Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Revista TransVersos
Atual
Arquivos
Sobre
Sobre a Revista
Submissões
Equipe Editorial
Declaração de Privacidade
Contato
Anúncios
LEDDES
PPGH
Cadastro
Acesso
Início
/
Buscar
Buscar
Pesquisar termo
Filtros avançados
De
Ano
2014
2015
2016
2017
2018
2019
2020
2021
2022
2023
2024
Mês
janeiro
fevereiro
março
abril
maio
junho
julho
agosto
setembro
outubro
novembro
dezembro
Dia
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
Até
Ano
2014
2015
2016
2017
2018
2019
2020
2021
2022
2023
2024
Mês
janeiro
fevereiro
março
abril
maio
junho
julho
agosto
setembro
outubro
novembro
dezembro
Dia
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
Autor
Buscar
Resultado da pesquisa
Found 55 items.
TODAS NARRATIVAS CONTADAS SOBRE NÓS, DEVEM SER RECONTADAS? HISTÓRIA PÚBLICA E ENSINO DE HISTÓRIA
Edson Silva de Lima
2024-12-12
DOI:
https://doi.org/10.12957/transversos.2024.88543
MEMÓRIAS DE PROFESSORAS DE HISTÓRIA: SOBRE SI MESMA E OS PROCESSOS DE FORMAÇÃO EM HISTÓRIA
Jaqueline Aparecida Martins Zarbato
2024-12-12
DOI:
https://doi.org/10.12957/transversos.2024.88540
REFLEXÕES SOBRE O SUL-SUDESTE-CENTRISMO EM RELAÇÃO AOS ESTUDOS DO ENSINO DE HISTÓRIA E HISTÓRIA DIGITAL: UMA CONVERSA COM MARCELLA ALBAINE, HSTÉFFANY MUNIZ E CLEICIMAR SOUZA.
Natália Batista Peçanha, Maria Lúcia Bezerra da Silva Alexandre
112 - 127
2023-05-10
DOI:
https://doi.org/10.12957/transversos.2023.71911
ÁFRICA OCIDENTAL EM MANUSCRITOS BRASÍLICOS DO SÉCULO XVIII.
Raphael Santos
37 - 54
2021-08-30
DOI:
https://doi.org/10.12957/transversos.2021.50726
O ENSINO DE HISTÓRIA EM COVERGÊNCIA: DISPUTAS E RESISTÊNCIAS EM TEMPOS DE CIBERESPAÇO E MOVIMENTOS CONSERVADORES
Raone Cassin Maia Ferreira
129-150
2020-04-30
DOI:
https://doi.org/10.12957/transversos.2020.49436
POR UMA CIDADANIA DIGITAL: ENSINO DE HISTÓRIA E NOVAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO.
Natália Batista Peçanha, Maria Lúcia Bezerra da Silva Alexandre
6 - 11
2023-05-10
DOI:
https://doi.org/10.12957/transversos.2023.75496
Ensino de História na educação básica: a experiência histórica romana, e o tempo presente, na sala de aula
Naicon de Souza Brinco
230-251
2021-12-22
DOI:
https://doi.org/10.12957/transversos.2021.62326
"O FAROL QUE ILUMINA CAMINHOS DA REVOLUÇÃO MOÇABICANA": A IMAGEM DE JOSINA MUTHEMBA MACHEL COMO INSTRUMENTO POLÍTICO (1975-1986)
Júlia Tainá Monticeli Rocha
14-33
2021-04-30
DOI:
https://doi.org/10.12957/transversos.2021.54072
Diálogos entre a História Antiga e o ensino de História: a História global no currículo da BNCC do sexto ano
Alexandre Galvão Carvalho, Lucas Werlang Girardi, Carolina Ferreira de Figueiredo
252-274
2021-12-22
DOI:
https://doi.org/10.12957/transversos.2021.62762
O ensino de história e cultura indígena e afro-brasileira: mudanças e desafios de uma década de obrigatoriedade
Renata Figueiredo Moraes, Sabrina Machado Campos
11-34
2018-08-27
DOI:
https://doi.org/10.12957/transversos.2018.35855
DEUSES DO EGITO (2016): UMA NARRATIVA FÍLMICA DA CIVILIZAÇÃO BRANCA
José Maria Gomes de Souza Neto
21-44
2019-08-23
DOI:
https://doi.org/10.12957/transversos.2019.44749
PRECONCEITO EM FOCO NA SALA DE AULA: ENTRE O DEBATE O TRABALHO DE CAMPO
