O ensino de História Antiga na perspectiva multicultural
DOI:
https://doi.org/10.12957/transversos.2021.61160Palavras-chave:
Ensino de História Antiga, Formação Cidadã, Multiculturalismo, Parceria Universidade-EscolaResumo
Este artigo apresenta alguns dos resultados parciais de um projeto de pesquisa cuja origem é uma parceria universidade-escola e que inclui também uma pesquisa de recepção realizada junto a estudantes do ensino médio de uma escola pública. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, mais especificamente referenciada teoricamente na tradição do interacionismo simbólico. Dado que esta investigação se situa historicamente em tempos de fragilidade democrática no Brasil, destacamos seu potencial para contribuir com a defesa de um ensino de História comprometido com a formação cidadã. Este trabalho parte de alguns dados do empírico escolar contemporâneo e nos subsidiam com argumentos que evidenciam a contribuição do ensino da Antiguidade quando este supera a mera abordagem conteudista e desenvolve-se sob uma perspectiva multiculturalista.
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