A Lei 11.645/2008 e os indígenas nos livros didáticos de História do Ensino Médio

Autores

  • Jonathan Busolli Universidade do Vale do Taquari - Univates
  • Luís Fernando da Silva Laroque Universidade do Vale do Taquari - Univates

DOI:

https://doi.org/10.12957/transversos.2018.35937

Palavras-chave:

História, Educação, Indígenas

Resumo

A Lei 11.645/2008 foi promulgada com o objetivo de promover o ensino da história das populações indígenas e afro-brasileiras no sistema de ensino do país. Assim, o presente estudo tem como objetivo levantar como a questão indígena é abordada nos livros didáticos a partir da análise de sete coleções de livros didáticos do componente curricular de História do ensino médio, parte do PNLD/2013. O referencial teórico está embasado em autores que discutem o ensino de história indígena e o uso dos livros didáticos nas aulas de História. A metodologia é qualitativa com a análise dos dados levantados. Como resultados, aponta-se que os livros do PNLD/2013 analisados ainda carecem, em grande parte, de uma abordagem sobre as populações indígenas que se distancie das generalizações e promova o fim de preconceitos para com os indígenas.

Biografia do Autor

Jonathan Busolli, Universidade do Vale do Taquari - Univates

Graduado em História pela Universidade do Vale do Taquari - Univates, possui experiência em pesquisa como bolsista efetivo do Projeto História e Cultura Kaingang em Territórios da Bacia Hidrográfica Taquari-Antas e no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, o PIBID, no período de 2013-2016. Atualmente é mestrando em Ambiente e Desenvolvimento na Universidade do Vale do Taquari - Univates, além de professor de História na rede pública municipal de Arroio do Meio-RS.

Luís Fernando da Silva Laroque, Universidade do Vale do Taquari - Univates

Possui graduação em Estudos Sociais pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1992), graduação em História pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1996), mestrado em História pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2000) e doutorado em História pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2006). Atualmente é professor da Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES e professor da rede de ensino do Estado do Rio Grande do Sul. Em ensino tem experiência na Educação Básica em História; no Ensino Superior atua como professor e pesquisador do Programa de Pós Graduação em Ambiente e Desenvolvimento, ministrando as disciplinas Sociedade e Natureza, Desenvolvimento, Espaço e Território e Estágio de Docência; na Graduação atua no Curso de História com as disciplinas de História do Brasil e História do Rio Grande do Sul. Em pesquisa trabalha com os seguintes temas: populações indígenas, cultura, etno-história, arqueologia, territorialidades, fronteiras, grupos étnicos, agricultura familiar, história ambiental, história regional e história do Brasil.

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Publicado

2018-08-27