O QUE SIGNIFICA SER UM PROFESSOR YOUTUBER DE HISTÓRIA? APONTAMENTOS SOBRE ATIVIDADE DOCENTE, PRÁTICAS E VISUALIDADES PARA O ENSINO DE HISTÓRIA NO YOUTUBE
DOI:
https://doi.org/10.12957/transversos.2023.72659Palavras-chave:
Ensino de História, Mídias Digitais, Professores Youtubers, Saberes DocentesResumo
Através da análise de entrevistas de três professores que produzem vídeos de História para o site do YouTube, este presente trabalho tem como objetivo investigar a categorização de um determinado perfil docente, na qual a literatura do Ensino de História e Mídias Digitais têm chamado de Professor Youtuber, destacando suas características e elementos didáticos, pedagógicos, metodológicos e historiográficos que perpassam sua atividade. Também pretendemos enfocar aspectos do próprio entendimento e auto-avaliação que esses professores possuem de suas produções audiovisuais dentro de uma mídia social digital de relevância, como é o site do YouTube, e suas possíveis conexões com o universo de influenciadores digitais, personalidades da cultura digital.
Referências
AROSA, G. A história pública e digital como ponto de partida para questionar o uso do YouTube no ensino de história. Revista Encontros, v. 17, n. 33, p. 2-16, 2019.
ARRUDA, E. P. Ensino e aprendizagem na sociedade do entretenimento: desafios para a formação docente. Revista Educação, v. 36, n. 2, p. 232-239, maio/ago. 2013.
BERNARDAZZI, R. COSTA, M. H. B. V. Produtores de conteúdo no YouTube e as relações com a produção audiovisual. Communicare, São Paulo, v. 17 – Edição Especial de 70 anos da Faculdade Cásper Líbero, p. 146-160, set. 2017.
BISPO, L. M. C.; BARROS, K. C. Vídeos do YouTube como recurso didático para o ensino de História. Atos de Pesquisa em Educação, 2016, vol. 11, no 3, p. 856-877.
BORGES, M. K; KAMIGOUCHI, T. H. M. Do Youtube à escola: transformações nas práticas docentes dos professores de história, provocadas pelo acesso de estudantes a conteúdos de história veiculados por youtubers. Media Education – Firenze University Press. 2020.
CAMARGO, I. ESTEVANIM, M. SILVEIRA, S. C. D. Cultura participativa e convergente: o cenário que favorece o nascimento dos influenciadores digitais. Communicare, São Paulo, v. 17 – Edição Especial de 70 anos da Faculdade Cásper Líbero, p. 96-118, set. 2017
CARLÓN, M. Contrato de fundação, poder e midiatização: notícias do front sobre a invasão do You tube, ocupação dos bárbaros. MATRIZes, v. 7, n. 1, p. 107-126, 5 jun. 2013.
KARHAWI, I. Influenciadores digitais: conceitos e práticas em discussão. Communicare, São Paulo, v. 17 – Edição Especial de 70 anos da Faculdade Cásper Líbero, p. 46-61, set. 2017.
MONTEIRO, Ana Maria. Professores de história: entre saberes e práticas. Rio de Janeiro: Mauad X, 2010. 2ª edição.
MOTA, M. F; MELO, L. J. F; ANDRADE, D. C. M. Seria o educador um digital influencer para a difusão de saberes na cultura ciber? II Encontro Regional Norte-Nordeste da ABCiber: Redes Educativas e os desafios atuais da Cibercultura. Aracaju, novembro, 2019.
MOTTA, B. S.; BITTENCOURT, M.; VIANA, P. M. F. A influência de Youtubers no processo de decisão dos espectadores: uma análise no segmento de beleza, games e ideologia. Revista da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação–E-compós, Brasília 17, n. 3, 2014.
ROCHA, P. B.; ANDRADE, J. A. O que produzem os professores de história quando estão no YouTube? In: LEITE, P. G.; BORGES, C. C. L.; JUNIOR, A. M. S. (Orgs.) Ensino de História, Tecnologias e Metodologias Ativas: novas experiências e saberes escolares. João Pessoa: Editora CCTA, 2022. P. 135-152
SETTON, M. G. Mídia na educação. São Paulo: Contexto, 2010.
SOUZA, G. K. L. M. SOUZA, A. M. S. CARVALHO, A. L. OLIVEIRA, M. M. D. O papel do conhecimento histórico no YouTube. In: OLIVEIRA, G. G. S. ALVES, R. S. (Orgs.). História e Historiografia: experiências de pesquisa. Sobra: Sertão Cult.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam na Revista Transversos concordam com os seguintes termos:
- Autores/as mantém os direitos autorais e concedem à Revista Transversos o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores/as têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores/as têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, com a finalidade de aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. Neste caso, você deverá fornecer o crédito apropriado e um link do repositório original.