ENSINO DE HISTÓRIA NO SISTEMA SOCIOEDUCATIVO: DESAFIOS E POSSIBILIDADES PARA PROBLEMATIZAÇÃO DA CONSCIÊNCIA HISTÓRICA

Autores

  • Andréa Sannazzaro Ribeiro Universidade Federal de Ouro Preto

DOI:

https://doi.org/10.12957/transversos.2020.49781

Palavras-chave:

Ensino de História, socioeducativo.

Resumo

No regime socioeducativo, parte da sentença para ressocialização, implica que os adolescentes estejam dentro da vivência escolar, fazendo valer o estatuto da criança e adolescente (ECA) e tornando a frequência na escola obrigatória. O repertório de vida trazido pela vivência desses educandos carrega a possibilidade de expressões de narrativas permeadas por consciência histórica muitas vezes negligenciada pelo ensino de história tradicional. Tentarei no presente artigo a partir da minha vivência no ensino regular e integral do sistema socioeducativo, a partir da reflexão de  autores já conhecidos no ensino da História e da teoria da História, entender como é possível aproximação com adolescentes que precisam construir suas possibilidades de futuro e se reconhecerem enquanto sujeitos históricos, podendo assim, ter sua ressocialização enriquecida através da disciplina História.

Biografia do Autor

Andréa Sannazzaro Ribeiro, Universidade Federal de Ouro Preto

Licenciada e Bacharela em História pela Universidade Federal de Ouro Preto, Instituto de Ciências Humanas e Sociais. Mestra em Artes Cênicas pela mesma instituição no departamento de Artes Cênicas do Instituto de Filosofia,Artes e Cultura na linha de pesquisa: Estética, Critica e História das Artes Cênicas. Atualmente é doutoranda do programa de pós graduação em História, área de concentração Poder e Linguagens, linha de pesquisa Ideias, Linguagens e Historiografia. Integra como pesquisadora no APORIA - Núcleo de Estudos em Filosofia e Artes da Cena.

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Legislação de referência:

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Resolução CNE/CEB 03/2016;

SINASE – Plano Nacional de Atendimento socioeducativo

Resolução SEE 2197/2012

Resolução MEC 08/2014

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Publicado

2020-04-30