Ensino de história e letramento digital: uma proposta de leitura crítica das fontes provenientes dos meios digitais
DOI:
https://doi.org/10.12957/transversos.2021.62675Palavras-chave:
Presentismo, Ensino de História, letramento digital, leitura lateral.Resumo
Já há algum tempo que não se espera do professor de História um conhecimento enciclopédico da área, de modo que criar condições para que os estudantes da educação básica pensem historicamente tem sido o principal desafio da docência. Com advento da Revolução Digital, marcada pelo presentismo e pela aceleração do tempo, os objetivos do ensino de História ganharam novos delineamentos. Tendo como ponto de partida as situações-problema geradas por estudantes da Educação de Jovens e Adultos – EJA, este artigo tem por finalidade examinar as contribuições do ensino de História para a educação midiática e para o letramento digital. Espera-se que os estudantes sejam capazes de realizar a leitura crítica das informações e conteúdos contidos no ciberespaço. Como numa via de mão dupla, também traz contribuições para os historiadores e para o ensino de História, as estratégias do letramento digital.
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