O QUE SIGNIFICA SER UM PROFESSOR YOUTUBER DE HISTÓRIA? APONTAMENTOS SOBRE ATIVIDADE DOCENTE, PRÁTICAS E VISUALIDADES PARA O ENSINO DE HISTÓRIA NO YOUTUBE

Autores

  • Pedro Botelho Rocha Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE

DOI:

https://doi.org/10.12957/transversos.2023.72659

Palavras-chave:

Ensino de História, Mídias Digitais, Professores Youtubers, Saberes Docentes

Resumo

Através da análise de entrevistas de três professores que produzem vídeos de História para o site do YouTube, este presente trabalho tem como objetivo investigar a categorização de um determinado perfil docente, na qual a literatura do Ensino de História e Mídias Digitais têm chamado de Professor Youtuber, destacando suas características e elementos didáticos, pedagógicos, metodológicos e historiográficos que perpassam sua atividade. Também pretendemos enfocar aspectos do próprio entendimento e auto-avaliação que esses professores possuem de suas produções audiovisuais dentro de uma mídia social digital de relevância, como é o site do YouTube, e suas possíveis conexões com o universo de influenciadores digitais, personalidades da cultura digital.


Biografia do Autor

Pedro Botelho Rocha, Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE

Professor de História, graduado em História pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), especialista em Metodologias Ativas e Prática Docente pela UniBF, mestre em Ensino de História pela Universidade Federal de Pernambuco (ProfHistória - UFPE) e doutorando em História pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). É professor da rede estadual do estado de Alagoas. Tem como áreas de pesquisa o Ensino de História através de Mídias Sociais Digitais.

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Publicado

2023-05-10