Priscila Aquino Silva
167-183
2019-08-23
DOI:
https://doi.org/10.12957/transversos.2019.44741
DIDÁTICA DA HISTÓRIA E CURRÍCULOS PARA O ENSINO DE HISTÓRIA: RELACIONANDO PASSADO, PRESENTE E FUTURO NA DISCUSSÃO SOBRE O EUROCENTRISMO
Jean Carlos Moreno
125-147
2019-08-23
DOI:
https://doi.org/10.12957/transversos.2019.44739
A CRÍTICA EUROCÊNTRICA NO ENSINO DE HISTÓRIA DA AMÉRICA: ABORDAGENS SOBRE A RETÓRICA LASCASIANA
Rafael Gonçalves Borges
98-124
2019-08-23
DOI:
https://doi.org/10.12957/transversos.2019.44738
MARCAS DA ACÇÃO COLONIAL EM ANGOLA: A LUZ DAS MEMÓRIAS E NARRATIVAS DE ESCRITORES ANGOLANOS.
Yuri Manuel Francisco Agostinho
400-416
2019-04-24
DOI:
https://doi.org/10.12957/transversos.2019.42074
DESAFIOS DO ENSINO DE HISTÓRIA PARA ALUNOS SURDOS EM UMA ESCOLA INCLUSIVA DA BAIXADA FLUMINENSE
Paulo José Assumpção dos Santos, Silvio de Almeida Carvalho Filho, Celeste Azulay Kelman
518-539
2019-04-24
DOI:
https://doi.org/10.12957/transversos.2019.42054
NÓS, OS DO MAKULUSU, ROMANCE DE GUERRA COMBATE, VIOLÊNCIA E LIBERTAÇÃO NA NARRATIVA DE LUANDINO VIEIRA
Edvaldo Aparecido Bergamo, Rogério Max Canedo Silva
155-178
2019-04-24
DOI:
https://doi.org/10.12957/transversos.2019.42040
Da estrada à universidade: uma conversa com Michael Baré, o primeiro aluno cotista indígena da UERJ
Vinícius de Castro Lima Vieira, Fernanda Miranda de Carvalho Torres
171-188
2018-08-30
DOI:
https://doi.org/10.12957/transversos.2018.36224
A Lei 11.645/2008 e os indígenas nos livros didáticos de História do Ensino Médio
Jonathan Busolli, Luís Fernando da Silva Laroque
35-52
2018-08-27
DOI:
https://doi.org/10.12957/transversos.2018.35937
O MUSEU (E OS OUTROS MUSEUS) NA CONSTRUÇÃO E RESSIGNIFICAÇÃO DE PETRÓPOLIS COMO DESTINO TURÍSTICO HISTÓRICO
Isabella Vicente Perrotta
77-95
2023-08-30
DOI:
https://doi.org/10.12957/transversos.2023.75381
O turismo em construção: o processo de transformação do Rio de Janeiro em destino turístico
Lara Jogaib Nunes
11-28
2023-08-30
DOI:
https://doi.org/10.12957/transversos.2023.76734
GUIA DE TURISMO RODOVIÁRIO DO RIO GRANDE SUL – 1952: UMA JANELA PARA COMPREENSÃO DO TURISMO NO ESTADO
Maurício Ragagnin Pimentel, Dalila Hallal, Dalila Müller
201-222
2023-08-30
DOI:
https://doi.org/10.12957/transversos.2023.76497
A EXPERIÊNCIA DA PÁGINA DOMINICAL DE TURISMO NO DIÁRIO “O JORNAL” ENTRE 1926 E 1928 EM PROL DO DESENVOLVIMENTO TURÍSTICO NO BRASIL
Marcelo Antonio Sotratti
158-176
2023-08-30
DOI:
https://doi.org/10.12957/transversos.2023.76491
Homo academicus: as africanidades e afrodescendências nos cursos de História da UFPI e UESPI
Lucas Rafael Santos Costa, Pedro Pio Fontineles Filho
102-122
2018-08-27
DOI:
https://doi.org/10.12957/transversos.2018.35658
O ENSINO DE HISTÓRIA EM ENCRUZILHADA: UM ENCONTRO ENTRE A SALA DE AULA INVERTIDA E AS TECNOLOGIAS DIGITAIS
Leandro Casali de Oliveira Medeiros, Vanessa Spinosa
92 - 111
2023-05-10
DOI:
https://doi.org/10.12957/transversos.2023.73024
ENSINO DE HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA E A EXPANSÃO DO CAPITAL IMPERIALISMO NO CIBERESPAÇO
Naicon de Souza Brinco
70 - 91
2023-05-10
DOI:
https://doi.org/10.12957/transversos.2023.73011
