v. 6 n. 1 (2022): Publicação contínua – Jan./Dez. - CIBERCULTURA, EDUCAÇÃO ONLINE E PRÁTICAS DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS

					Visualizar v. 6 n. 1 (2022): Publicação contínua – Jan./Dez. - CIBERCULTURA, EDUCAÇÃO ONLINE E PRÁTICAS DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS
Publicado: 2022-11-07

Ficha Técnica, Editorial e Apresentação da Edição

  • PROCESSOS FORMATIVOS E PRÁTICAS DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO ONLINE

    Felipe Carvalho, Edmea Santos, Mariano Pimentel, Rosemary dos Santos
    01-07
    DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2022.66822

Artigo Fluxo Contínuo

  • O USO DE JOGOS ELETRÔNICOS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA

    Ana Clavia Oliveira de Lima, Felipe da Costa Negrão
    01-16
    DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2022.57587
  • NA CONTRAMÃO: REFLEXÕES SOBRE O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL E IMPLICAÇÕES NA PRÁTICA DOCENTE

    Maria José Da Silva Dias
    01-14
    DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2022.61430
  • CULTURA DIGITAL NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DO ENSINO REMOTO

    Imara Queiroz Bispo
    01-20
    DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2022.65980
  • IMPACTOS DA PANDEMIA NO TRABALHO DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR NO RECIFE/PE

    Zenildo José Barbosa
    01-16
    DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2022.61939
  • “JÁ CURTIU ALGUM VÍDEO HOJE?”: UM ESTUDO SOBRE A FERRAMENTA ENGVID NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE INGLÊS

    Ricardo Regis Almeida
    01-21
    DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2022.62939
  • ENSINO REMOTO DE HISTÓRIA POR MEIO DO WHATSAPP

    Amanda Fernandes Brito, Cláudio Arruda Martins Brito
    01-22
    DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2022.64480
  • AS PERSPECTIVAS E IMPRESSÕES DA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA

    Débora Cristina de Lima, Leticia Carolina Borges de Lima Paula, Luiz Gonçalves de Almeida, Renata Andrade Perão, Virginia Mara Próspero da Cunha
    01-20
    DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2022.66851
  • EVVIVA! DIÁLOGOS INTERCULTURAIS NO ESTÁGIO DE ITALIANO EM AMBIENTE REMOTO

    Wânia Cristiane Beloni
    01-18
    DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2022.66158
  • EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA A PARTIR DA CONTRIBUIÇÃO DAS TICs, CIBERCULTURA E GAMIFICAÇÃO

    Francielly Vieira Vieira de Brito, Wanderley da Silva
    01-15
    DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2022.60528
  • EVASÃO NO ENSINO SUPERIOR: DIGRESSÕES MOTIVADAS A PARTIR DA PANDEMIA DO NOVO CORONAVÍRUS

    Rubia Cristina Wegner
    01-22
    DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2022.67043
  • DESIGUALDADE ENTRE ENSINO PÚBLICO E PRIVADO: ANÁLISE DO USO DE TIC NA PANDEMIA DE COVID-19

    Jerônimo de Oliveira Loureiro, Leticia Azambuja Lopes
    01-15
    DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2022.65963
  • METAETNOGRAFIA EM EDUCAÇÃO: O QUE É, COMO FAZER E COMO APLICAR EM PESQUISAS ETNOGRÁFICAS

    Adriane Matos de Araujo
    01-24
    DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2022.64052
  • OS DESDOBRAMENTOS DAS TECNOLOGIAS NAS PRÁTICAS EDUCATIVAS COM DOCENTES

    Sabrina Rios, Luzinete Carpin Niedzieluk
    01-23
    DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2022.65007
  • METODOLOGIAS ‘INOVADORAS’ NA EDUCAÇÃO SUPERIOR PARA A FORMAÇÃO DE “CIBERAUTORESCIDADÃOS

    Mirian Maia do Amaral, Alexsandra Barbosa da Silva
    01-22
    DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2022.70366
  • AVALIAÇÃO DE PROGRAMA DE FORMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE DOCENTES: QUESTÕES INTRODUTÓRIAS

    Vânia Maria de Araújo Passos, Martha Helena Rodrigues de Souza, Ana Carmen de Sousa Santana
    01-21
    DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2022.66794

Relato de Experiência

  • ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO EM TEMPOS DE PANDEMIA: RELATOS DE EXPERIÊNCIA DURANTE O ENSINO REMOTO

    Polena Valesca de Machado e Silva
    01-20
    DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2022.64568
  • UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO ENSINO DE QUÍMICA EM TURMA DO 9º ANO NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL DE 2020

    Luisa Silva de Matos, Elaine Jesus Alves
    01-22
    DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2022.66623
  • DESAFIOS DA DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR REMOTO: UMA EXPERIÊNCIA EM MORFOLOGIA E SINTAXE

    Jakeline Simões Gomes, Nedja Lima de Lucena
    01-17
    DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2022.65842

Ensaios

  • E SE NÃO TIVÉSSEMOS PROIBIDO O USO DE CELULARES? TENSÃO ENTRE SOCIEDADE E ESCOLA NA PRÉ-PANDEMIA

    Ivanilso Santos Da Silva
    01-14
    DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2022.68073

Resenhas

  • NAS TRILHAS DA MATA ATLÂNTICA: CAMINHOS ABERTOS PARA JOVENS CIENTISTAS

    Rafael Nogueira Costa
    01-09
    DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2022.65457

Produções Artísticas, Literárias e Culturais

  • NOSSA ARMA É A EDUCAÇÃO

    Jairo Carioca de Oliveira
    01-02
    DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2022.63522
  • MAR, AMAR, AMOR

    Rafael Almeida de Freitas
    01-02
    DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2022.69355
  • CONFERÊNCIAS IV-EDOC — ENCONTRO INTERNACIONAL DOCÊNCIA E CIBERCULTURA/UFRRJ

    Marcos Vinícius Dias de Menezes, Tatiana Stofélla Sodré Rossini, Edmea Oliveira dos Santos
    01-11
    DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2022.70323