POR UMA CIDADANIA DIGITAL: ENSINO DE HISTÓRIA E NOVAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO.
DOI:
https://doi.org/10.12957/transversos.2023.75496Palavras-chave:
Ensino de História, TDIC, História DigitalResumo
Nos últimos anos nos deparamos com uma expansão do consumo das informações via meios digitais, isto facilitou a obtenção de conteúdos e democratização do acesso às informações, mas ampliou, em igual proporção, o enfrentamento de fakenews, negacionismos e apropriações de conteúdos históricos sem rigor científico.
Trazer essas discussões para o ensino de História é permitir uma reflexão acerca de como professores(as)/ pesquisadores (as) buscam práticas que podem se valer ou não das novas tecnologias de informação e comunicação, para a construção de uma “historiografia digital”, além de permitir uma reflexão do papel do/a historiador/a em sua atuação no espaço público.
Referências
Sites
https://cetic.br/media/analises/tic_educacao_2021_coletiva_imprensa.pdf Acessado em 26 de abril de 2023.
https://www.gov.br/anatel/pt-br/assuntos/noticias/em-2022-brasil-registrou-9-5-mil-escolas-sem-acesso-a-internet Acessado em: 26 de abril de 2023.
Bibliografia
GUIMARÃES, Selva. Didática e prática de Ensino de História. 13ª ed. revista e ampliada. Campinas, SP: Papirus, 2012.
HARTOG, François. Regimes de Historicidade: presentismo e experiências do tempo. 1.ed; 4. reimp. Belo Horizonte: Autêntica, 2021.
MORIN. Edgar. Cultura de massas no século XX: O espírito do tempo. Rio de Janeiro: Companhia Editora Forense, 1967.
HAN, Byung-Chul. No enxame: perspectivas do digital. Petrópolis, RJ: Vozes, 2018.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam na Revista Transversos concordam com os seguintes termos:
- Autores/as mantém os direitos autorais e concedem à Revista Transversos o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores/as têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores/as têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, com a finalidade de aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. Neste caso, você deverá fornecer o crédito apropriado e um link do repositório original.