O QUE SIGNIFICA SER UM PROFESSOR YOUTUBER DE HISTÓRIA? APONTAMENTOS SOBRE ATIVIDADE DOCENTE, PRÁTICAS E VISUALIDADES PARA O ENSINO DE HISTÓRIA NO YOUTUBE
Pedro Botelho Rocha
12 - 29
2023-05-10
DOI:
https://doi.org/10.12957/transversos.2023.72659
TRAJETÓRIAS MIGRANTES: JEITOS DE SER E ESTAR NO MUNDO DE DEMBA SOKHNA
Cristine Fortes Lia, Katani Monteiro, Franciele de Almeida de Oliveira
70-90
2023-01-04
DOI:
https://doi.org/10.12957/transversos.2022.70485
O TEMPO DA CULTURA E AS PERMANÊNCIAS INDIVIDUAIS E COMUNITÁRIAS EM CONTEXTOS DA AMAZÔNIA SUL OCIDENTAL.
Luciana Eliza dos Santos, Beatriz Magalhães de Castro, Alexandre Anselmo dos Santos
33 - 53
2022-08-31
DOI:
https://doi.org/10.12957/transversos.2022.68798
Juízo dos órfãos, emancipação e tutelas de ingênuos em Belém (1871-1890)
Victor Hugo Modesto
77-95
2022-06-05
DOI:
https://doi.org/10.12957/transversos.2022.64584
Fazenda Engenho Novo: História oral e memória negra na cidade de São Gonçalo
Daiana Sousa Santiago, Samuel Silva Rodrigues de Oliveira
120-142
2022-06-05
DOI:
https://doi.org/10.12957/transversos.2022.64555
Aprendizagem escolar de História em tempos de pandemia no Cap-UERJ: um olhar didáticohistórico sobre o tempo presente
Giselle Pereira Nicolau, Vivian Cristina Zampa, Sonia Maria Wanderley
209-229
2021-12-22
DOI:
https://doi.org/10.12957/transversos.2021.62746
Ensino de história e letramento digital: uma proposta de leitura crítica das fontes provenientes dos meios digitais
Nayara Silva de Carie, Ana Paula Giavara, Glauco Costa de Souza, Heli Sabino de Oliveira
190-208
2021-12-22
DOI:
https://doi.org/10.12957/transversos.2021.62675
Por uma educação antirracista: reflexões sobre o currículo de História para a promoção das relações étnico-raciais
Brenda Cardoso de Oliveira, Clarice Nascimento de Melo
81-100
2021-12-22
DOI:
https://doi.org/10.12957/transversos.2021.62640
Prescrições curriculares de História para os anos iniciais: diálogos entre base nacional comum curricular e currículo de Pernambuco
Danielle da Silva Ferreira
101-121
2021-12-22
DOI:
https://doi.org/10.12957/transversos.2021.61620
O ensino de História Antiga na perspectiva multicultural
Cleberson Henrique de Moura, Fabíola Alice dos Anjos Durães, Maria Cristina Nicolau Kormikiari, Núria Hanglei Cacete
275-294
2021-12-22
DOI:
https://doi.org/10.12957/transversos.2021.61160
DUPLAS LINGUAGENS ANGOLANAS: resiliência e resistência de um preso político na narrativa A vida verdadeira de Domingos Xavier (1961), de Luandino Vieira, e no filme Sambizanga (1973), de Sarah Maldoror
Denise Rocha -
162 - 182
2021-08-30
DOI:
https://doi.org/10.12957/transversos.2021.58646
RESISTÊNCIAS, RESILIÊNCIAS E AFETOS: DIÁLOGOS ENTRE HISTÓRIA E LITERATURA AFRICANAS
Silvio Marcus de Souza Correa
221 - 246
2021-08-30
DOI:
https://doi.org/10.12957/transversos.2021.58360
Diamantes de sangue e excrementos do diabo: análise dos efeitos do discurso da maldição de recursos naturais na África
Tomás Heródoto Fuel
247 - 267
2021-08-30
DOI:
https://doi.org/10.12957/transversos.2021.58330
Paulina Chiziane e a obra Niketche para uma critica de genero a respeito da poligamia em Moçambique no pós colonial.
