TODAS NARRATIVAS CONTADAS SOBRE NÓS, DEVEM SER RECONTADAS? HISTÓRIA PÚBLICA E ENSINO DE HISTÓRIA
DOI:
https://doi.org/10.12957/transversos.2024.88543Palavras-chave:
História pública; Consciência histórica; Ensino de História.Resumo
A história pública tem se mostrado uma excelente aliada para que outras histórias venham à tona, não porque as tornam públicas apenas, mas por nos provocar ao exercício de uma reescrita, se quiser, uma outra escrita da história. Este estímulo é um desafio para nós, historiadores profissionais, isto porque, ainda, somos submetidos a convenções e a estruturas de apresentação e pensamento científico oitocentista e suas diretrizes cientificistas. Procuramos neste ensaio enfrentar uma discussão quanto a possibilidade da história pública ser geradora de acordos sobre critérios de sentido histórico. Atentamos, também, para o papel da consciência histórica enquanto investimento de uma atividade mental inclinada à interpretação do passado/presente. Por fim, investimos em uma reflexão sobre o ensino de história como orientação prática a partir da consciência histórica para a história pública.
Referências
ADICHIE, Chimamanda Ngozi. O perigo de uma história única. Companhia das Letras, 2019.
ALBIERI, Sara. História pública e consciência histórica. In: ALMEIDA, Juniele Rabêlo; DE OLIVEIRA ROVAI, Marta Gouveia. Introdução à história pública. Letra e Voz, 2011.
ALBUQUERQUE JR, D.M. de. Regimes de historicidade: como se alimentar de narrativas temporais através do ensino de História. In: GABRIEL, C.T.; MONTEIRO, A.M.; MARTINS M.B. Narrativas do Rio de Janeiro nas aulas de História. Rio de Janeiro: Mauad X, 2016.
BARCA, I., MARTINS, E. R., SCHMIDT, M. A. (orgs). Jorn Rüsen e o ensino de história. Curitiba: Ed. UFPR, 2010.
CARVALHO, Bruno Leal Pastor de. História Pública e redes sociais na internet: elementos iniciais para um debate contemporâneo. Revista Transversos. “Dossiê: História Pública: escritas contemporâneas de História. Rio de Janeiro, Vol. 07, nº. 07, pp. 35-53, Ano 03. set. 2016.
FERREIRA, Rodrigo de Almeida. Qual a relação entre a história pública e o ensino de História? In: BORGES, Viviane Trindade; MAUAD, Ana Maria; SANTHIAGO, Ricardo (Orgs.) Que história pública queremos? What public history do we want? São Paulo: Letra e Voz, 2018.
FRISCH, Michael. A história pública não é uma via de mão única ou De A Shared Authority à cozinha digital, e vice-versa. In: MAUAD, Ana Maria, ALMEIDA, Juniele Rabêlo de, SANTHIAGO, Ricardo (Orgs.). História pública no Brasil – sentidos e itinerários. São Paulo: Letra e Voz, 2016.
FONTOURA, Odir. Narrativas históricas em disputa: um estudo de caso a partir do Youtube. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, v. 33, n. 69, p. 45-63, jan.-abr. 2020.
GOMES, Paulo Cesar; TRINIDAD, Carlos Benitez. História em Quarentena: propostas para uma história pública em tempos de pandemia. Estudos Ibero-Americanos, [S. l.], v. 47, n. 2, 2021.
GOFFMAN, Erving. A representação do eu na vida cotidiana. São Paulo: Petrópolis. Tradução de Maria Célia Santos Raposo, 1989.
KOSELLECK, Reinhart. Ficção e realidade histórica. KOSELLECK, Reinhart. Uma latente filosofia do tempo. Editora Unesp, 2022.
KOSELLECK, Reinhart. O sentido e o não sentido da história. In: KOSELLECK, Reinhart. Uma latente filosofia do tempo. Editora Unesp, 2022.
