Prescrições curriculares de História para os anos iniciais: diálogos entre base nacional comum curricular e currículo de Pernambuco

Autores

  • Danielle da Silva Ferreira Instituto Federal de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.12957/transversos.2021.61620

Palavras-chave:

BNCC, Ensino de História, Currículo Regional

Resumo

Refletimos aqui sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o Currículo de Pernambuco da disciplina História, na medida em que este é parte do processo de consolidação daquele. A partir da análise das prescrições como fonte, problematizamos a organização do ensino de História para os anos iniciais no estado. Destacamos as leituras de Young (2014), Silva (2011) e Apple (2011) sobre o currículo e para o ensino de História Oliveira e Freitas (2018), Rüsen (2012), Cooper (2006) (2012) e Oliveira e Caimi (2014). A pesquisa foi qualitativa (LAKATOS e MARCONI, 2007) e  documental (GIL, 2002). Concluímos que o Currículo de Pernambuco dialoga com a BNCC, sendo  ao largo mais um instrumento de sua afirmação, do que de adequações às perspectivas de regionalização do ensino de História.

Biografia do Autor

Danielle da Silva Ferreira, Instituto Federal de Alagoas

Pedagoga, historiadora, mestre em História. Professora efetiva do Instituto Federal de Alagoas - Campus Maceió, lotada na Coordenação das Licenciaturas. Possui Mestrado em História Social (2013-2015) pela Universidade Federal Rural de Pernambuco. É especialista em História (2010-2011) pela Universidade de Pernambuco - Campus Garanhuns e graduada em Pedagogia (2006-2010) pela Universidade Federal Rural de Pernambuco - Unidade Acadêmica de Garanhuns. Atuou como parecerista da Revista Educação e (Trans)formação, do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Agreste Pernambucano. Atuou como Especialista em Ensino de História do Projeto Time de Autores Revista Nova Escola. Atuou como Professora Preceptora no Programa Residência Pedagógica com financiamento da CAPES. Atuou como professora do quadro efetivo da Secretaria Municipal de Educação de Garanhuns-PE entre 2016 e 2020. É pesquisadora da área de Ensino de História com ênfase em Ensino de História nos anos iniciais, Patrimônio Cultural, História Local, tendo como tema da dissertação análise de Livro Didático. Atuou como avaliadora de livros didáticos de História dos Anos Iniciais no Programa Nacional do Livro Didático (2019), PNLD 2019 Atualização da BNCC, PNLD Anos Finais (2020) com financiamento do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) e MEC (Ministério da Educação). Lecionou na Universidade Federal Rural de Pernambuco - Unidade Acadêmica de Garanhuns disciplinas de Prática e Metodologia do Ensino de História, Pesquisa Qualitativa em Educação, Avaliação da Aprendizagem, Metodologia do Estudo e Produção Textual I e II no Curso de Pedagogia.

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Publicado

2021-12-22