MEMÓRIAS DE PROFESSORAS DE HISTÓRIA: SOBRE SI MESMA E OS PROCESSOS DE FORMAÇÃO EM HISTÓRIA

Autores

  • Jaqueline Aparecida Martins Zarbato Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.12957/transversos.2024.88540

Palavras-chave:

Professoras de História; memórias; história de vida.

Resumo

Este artigo tem como objetivo refletir sobre as trajetórias de professoras de História, num imbricar de funções em ser/estar na docência com os caminhos sociais, familiares, culturais, políticos que, forjaram suas experiências, singularidades, representativas e inspiradoras para os ‘futuros’ da docência em História. Para isso, dialoga-se com as perspectivas teóricas e metodológicas da formação de professores/as de História, Memória e história da vida, a partir das narrativas de duas professoras de História. Salientando que, abordar as experiências e memórias de professoras de História, que contribuíram para o campo do ensino de história, esta alicerçado na composição de um quadro conceitual, dialógico e da história de vida dessas mulheres.

Biografia do Autor

Jaqueline Aparecida Martins Zarbato, Universidade Federal de Santa Catarina

Pesquisador Pq - FUNDECT/CNPq (MS).Docente em colaboração técnica na UFSC/História. Atuou no curso de História/FACH/UFMS. Docente na Pós Graduação em Educação/CPTL. Coordenadora e pesquisadora do Grupo de pesquisa Ensino de História, Mulheres e Patrimônio( CNPq/UFMS). Membro do LEGH ( laboratório de Gênero e História)/UFSC. Membro do colegiado de curso de História/UAB/UFSC. Membro do laboratório de História Pública/UFSC. Pesquisadora colaboradora externa do CITCEM/Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura, Espaço e Memória/Faculdade de Letras da Universidade do Porto/Portugal. Gestora do convênio UFMS e Museu de Etnologia/Moçambique. Fez parte da equipe multidisciplinar da Agência de Educação à Distância. Possui graduação em História , mestrado em História e Doutorado em História pela Universidade Federal de Santa Catarina. Pós Doutora em História pela Unicamp. Especialista em Liderança e gestão de equipes/ Uniasselvi. Foi reitora do Centro Municipal de São José( USJ), Assessora de Pesquisa e Pós Graduação na mesma instituição. Chefe da divisão de formação de professores, aperfeiçoamento pedagógico(SEDFOR/UFMS). Coordenadora de área do projeto Residência pedagógica/UFMS. Coordena o Laboratório de Lideranças Femininas e empoderamento de gênero.Tem experiência na área de História e memória; Educação à distância; Educação Museal e a formação de formadores/as; Museus, patrimônios e memória, Didática da História, História das mulheres negras. 

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Jaqueline Aparecida Martins Zarbato: Docente em colaboração técnica na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Doutora em História Social pela UFSC e pós-doutorado na UNICAMP.

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Publicado

2024-12-12