Aline Da Silva Campos
417 - 436
2021-08-30
DOI:
https://doi.org/10.12957/transversos.2021.58111
Os problemas nos estudos das religiões afro-ameríndias e o ensino de História
Lucas Gomes de Medeiros
316-336
2021-12-22
DOI:
https://doi.org/10.12957/transversos.2021.58108
Um conceito a construir: as forças produtivas no pensamento de Amílcar Cabral
Gustavo Koszeniewski Rolim, Vanito Ianium Vieira Cá
100 - 121
2021-08-30
DOI:
https://doi.org/10.12957/transversos.2021.57068
SUJEITAS DA PRÓPRIA HISTÓRIA: INFLUÊNCIA, ORGANIZAÇÕES E MOVIMENTOS DE MULHERES AFRICANAS (1940-1990)
Thuila Farias Ferreira
177-196
2021-04-30
DOI:
https://doi.org/10.12957/transversos.2021.55005
Currículos de licenciatura em História de duas universidades públicas brasileiras e a lei 10.639/2003: silêncios, disputas e resistência
Marcos Antonio Batista Silva, Danielle Pereira de Araújo
59-80
2021-12-22
DOI:
https://doi.org/10.12957/transversos.2021.54932
ESCREVO SOBRE MIM E POR NÓS: RAÇA, SOLIDÃO E AFETIVIDADE DA MULHER NEGRA RETINTA NO BRASIL
Lucymara da Silva Carvalho, Maria Aparecida Prazeres Sanches
153-174
2020-12-17
DOI:
https://doi.org/10.12957/transversos.2020.54865
O aparelho burocrático educacional: a organização do ensino para o mundo do trabalho
Werbeth Serejo Belo
122-144
2021-12-22
DOI:
https://doi.org/10.12957/transversos.2021.54296
Zumbidos do vento no mar: vozes e silêncios do Sacudón (o Caracaço)
Livia Esmeralda Vargas González
337-360
2021-12-22
DOI:
https://doi.org/10.12957/transversos.2021.51682
TEORIA, HISTORIOGRAFIA E ENSINO DE HISTÓRIA EM TEMPOS DE CRISE DEMOCRÁTICA
Daniel Pinha, Marcelo Rangel, Rodrigo Perez oliveira
6-16
2020-04-30
DOI:
https://doi.org/10.12957/transversos.2020.50328
ENSINO DE HISTÓRIA, HISTORIOGRAFIA E CURRÍCULO DE HISTÓRIA
Breno Mendes
107-128
2020-04-30
DOI:
https://doi.org/10.12957/transversos.2020.49959
ENSINO DE HISTÓRIA NO SISTEMA SOCIOEDUCATIVO: DESAFIOS E POSSIBILIDADES PARA PROBLEMATIZAÇÃO DA CONSCIÊNCIA HISTÓRICA
Andréa Sannazzaro Ribeiro
200-215
2020-04-30
DOI:
https://doi.org/10.12957/transversos.2020.49781
1 a 50 de 55 itens
1
2
>
>>
Enviar Submissão
Enviar Submissão
Palavras-chave
Informações
RedesSociais
Informações
Para Leitores
Para Autores
Para Bibliotecários