O ENSINO DE HISTÓRIA EM COVERGÊNCIA: DISPUTAS E RESISTÊNCIAS EM TEMPOS DE CIBERESPAÇO E MOVIMENTOS CONSERVADORES

Autores

  • Raone Cassin Maia Ferreira Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ)

DOI:

https://doi.org/10.12957/transversos.2020.49436

Palavras-chave:

Ensino de História, Ciberespaço, Movimento Conservador, História em Convergência

Resumo

Este artigo propõe tecer reflexões sobre como professores de história tem buscado refletir sobre questões relativas à sua prática nos diferentes espaços de produção do conhecimento histórico, principalmente a partir da emergência de projetos de lei, narrativas conservadoras e práticas que tem produzido disputas pelo Ensino de História no Ciberespaço. Defendemos, portanto, a tese de que o Ensino de História se encontra em Convergência entre as mídias e as três esferas de produção do conhecimento histórico: a Escola, a Universidade e o Espaço Público.

Biografia do Autor

Raone Cassin Maia Ferreira, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ)

Possui graduação em História pelo Centro Universitário Geraldo Di Biase, Mestrado em Ensino de História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e atualmente é doutorando em Educação pela PUC-RJ. Tem experiência de pesquisa na área de História e Educação, com ênfase em História Pública, Tecnologias de Informação e Comunicação e História Digital. 

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Publicado

2020-04-30