"O FAROL QUE ILUMINA CAMINHOS DA REVOLUÇÃO MOÇABICANA": A IMAGEM DE JOSINA MUTHEMBA MACHEL COMO INSTRUMENTO POLÍTICO (1975-1986)
DOI:
https://doi.org/10.12957/transversos.2021.54072Palavras-chave:
História das mulheres, História da África, Moçambique, Mulher,Resumo
Durante o governo do primeiro presidente de Moçambique, Samora Moisés Machel, é possível perceber o desenvolvimento do imaginário popular sobre alguns importantes elementos da Frente de Libertação de Moçambique (FRELIMO) do período da luta anticolonial. Promovida pelas publicações oficiais do Partido da Frelimo através de coleções organizadas pelo Órgão de Informação e Propaganda e das publicações da revista Tempo no período após a independência. O próprio Samora Moisés Machel é conhecido atualmente como o “pai da nação”, assim como, o símbolo da emancipação feminina tem sua representação na figura de Josina M. Machel. Ou seja, não é apenas a construção de heróis nacionais homens em torno de mitos fundacionais que constituiu o imaginário popular moçambicano. É sobre essa emblemática mulher e a utilização política da imagem associada a ela que trataremos a seguir através da análise de materiais de 1975 a 1986.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam na Revista Transversos concordam com os seguintes termos:
- Autores/as mantém os direitos autorais e concedem à Revista Transversos o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores/as têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores/as têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, com a finalidade de aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. Neste caso, você deverá fornecer o crédito apropriado e um link do repositório original.