OS DESDOBRAMENTOS DAS TECNOLOGIAS NAS PRÁTICAS EDUCATIVAS COM DOCENTES
DOI:
https://doi.org/10.12957/redoc.2022.65007Keywords:
Educação, Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação, Práticas Educativas, Ciberespaço.Abstract
A presente pesquisa tem como objetivo analisar e descrever como o advento das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC’s) vem influenciado as práticas educativas dos professores na rede de ensino do município de Palhoça/SC. Uma vez que estas fazem parte do nosso cotidiano e vem alterando a sociedade em que vivemos, sendo incorporadas nas práticas sociais e escolares, possibilitando mudanças em todas as áreas que atuam. Como ocorre o movimento de apropriação das tecnologias dentro do espaço escolar, como estas modificam as práticas educativas, as ações dos educadores? Nos inquieta como tais mudanças são percebidas pela comunidade escolar e pelos profissionais da área da educação, sobretudo no que diz respeito ao processo ensino-aprendizagem. Será que o uso das TDIC’s proporciona um novo paradigma da educação, de uma educação mais aberta, inovadora, que possibilita o trabalho colaborativo. Esta pesquisa tem cunho qualitativo e se caracteriza como pesquisa de campo. A coleta de dados foi realizada por meio de questionários com perguntas abertas e fechadas, com docentes que lecionam as disciplinas de História, Geografia e Língua Portuguesa do Ensino Fundamental II e Ensino Médio. Foram selecionadas escolas do município de Palhoça/SC: uma municipal, uma estadual e uma privada. Observando-se como critério de seleção a utilização constante das tecnologias nas práticas escolares. As respostas revelaram que em relação à inserção das tecnologias digitais no processo de ensino-aprendizagem, muitos docentes utilizam as tecnologias digitais nas atividades desenvolvidas sem receio, porém no processo de ensino-aprendizagem é produzido ainda um ensino tradicional, com aulas expositivas.
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