LIDDINGTON, Jill. O que é história pública. Os públicos e seus passados. In: ALMEIDA, Juniele Rabêlo; DE OLIVEIRA ROVAI, Marta Gouveia. Introdução à história pública. Letra e Voz, 2011.
MARTINS, Estevão C. de. Prefácio - História: filha e mestra do tempo. In: NICOLAZZI, Fernando; MOLLO, Helena Miranda; ARAÚJO, Valdei Lopes (org). Aprender com a história? o passado e o futuro de uma questão. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2011.
MAUAD, Ana Maria; SANTHIAGO, Ricardo; BORGES, Viviane Trindade. Introdução. In: BORGES, Viviane Trindade; MAUAD, Ana Maria; SANTHIAGO, Ricardo (Orgs.) Que história pública queremos? What public history do we want? São Paulo: Letra e Voz, 2018.
PRADO, Giliard da Silva. Por uma história digital: o ofício de historiador na era da internet. Revista Tempo e Argumento, Florianópolis, v. 13, n. 34, p. e0201, 2021
RODRIGUES, Rogério Rosa. A história pública serve para a teoria da história, e vice-versa? In: BORGES, Viviane Trindade; MAUAD, Ana Maria; SANTHIAGO, Ricardo (Orgs.) Que história pública queremos? What public history do we want? São Paulo: Letra e Voz, 2018.
RÜSEN, Jörn. Aprendizagem histórica: fundamentos e paradigmas. Curitiba: WA editores, 2012.
RÜSEN, Jörn. Contribuições para uma teoria da didática da história. Curitiba: WA Editores, 2016.
RÜSEN, Jörn. Humanismo e didática da história. Curitiba: WA Editores, 2015.
RÜSEN, Jörn. Experiência, interpretação, orientação: as três dimensões da aprendizagem histórica. In: SCHMIDT, Maria Auxiliadora; BARCA, Isabel; MARTINS, Estevão de Rezende (Org.). Jörn Rüsen e o Ensino de História. Curitiba: Editora da UFPR, 2011.
SANTHIAGO, Ricardo. Servir bem para servir sempre? Técnica, mercado e o ensino de história pública. Revista História Hoje, v. 8, n. 15, p. 135-157, 2019.
SCHITTINO, Renata. O conceito de público e o compartilhamento da história. In: MAUAD, Ana Maria; ALMEIDA, Juniele Rabelo de; SANTHIAGO, Ricardo (Org.). História Pública no Brasil: sentidos e itinerários. São Paulo: Letra e Voz, 2016, p. 37-46.
SCHMIDT, Maria Auxiliadora; BARCA, Isabel; MARTINS, Estevão de Rezende (Org.). Jörn Rüsen e o Ensino de História. Curitiba: Editora da UFPR, 2011.
STAROBINSKI, Jean. As máscaras da civilização: ensaios. São Paulo: Companhia das Letras, 2001.
VARELLA, Flávia Florentino; BONALDO, Rodrigo Bragio. Negociando autoridades, construindo saberes: a historiografia digital e colaborativa no projeto Teoria da História na Wikipédia. Revista Brasileira de História. São Paulo, v. 40, n. 85, p. 147-170, 2020.
WANDERLEY, Sônia. Narrativas contemporâneas de História e Didática da história escolar. In: MAUAD, Ana Maria; ALMEIDA, Juniele Rabelo de; SANTHIAGO, Ricardo (Org.). História Pública no Brasil: sentidos e itinerários. São Paulo: Letra e Voz, 2016.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Autor concedendo à Revista Transversos o direito de primeira publicação.

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam na Revista Transversos concordam com os seguintes termos:
- Autores/as mantém os direitos autorais e concedem à Revista Transversos o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores/as têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores/as têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, com a finalidade de aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. Neste caso, você deverá fornecer o crédito apropriado e um link do repositório original.