NO SISTEMA SOCIOEDUCATIVO: DESAFIOS E POSSIBILIDADES PARA PROBLEMATIZAÇÃO DA CONSCIÊNCIA HISTÓRICA |
Resumo
PDF
|
Andréa Sannazzaro Ribeiro |
|
n. 22 (2021): Africanizar: resistências, resiliências e sensibilidades |
DUPLAS LINGUAGENS ANGOLANAS: resiliência e resistência de um preso político na narrativa A vida verdadeira de Domingos Xavier (1961), de Luandino Vieira, e no filme Sambizanga (1973), de Sarah Maldoror |
Resumo
PDF
|
Denise Rocha - |
|
n. 18 (2020): Historiografia e Ensino de História em tempos de crise democrática. |
ENSINO DE HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA E SEUS CONCEITOS INTEGRADORES |
Resumo
PDF
|
Domingos Barros Nobre, Anna Beatriz Albuquerque Vecchia, Carolina Miranda de Oliveira |
|
n. 16 (2019): Teoria, escrita e ensino da História: além ou aquém do eurocentrismo? |
DIDÁTICA DA HISTÓRIA E CURRÍCULOS PARA O ENSINO DE HISTÓRIA: RELACIONANDO PASSADO, PRESENTE E FUTURO NA DISCUSSÃO SOBRE O EUROCENTRISMO |
Resumo
PDF
|
Jean Carlos Moreno |
|
n. 18 (2020): Historiografia e Ensino de História em tempos de crise democrática. |
ENSINO DE HISTÓRIA, HISTORIOGRAFIA E CURRÍCULO DE HISTÓRIA |
Resumo
PDF
|
Breno Mendes |
|
n. 18 (2020): Historiografia e Ensino de História em tempos de crise democrática. |
TEORIA, HISTORIOGRAFIA E ENSINO DE HISTÓRIA EM TEMPOS DE CRISE DEMOCRÁTICA |
PDF
|
Daniel Pinha, Marcelo Rangel, Rodrigo Perez oliveira |
|
n. 16 (2019): Teoria, escrita e ensino da História: além ou aquém do eurocentrismo? |
DEUSES DO EGITO (2016): UMA NARRATIVA FÍLMICA DA CIVILIZAÇÃO BRANCA |
Resumo
PDF
|
José Maria Gomes de Souza Neto |
|
n. 16 (2019): Teoria, escrita e ensino da História: além ou aquém do eurocentrismo? |
A CRÍTICA EUROCÊNTRICA NO ENSINO DE HISTÓRIA DA AMÉRICA: ABORDAGENS SOBRE A RETÓRICA LASCASIANA |
Resumo
PDF
|
Rafael Gonçalves Borges |
|
n. 17 (2019): RELIGIÃO E MUDANÇA SOCIAL |
PERSPECTIVAS DA LEI 11.645-08 – ORIGENS, AVANÇOS E PROBLEMAS |
Resumo
PDF
|
Maria de Fatima Barbosa Pires |
|
n. 17 (2019): RELIGIÃO E MUDANÇA SOCIAL |
A EDUCAÇÃO ENTRE A RELIGIÃO E A POLÍTICA: CONSERVADORISMO CRISTÃO E O HOMESCHOOLING |
Resumo
PDF
|
Alexandre Guilherme da Cruz Alves Junior, Flávio Vilas-Bôas Trovão |
|
n. 16 (2019): Teoria, escrita e ensino da História: além ou aquém do eurocentrismo? |
PRECONCEITO EM FOCO NA SALA DE AULA: ENTRE O DEBATE O TRABALHO DE CAMPO |
Resumo
PDF
|
Priscila Aquino Silva |
|
n. 15 (2019): Reflexões sobre e de Angola - Inscrevendo saberes e pensamentos |
DESAFIOS DO ENSINO DE HISTÓRIA PARA ALUNOS SURDOS EM UMA ESCOLA INCLUSIVA DA BAIXADA FLUMINENSE |
Resumo
PDF
|
Paulo José Assumpção dos Santos, Silvio de Almeida Carvalho Filho, Celeste Azulay Kelman |
|
n. 15 (2019): Reflexões sobre e de Angola - Inscrevendo saberes e pensamentos |
NÓS, OS DO MAKULUSU, ROMANCE DE GUERRA COMBATE, VIOLÊNCIA E LIBERTAÇÃO NA NARRATIVA DE LUANDINO VIEIRA |
Resumo
PDF
|
Edvaldo Aparecido Bergamo, Rogério Max Canedo Silva |
|
n. 15 (2019): Reflexões sobre e de Angola - Inscrevendo saberes e pensamentos |
MARCAS DA ACÇÃO COLONIAL EM ANGOLA: A LUZ DAS MEMÓRIAS E NARRATIVAS DE ESCRITORES ANGOLANOS. |
Resumo
PDF
|
Yuri Manuel Francisco Agostinho |
|
1 a 44 de 44 itens |
|