A EXPERIÊNCIA DA PÁGINA DOMINICAL DE TURISMO NO DIÁRIO “O JORNAL” ENTRE 1926 E 1928 EM PROL DO DESENVOLVIMENTO TURÍSTICO NO BRASIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/transversos.2023.76491

Palavras-chave:

História, Turismo, Mídia, Modernidade

Resumo

O presente artigo consiste na análise da experiência da página dominical de turismo, criada em 1926 pelo diário “O Jornal”, considerando-a como uma iniciativa inédita na imprensa brasileira. Ao longo de sua existência (1926-1928) foram lançadas cinquenta e oito edições, contendo artigos, reportagens, notícias e informações diretamente ligadas à atividade. Nesse sentido, o presente trabalho analisa a estrutura e o conteúdo que a página dominical de turismo apresentou no início de sua existência, de forma a refletir sobre os interesses, os discursos e as ideias que os colaboradores e os jornalistas tinham sobre a importância econômica, política e social do turismo para o Brasil.

Biografia do Autor

Marcelo Antonio Sotratti, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Geógrafo e Historiador, Professor Adjunto IV do Departamento de Turismo IGEOG/UERJ e Docente do Mestrado Profissional em Preservação do Patrimônio Cultural - MP/IPHAN

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Publicado

2023-08-30

Edição

Seção

n. 28 (2023): Por uma História do Turismo: atividade e fenômeno turístico em perspectiva histórica